A Ciência da Logica

Georg Wilhelm Friedrich Hegel


Livro um: A doutrina do ser
Terceira seção: A Medida
Capítulo 1 - A quantidade específica


A quantidade qualitativa é inicialmente um Quanto imediato específico; que

em segundo lugar, quando se comporta em relação ao outro, uma especificação quantitativa que é um superar do quanto indiferente. Esta medida é, portanto, uma regra e incluem os dois momentos de medida distintos, ou seja, a determinação quantitativa existente em si e o quanto externo. Nessa diferença, no entanto, esses dois lados se tornam qualidades, e a regra se torna uma relação deles; a medida, portanto, surge

em terceiro lugar, como uma relação de qualidades que inicialmente tem uma medida, mas que a seguir se especifica em si até se converter como uma diferença de medidas.

A. O quanto específico

1. A medida é a simples relação do quanto para si, e sua própria determinação em si; então o quanto é qualitativo. Primeiro, como uma medida imediata, é um quanto imediato, portanto, está como qualquer quanto determinado; tão imediata é a sua qualidade inerente; e que é certa qualidade particular. O quanto, como este limite não mais indiferente, mas na exterioridade referindo-se a si mesmo, é em si mesmo a qualidade, e distinto desta, não a ultrapassa, assim como não o ultrapassa. É assim determinação na simples igualdade retornada consigo; um com a existência determinada, como esta com seu quanto.

Se alguém quiser fazer uma sentença, então se pode expressar: tudo o que existe tem uma medida. Toda existência tem uma grandeza e essa grandeza pertence à natureza da própria coisa; é a sua natureza e ser particular e seu ser-dentro-de-si. Esse algo não é indiferente a essa grandeza, de modo que, se fosse mudado, permaneceria o que é, mas a mudança mudou sua qualidade. O quanto deixou de ser um limite, o que não é um limite como tal; agora é a determinação da coisa, que deve perecer, aumentar ou diminuir sobre essa quantidade.

Uma medida, como medida no sentido comum, é um quanto que se determina como unidade determinada em si contra número externo é aceita arbitrariamente. É verdade que tal unidade pode, de fato, ser uma unidade definida, como um pé e outras dimensões originais; mas na medida em que é usado como padrão para outras coisas ao mesmo tempo, é para eles apenas externa, não sua medida original. - Então o diâmetro terrestre ou o comprimento do pêndulo pode ser tomado como um quanto específico para si mesmo. Mas são arbitrário quantas partes do diâmetro da Terra ou do comprimento do pêndulo, e em que latitude, alguém quer tomá-las para usar como unidade de medida. Mas ainda mais, para outras coisas, tal critério é algo externo. São estas as que especificaram de novo o quanto específico universal de uma maneira particular e, assim, são transformados em coisas particulares. É portanto tolo, pois, o falar de uma unidade de medida natural das coisas. Em qualquer caso, um padrão universal deve servir apenas para comparação externa; neste sentido mais superficial, no qual ele é tomado como uma medida universal, é completamente indiferente o que é necessário para isso. Não deveria ser uma medida fundamental no sentido de que as dimensões da natureza das coisas particulares são nele representadas e reconhecidas de acordo com uma regra, como a especificação de uma medida universal, a medida de seu corpo universal. Sem esse sentido, uma unidade de medida absoluta tem somente o interesse e a importância de algo a comum, e tal não é em si mesmo, mas por convenção universal.

A medida imediata é uma determinação simples de grandeza, como o tamanho dos seres orgânicos, seus membros e assim por diante. Mas todo existente tem uma grandeza para ser o que é e, em geral, ter existência. Como quantidade, é tamanho indiferente, determinação externa aberta e mais e menos capaz de subir e descer. Mas como medida é ao mesmo tempo diferente de si mesmo como quanto, como tal destino indiferente, e uma limitação daquele indiferente indo e vindo em um termino.

