MIA - Secção em Português
Josef Strasser
foto de Josef Strasser

Josef Strasser (nascido em 11 de setembro de 1870 em Cracóvia, Áustria-Hungria; falecido em 15 de outubro de 1935 em Viena) era um político socialista, jornalista e teórico marxista no estado de Habsburgos e na Primeira República.

O ponto alto de suas realizações práticas e teóricas cai no "período Reichenberg"; ou seja, essencialmente na primeira década do século 20. Sob a liderança de Strasser, Reichenberg, o berço da social-democracia (alemã) austríaca, torna-se mais uma vez um centro organizacional essencial do movimento socialista na monarquia. Apesar das disputas "nacionais" latentes entre as sedes do partido vienense e de Praga e dos ataques externos ferozes dos opositores nacionalistas alemães, ele consegue aqui, de forma igualmente consistente, trazer à tona as questões "sociais" comuns. Strasser escreveu: "Para o proletário consciente da classe, o proletário é a medida de todas as coisas, não o alemão, o católico, etc.". " As contribuições teóricas de Strasser também surgiram neste ambiente, as quais foram dirigidas não apenas contra as aspirações de autonomia tcheca no movimento, mas particularmente acentuadamente contra as tendências nacionalistas alemãs na social-democracia germano-austríaca - como representado por Leuthner, Hartmann, mas também Otto Bauer.

Strasser, como Rosa Luxemburgo e Anton Pannekoek (cujo panfleto Class Struggle and Nation foi publicado por Strasser em Reichenberg em 1912), pertencia a uma minoria específica de esquerda no movimento socialista internacional (pré-guerra) que rejeitava o direito das nações à autodeterminação e enfatizava a primazia incondicional dos interesses de classe ao lidar com a questão nacional. As nações, segundo Strasser, se dissolveriam após a transição do capitalismo para o socialismo em um processo geral de assimilação.

Fonte: