logotipo
  Kim Jong-il (김정일)
foto

(1941-2011): originalmente, Yuri Irsenovich Kim. Líder Supremo da República Popular Democrática da Coreia e de Presidente da Comissão de Defesa Nacional da Coreia do Norte e Secretário-Geral do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC) de 1994 a 2011.
Ingressou no PTC em 1961. Foi eleito para o Comitê Central em 1972 e para Secretário Geral em 1973. Em Fevereiro de 1974 foi designado membro do Comitê Político do Comitê Central e, em Outubro de 1980, eleito membro do Presidium do Bureau Político do CC, Secretário do CC e membro da Comissão Militar do Partido. Exerceu também os cargos de Ministro da Cultura, de Chefe de Operações do Partido contra a Coreia do Sul e Deputado da Suprema Assembleia do Povo nas Legislaturas VII-XI (1983-2003).
Em 1994, com a morte de Kim Il Sung, assumiu o comando da Coreia do Norte. Ideologicamente desenvolveu o pensamento Juche, originado por Kim Il Sung, dando-le um carater mais ideólogico e filosófico.
Kim Jong Il foi o primeiro chefe de estado de um país nominamente comunista a assumir o comando de forma hereditaria (o segundo foi seu proprio filho, Kim Jong Un).

  Leia as obras deste autor no MIA
MIA estrela Secção em Português estrela Temática