Dado que a determinação de quantidade é assim, na existência, a dupla determinação, a única vez que para que a qualidade está ligada, mas no outro caso, sem o preconceito das pessoas e pode dar-se aquele ir e vir, acontece o perecer de algo que possui uma medida, em que seu quanto é alterado. Este perecer aparece uma parte como inesperada, na medida em que o quanto, sem alterar a quantidade e qualidade, pode, por outro lado, ser alterado, mas é um todo compreensível, ou seja, por meio da gradualidade. Esta categoria é tão facilmente recorrida a fazer representável ou explicar o perecer de uma qualidade ou de algo, enquanto que parece ser capaz de assistir ao desaparecimento quase com os olhos, porque o quanto é definido como um limite que é externamente variável, em sua natureza mutável, e assim compreende a mudança, apenas do quanto. De fato, nada é explicado por isso; ao mesmo tempo, a mudança é essencialmente a transição de uma qualidade para outra ou a mais abstrata de uma existência para uma não-existência. Há outro propósito nisso do que na gradualidade, que é apenas uma diminuição ou aumento, e é o manter-se na adesão unilateral à grandeza.

2. Mas que uma mudança que parece simplesmente quantitativa também se torna qualitativa, os antigos já estavam atentos a essa conexão, e apresentaram em exemplos populares as colisões que surgiram da ignorância dela; Sob os nomes de “o Calvo”, “o monte”, são conhecidos alguns elencos [refutações ou aporias], de acordo com a explicação do sábio feita por Aristóteles, que obriga a dizer o oposto do que alguém havia dito anteriormente. Perguntou-se: pode o arrancar um cabelo da cabeça ou de um rabo de cavalo convertê-las em careca ou terminar um amontoado quando um grão é retirado? Isso pode ser admitido com segurança, uma vez que tal remoção constitui apenas uma diferença quantitativa, mesmo insignificante; assim um cabelo, um grão, é retirado, e é repetido de tal maneira que toda vez depois do que foi admitido, apenas um é retirado; por último, a mudança qualitativa mostra que a cabeça, a cauda, ​​desapareceu. Esquece-se com esta concessão não só a repetição, mas que as quantidades que são insignificantes para si (como os gastos insignificantes de uma fortuna) se somam e a soma constitui o qualitativamente todo, de modo que no final deste desapareceu, a cabeça é careca, a bolsa está vazia.

O constrangimento, a contradição, que surge como resultado, não é algo sofistico no sentido usual da palavra, como se tal contradição fosse uma falsa pretensão. A coisa errada é que a outra suposta, que a nossa consciência comum compromete uma quantidade para um limite indiferente, o que significa que eles ocupam os termos específicos de quantidade, essa suposição é a verdade, para o qual ela é realizada, o momento da medição ser e estar vinculado com a qualidade, confundidos; o que é refutado é a adesão unilateral à determinação quantitativa abstrata. Essas expressões, portanto, não são piadas vazias ou pedantes, mas corretas em si mesmas e produtos de uma consciência que tem interesse nos fenômenos que ocorrem no pensamento.

O quanto, sendo tomado como um limite indiferente, é o lado no qual uma existência é atacada e destruída de forma não suspeita. É a astúcia do conceito de agarrar uma existência em que a sua qualidade não parece entrar em jogo - tanto que a ampliação de um estado, uma propriedade, etc., que é a desgraça do Estado, do Estado Proprietário, mesmo quando sua sorte aparece pela primeira vez.

3. Medir, em sua imediação, é uma qualidade comum de certa magnitude associado a ela. Do lado, de acordo com o qual o quanto é um limite indiferente, no qual, sem alterar a qualidade, pode ser movido para frente e para trás, por outro lado, segundo o qual é qualitativamente específico, também é distinguido. Ambas são determinações de uma e da mesma magnitude; mas depois de sua imediação em que a medida é a primeira, essa diferença deve ser considerada mais imediata; Ambos os lados têm uma existência diferente, portanto. A existência da medida determinada em si é determinado magnitude, em seguida, no seu comportamento à existência da variável, ao referir-se ao lado externo supera a sua indiferença, um que especificar-se da mesma [medida].

