Dicionário político

Anti-Dühring

(1877): Titulo abreviado de uma obra clássica da filosofia marxista: o livro de F. Engels A subversão produzida na ciência pelo senhor Eugênio Dühring. No Anti-Dühring são examinados os maiores problemas no domínio da filosofia, bem como no das ciências naturais e sociais.

“... É um livro instrutivo e de conteúdo admirável" (Lénin): Essa obra foi escrita para contraditar o filosofo alemão Eugênio Dühring, inimigo do marxismo. Dühring, reunindo em sua “teoria", o materialismo vulgar, o idealismo e o socialismo pequeno-burguês, foi saudado jubilosamente pelos oportunistas, especialmente Bernstein Em 1877, Engels escreveu uma série de artigos que, em 1878, foram publicados em livro. A revisão desse livro foi feita por Marx, que contribuiu para o mesmo com o X capitulo da segunda parte.

O Anti-Dühring desempenhou importante papel no desenvolvimento do movimento comunista internacional. Fazendo a critica das ideias de Dühring, Engels — ao mesmo tempo — realiza a sistematização das afirmações fundamentais do marxismo e faz um resumo das suas atividades cientificas e revolucionarias, ao lado de Marx, durante quase 40 anos O Anti-Dühring consta de três partes: Filosofia, Economia Política e Socialismo.

Na sua introdução, Engels examina os meios pelos quais se desenvolveu o conhecimento humano, pondo em destaque, com grande clareza, as diferenças entre a dialética e a metafisica. Demonstra que a representação exata do universo, a de seu desenvolvimento e a da evolução humana, bem como a representação do reflexo desse desenvolvimento no cérebro dos homens, só pode ser conseguida por meio da dialética". Na parte dedicada à Filosofia, Engels, criticando a filosofia de Dühring, demonstra, com grande soma de material histórico e cientifico-naturalista, a razão e a vitalidade da filosofia marxista.

Na parte referente à Economia Politica, Engels reproduz, sucintamente, a doutrina econômica de Marx e demonstra a irreconciliabilidade das contradições de classe na sociedade capitalista. Na parte destinada ao Socialismo, Engels apresenta a argumentação em que se baseia o socialismo cientifico, faz a critica do socialismo utópico e esclarece as afirmações fundamentais da concepção materialista da história, bem como a fundamentação dos problemas ligados à revolução proletária e à ditadura do proletariado.

O Anti-Dühring é, em verdade, a única exposição completa em que Marx e Engels traçam as bases ideológicas de seu sistema, projetando seu método dialético materialista sobre todos os campos do conhecimento humano e equipando o leitor com uma concepção completa do mundo e da vida.

Marx e Engels, os dois grandes revolucionários, trabalharam sempre em estreita colaboração, como o faz ressaltar Engels num dos Prefácios que escreveu para esta obra. Tudo isto nos faz ver no Anti-Dühring o sistema dos dois criadores do marxismo.

“O Anti-Dühring, depois de O Capital, é o documento mais importante e mais fecundo do socialismo cientifico” (Franz Mehring): Encontra-se traduzido para as principais línguas do mundo, inclusive em português. Engels acompanhou a tiragem de 3 edições, prefaciando-as.