Dicionário político

Lu Ting-Yi - (Lu Dingyi; Chinês simplificado: 陆定一; Chinês tradicional: 陸定一; pinyin: Lù Dìngyī)

Retrato Lu Ting-Yi

(1906-1996): filiou-se ao Partido Comunista da China em 1925, enquanto estava estudando engenharia elétrica na Escola Pública de Nanyang. Após a formatura, ele se juntou totalmente atividades revolucionárias, estando envolvido principalmente na Liga da Juventude Comunista, escrevendo artigos o jornal chinês Juventude (mais tarde renomeado Juventude Proletária e depois Juventude Leninista). Em 1927, ele participou, tanto no 5º Congresso Nacional do PCC e do Congresso da Liga da Juventude Comunista, sendo eleito membro do Comitê Central da Liga e trabalhando em seu Departamento de Propaganda. Ele participou activamente na luta contra Chiang Kai-shek organizando unidades comunistas em Guangdong. Em 1928 Lu Dingyi participou do Sexto Congresso Nacional do PCC e do Congresso Liga, ambos realizados em Moscou, permanecendo na União Soviética até 1930 como representante júnior da Liga junto ao Comintern. Lu Dingyi depois voltou à China e participou na Grande Marcha como um dos editores do jornal Estrela Vermelha. Trabalhou, também, no Departamento de Propaganda do 8º Exército, e foi membro do Departamento de Propaganda do Partido Comunista a partir de 1934. Em 1942 ele foi promovido a editor-chefe do diário Libertação.
Escreveu Nossa visão básica para o jornalismo, que foi considerado a base para o jornalismo comunista chinês. Em 1943, foi nomeado chefe do Departamento Central de Propaganda do PCC, cargo que ocupou até 1952 e depois novamente a partir de 1954. Ele foi eleito membro do Comitê Central do PCC em 1945. Após o estabelecimento da República Popular da China, ocupou o cargo de vice-presidente do Comité da Cultura e da Educação do Governo Popular Central, a partir de 1949 e membro do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo, a partir de 1954. No oitavo congresso do partido em 1956, ele foi reeleito membro do Comitê Central do PCC e promovido ao Politburo membro suplente, ao mesmo tempo servindo como secretário da Secretaria PCC desde 1962. Entre 1957 e 1960, ele acompanhou os principais líderes do Partido Mao Zedong, Liu Shaoqi e Deng Xiaoping para reuniões internacionais de partidos comunistas realizada em Moscou. Sua principal atividade política estava na frente cultural.
Em 1959, foi nomeado vice-premiê do Conselho de Estado e em 1965 ministro da Cultura. Pouco depois, a Revolução Cultural estourou e Lu Dingyi foi acusado de ser um promotor de linha reacionária na cultura. Em maio de 1966 foi acusado de fazer parte da de um grupo Anti-Partido e demitido. Ele ficou detido por quase 13 anos. Lu Dingyi foi reabilitado pela nova liderança encabeçada por Deng Xiaoping. Morreu em Pequim, em 1996, vários anos após sua aposentadoria. Ele foi saudado como um membro proeminente do partido e promotor da cultura socialista. Seu conhecimento do idioma Inglês também lhe permitiu traduzir as conversas entre Mao Zedong e Anna Louise Strong.