B. Especificando a medida

Esta [medida que especifica] é

Em primeiro uma regra, uma medida externa face ao simples quanto;

em segundo lugar, a quantidade específica que determina o quanto externo;

em terceiro lugar, o comportar de ambos os lados como qualidades de uma determinação da quantidade específica de encontro uns aos outros como uma única medida.

a. A regra

A regra, ou seja a unidade de medida, da qual já foi falada, é primeiro como uma quantidade determinada, que é a unidade face um quanto, que é uma existência peculiar, em outra coisa, como o algo é a regra. [Como tal a regra é] medido por ele, que é determinado como o número dessa unidade. Essa comparação é uma ação externa , essa unidade em si uma quantidade arbitrária, que também pode ser definida como um número (o pé como um número de polegadas). Mas a medida não é apenas uma regra externa, mas tão específica é comportar-se em si, que é um quanto.

b. A medida que específica

A medida é uma determinação específica da magnitude externa, ou seja, indiferente, que é posto por uma ou outra existência em geral, o algo da medida; que é sem dúvida o mesmo quanto, mas distingue-se de tal como o qualitativo, a determinação do simplesmente indiferente, externo. O algo tem esse lado do ser-para-outro, ao qual vem a ser o indiferente aumentado e o diminuído. Esse medidor imanente é uma qualidade de algo, que é confrontado com a mesma qualidade por outra coisa, mas a princípio com um quanto carente de medida em relação ao que se pretende medir.

No algo, enquanto medida em si, resulta externamente uma mudança na magnitude de sua qualidade; não leva a quantidade aritmética dele. Sua medida reage, no entanto, como um intensivo contra a multidão e a assume de forma peculiar; modifica a mudança definida externamente, faz algo diferente desse quanto e se mostra através dessa especificação como ser-para-si nessa exterioridade. - Essa quantidade aceita especificamente é em si um quanto, também dependente da outra multidão ou seja de que com respeito a ela está somente como quantidade externa, O conjunto especificado é, portanto, também mutável, mas, portanto, não é um quanto como tal, mas o quanto externo é especificado como sendo de uma maneira constante. A medida, portanto, tem sua existência como uma relação, e a especificidade dela é o expoente dessa relação em primeiro lugar.

No quanto intensivo e extensivo, como mostrado nestas determinações, existe a mesma quantidade, que está presente uma vez na forma de intensidade, a outra na forma de extensidade. O quanto subjacente não sofre mudanças nesta diferença, isto é apenas uma forma externa. Na medida específica, por outro lado, o quanto é uma vez em sua grandeza imediata, mas o outro tempo é tomado pelo expoente da razão em um número diferente.

O expoente, que constitui o específico, pode primeiro parecer um quanto fixo, como um quociente da relação entre o externo e o qualitativamente determinado. Mas ele não seria nada além de um quanto externo; aqui, sob o expoente, nada mais é do que entender o momento do própria qualitativo, que especifica o quanto como tal. A qualidade realmente imanente do quanto é, como foi mostrado anteriormente, apenas a determinação de potência, Deve ser aquele que constitui a relação, e que aqui, como a determinação em si, considerado o quanto como a qualidade externa. Este tem, em seu princípio, o numérico que constitui seu ser em si; e a relação do numérico é externa, e isso somente pela natureza do imediato. O quanto como tal mudança definida consiste na adição de tal numérico, e novamente de tal, etc. Assim, quando o quanto externo em progressão aritmética muda, a reação especificadora da natureza qualitativa da medida produz outra série, que surge o primeiro se relaciona, aumenta e diminui com ele, mas não em uma razão determinada por um expoente de número, mas incomensurável em um número, de acordo com uma determinação de potência.

