(1898-1985): Membro do Partido Comunista dos Estados Unidos, principal teórico do Partido na questão nacional afro-americana. Foi membro do Comitê Central de 1927 a 1938 e do Politburo de 1931 a 1938. Liderou o trabalho do PC no movimento nacional afro-americano, tendo sido presidente da Comissão Negra do PC e secretário-geral da Liga de Luta pelos Direitos dos Negros. Haywood desenvolveu a teoria de que os afro-americanos constituem uma nação oprimida na região sul dos Estados Unidos, onde eles teriam o direito à autodeterminação e à independência.
Morou 4 anos na União Soviética e, entre 1928-1930, colaborou nas resoluções do Comintern sobre a questão nacional afro-americana. Lutou na Guerra Civil Espanhola integrando as brigadas internacionais.
No final dos anos 1950, quando o CPUSA, aderiu ao revisionismo Haywood voltou-se para a Revolução Chinesa liderada por Mao Zedong em busca de inspiração e orientação, tornando-se líder do Novo Movimento Comunista Maoista das décadas de 1960 e 1970 primeiro como fundador do Comitê Organizador Provisório e depois como líder da October League (Marxist-Leninist), organização que precedeu o Partido Comunista (Marxista-Leninista).