MIA - Secção em Português
Trường Chinh
foto de Trường Chinh

Nascido Xuân Khu, entrou para o Partido Comunista Vietnamita nos anos 30 e foi deputado de 1941 a 1957. Quando estudante do ensino médio tornou-se ativista do movimento anticolonialista. Em 1928, ingressou na Associação da Juventude Revolucionária Vietnamita e participou de manifestações estudantis contra os franceses. Preso e expulso da escola secundária, continuou sua educação em Hanói enquanto seguia uma carreira política dentro do recém-formado Partido Comunista Indochinês (PCI). Enquanto editava um jornal do Partido Comunista em Hanói, ele foi preso pelos franceses em 1932 e passou os quatro anos na prisão. Em liberdade condicional em 1936, ele era um candidato bem qualificado para o comando do PCI, cuja maioria dos líderes anteriores tinha sido executada ou exilada. Nessa época, ele adotou o nome Truong Chinh ("Longa Marcha"), após a famosa marcha de Mao Tse Tung.

O Partido Comunista foi banido na Indochina durante a Segunda Guerra Mundial, e Truong Chinh e seus associados continuaram seu trabalho na clandestinidade. Em 1941, Truong Chinh tornou-se secretário-geral do PCI, encarregado da disseminação da doutrina comunista no Vietnã. Com o General Vo Nguyen Giap, Truong Chinh planejou a estratégia e tática que levou à vitória dos vietnamitas sobre as forças de ocupação japonesas em agosto de 1945 e ao estabelecimento da República Democrática do Vietnã, encabeçada por Ho Chi Minh.

Após a dissolução do PCI, que ressurgiu como a Aliança para a Difusão do Marxismo, tendo Truong Chinh como seu presidente e principal teórico. Em 1951 com a criação do Partido dos Trabalhadores do Vietnã (Dang Lao-Dong Viet-Nam), assumiu o cargo de Secretário-geral.

Fonte: https://www.britannica.com/biography/Truong-Chinh