Observação

Para dar um exemplo, a temperatura é uma qualidade na qual esses dois lados diferem, o ser um quanto externo e outro específico. Como quanto, é a temperatura externa, e de fato [a temperatura] de um corpo como um meio universal, do qual se supõe que sua mudança continua na escala da progressão aritmética, e que aumenta ou diminui uniformemente; enquanto que é recebida de forma diferente pelos vários órgãos especiais nela contidos, na medida em que, por sua medida imanente, determinam a temperatura recebida externamente, cuja variação de temperatura não corresponde àquela do meio ou um do outro em proporção direta. Diferentes corpos, comparados em uma mesma temperatura, fornecem proporções de seus calores específicos e suas capacidades térmicas. Mas essas capacidades dos corpos mudam em diferentes temperaturas, pelo que o início de uma mudança da forma específica se conecta. No aumento ou diminuição da temperatura, portanto, mostra uma especificação especial. A razão entre a temperatura, que é apresentada como externa, e a temperatura de um determinado corpo, que é ao mesmo tempo dependente dela, não tem uma relação fixa; o aumento ou diminuição deste calor não funciona não tem uma relação fixa; uniforme com o aumento e diminuição do calor externo. Neste caso, presume-se que a temperatura seja externamente, cuja mudança é meramente externa ou puramente quantitativa. No entanto, é a própria temperatura do ar ou outra temperatura específica. Mais perto de nós, portanto, a relação não deve ser tomada como uma relação de um meramente quantitativo para um qualificativo, mas de dois quantos específicos. Assim como a relação de especificação continuará a determinar que os momentos de medida consistam não apenas em um lado quantitativo e qualificador do quanto de uma mesma qualidade, mas nas relações de duas qualidades, que em si mesmas são medidas.

c. Relação de ambos os lados como qualidades

1. O lado qualitativo e determinado em si do quanto é apenas como uma relação para com o quantitativo externo; como especificando, é a superação de sua exterioridade, pela qual é o quanto como tal; ela tem a mesma suposição e começa com ele. Mas este [quanto] é qualitativamente diferente da própria qualidade; essa diferença entre os dois está na imediação do ser, em que a medida ainda está posta; para que ambos os lados são elevados uns face os outros e cada um por si, tal ser determinado, e aquele que inicialmente apenas como quanto formal, indefinido em si é o quantum de algo e sua qualidade, e, como eles se relacionam recíproca mais do que nunca determinado agora como medida, e também tem a magnitude específica dessas qualidades. Essas qualidades são proporcionais umas às outras de acordo com a medida - este é o seu expoente; mas eles são por si só em si correlacionada na medida em que está no quanto seu duplo ser como um externo e específica, de modo que cada uma das quantidades distintas tem esta determinação dupla sobre ela e, ao mesmo tempo, como tal, enredado com o outro; só nisso as qualidades são verdadeiras. Eles são, portanto, não apenas separados uns para os outros, mas são inseparavelmente estabelecidos, e a determinação do tamanho a eles ligada é uma unidade qualitativa, uma medida na qual, de acordo com sua concepção, eles estão conectados em si mesmos. A medida é, portanto, o comportamento quantitativo imanente de duas qualidades entre si.

2. Na medida aparece a determinação essencial do grandeza variável, pois ela é o quanto como superado, não mais do que deveria ser para ser quanto, mas como um quanto e ao mesmo tempo como outra coisa; esse outro é o qualitativo e, como foi determinado, nada além da potência dele. Imediatamente esta mudança ainda não está resolvida; é apenas um e apenas um único quanto ao qual uma qualidade é anexada. Ao especificar a medida, a determinação anterior, como uma mudança do quanto simplesmente externo pelo qualitativo, é a diferença entre os dois determinantes de grandeza e, portanto, em geral, a maioria das medidas tomadas em um quanto externo comum. O quanto primeiro mostra-se como a medida existente em tal diferenciação de si mesmo, na medida em que, um e o mesmo (por exemplo, a mesma temperatura do meio), ao mesmo tempo em que a existência diferente e de fato quantitativa (nas diferentes temperaturas do e naquele corpo). Essa diferença de quanto nas diferentes qualidades - os diferentes corpos - dá outra, aquela forma de medida em que ambos os lados, como quantidade qualitativamente determinados, se relacionam entre si, em que medida realizada pode ser chamada.

O tamanho, como magnitude, é todo mutável, pois sua determinação é como um limite, que ao mesmo tempo não é nenhum; Nesse sentido, a mudança afeta apenas um quantum em particular, no lugar do qual outro está definido; o verdadeiro, no entanto, a mudança é de quanto como tal; isso dá a - tão apanhada - interessante definição da grandeza variável na matemática superior; não é para parar no formal da variabilidade, nem aceitar outra coisa senão a simples definição do conceito, segundo a qual é o outro do quantum somente o qualitativo. A verdadeira determinação, portanto, da variável real, é que ela tem sido qualitativa e, assim, como foi mostrado suficientemente, determinado por uma relação de potência. Esta grandeza variável, é definido que o quantum não é considerado como tal, mas segundo a sua outra determinação qualitativa.

Os lados desse comportamento têm algum significado especial em termos de seu lado abstrato como qualidades, como espaço e tempo. Tomados a princípio em sua medida de determinações da grandeza, um deles é o número que sobe e desce na progressão aritmética externa, o outro é um número determinado especificamente por aquela unidade que é para eles. Na medida em que cada um seria apenas uma qualidade especial em geral, não haveria diferença neles, o que seria tomado pelos dois, tendo em vista sua determinação de grandeza, como sendo meramente quantitativos externamente, e aqueles que estão mudando na especificação quantitativa. Por exemplo, quando eles se comportam como raízes e quadrados, não importa qual seja a multiplicação ou diminuição como simplesmente externa, em progressão aritmética.

Mas as qualidades não são indistintamente diferentes umas das outras, pois nelas a qualificação dos mesmos deve ser o momento da medida. A próxima determinidade das qualidades em si é: o que é o extensivo, a exterioridade para si, o outro, o intensivo, o Insignificante ou o Negativo para aqueles. De acordo com isso, a quantidade chega a momentos quantitativos, a unidade para isso; nas relações diretas simples, que como o dividendo, que como um divisor, em especificar a relação que como a potência, ou o tornar-se diferente, é tomar isso como raiz. Nesta medida, ainda aqui registados, para o exterior do quanto (do Sol que a empiricamente chamada determinação muito aleatória é o tamanho) refletida, concomitantemente, a mudança também como é retirado continuamente em um progressão externo, aritmético, que desce no lado da unidade, o qualidade intensa; o lado extenso externo, por outro lado, deve ser representado como alterando na série especificada. Mas a relação direta (como a velocidade em tudo, s / t) é reduzida aqui a um propósito formal, inexistente, mas apenas para refletir abstração; e se ainda na relação de raiz e quadrado (como em S = a 2 a raiz como um quanto empírica e em progressão aritmética continua como para o outro lado, mas deve ser tomado como especificado), então o maior, mais adequado para a realização conceito da qualificação do quantitativo estes que ambos os lados se comportam em determinações de potência mais altas (como em s 3 = em 2).

Observação

Em vista da conexão entre a natureza qualitativa de um ser e sua determinação de quantidade, a extensão do tempo tem sua aplicação no exemplo de movimento já indicado, primeiro na velocidade, como a relação direta entre o espaço percorrido e o tempo decorrido. Denominador, o grandeza do tempo, por outro lado, é considerado como numerador. Se a velocidade é apenas uma relação entre o espaço e o tempo de um movimento, não importa qual dos dois momentos deve ser considerado o número ou a unidade. Mas o espaço, como em gravidade específica, o peso é todo externo, real todo, assim numero. O tempo, como o volume, é o ideal, o negativo, o lado da unidade. Mas essencial aqui pertence a relação mais importante, que no movimento livre, primeiro o ainda condicionado do caso, Tempo e quantidade de espaço, aqueles como raiz, estes que eram face o outro determinado como um cubo como um quadrado, ou, no absolutamente livre movimento do corpo celeste, o tempo de ida e volta e a distância a uma potência inferior a este como um quadrado. Tais relações fundamentais baseiam-se na natureza das qualidades relativas, do espaço e do tempo e na natureza da relação em que se encontram, seja como movimento mecânico, isto é, como não livre, não determinado pelo conceito de momentos, ou condicionalmente livre como caso, ou movimento celeste como absolutamente livre - que tipos de movimento, bem como as leis sobre o desenvolvimento do conceito de seus momentos de espaço e tempo, baseado por essas qualidades como tal, por si só, isto é, em si mesmos termos de inseparável e sua relação quantitativa é a condição de medida, apenas uma medida.

Em vista das proporções absolutas, pode bem ser lembrado que a matemática da natureza, se quiser ser digna do nome da ciência, deve ser essencialmente a ciência da medida - uma ciência para a qual empiricamente há muito, mas na verdade científica, isto é filosófico. pouco está feito ainda. Princípios matemáticos da filosofia natural - para ser como Newton chamou a obra - se eles tivessem de cumprir esta disposição num sentido mais profundo do que o que tinha todo estirpe baconiana da filosofia e da ciência, todas as outras coisas devem conter a fim de trazer luz a estas regiões obscuras, mas ainda digna de visualização. - É um grande mérito de saber os números empíricas da natureza, tais como distâncias dos planetas uns dos outros, mas infinitamente maior, para fazer a quantidade empírica desaparecer e em uma forma geral a subir a partir de disposições quantidade de modo que eles momentos de para-si tornar lei ou medida; - méritos imortais, por exemplo, Galileu em consideração ao caso e Kepler em consideração ao movimento que o corpo celeste adquiriu. Eles têm as leis que encontraram assim provado que eles têm mostrado que correspondem ao ponto dos detalhes de percepção. No entanto, uma maior prova dessas leis deve ser exigida, ou seja, nada mais do que suas determinações quantitativas são reconhecidas a partir das qualidades ou conceitos particulares que estão relacionados (como tempo e espaço). Esse tipo de prova pode ser encontrado nesses princípios matemáticos da filosofia natural e no trabalho posterior desse tipo ainda não há traço. Observou-se acima, que cabe por ocasião do aparecimento de provas matemáticas de condições naturais, que é baseado no abuso do infinitamente pequeno, observou que o julgamento, tal evidência realmente matematicamente a liderar que não é nem empírica nem dos termos, uma empresa perversa. Esta evidência colocar seus teoremas, essas mesmas leis, a partir da experiência à frente ; o que eles fazem é trazê-los para expressões abstratas e fórmulas convenientes. Todo o mérito real, o Newton em preferência a Kepler em relação aos mesmos objetos é atribuída - indubitavelmente deduzida da evidência - com uma reflexão mais clara sobre o que a matemática é capaz de realizar e o que fez, uma vez com claro conhecimento dessa transformação da expressão(1) e ao tratamento analítico dos princípios introduzido.

C. O ser-para-si na medida

1. Na forma da medida especificada que acabamos de considerar, o quantitativo de ambos os lados é determinado qualitativamente (ambos na relação de potência); são, portanto, momentos de uma dimensionalidade de natureza qualitativa. Mas as qualidades só são postuladas como imediatas, apenas diferentes, que não se sustentam na relação em que suas determinações de tamanho são, a saber, não ter nenhum significado ou existência a não ser para tais relações, que contêm a força da grandeza. O qualitativo é, portanto, encoberto como não em si, mas especificando a determinação do tamanho; apenas como de esta é definida, mas é imediata qualidade do que aqueles que estão fora do fato de que o tamanho dele está definido na diferença, e além disso a sua relação tinha em sua outra nem a existência determinada. Assim, o espaço e o tempo são ambos fora dessa especificação que inclui a determinação do grandeza do movimento do caso ou na absolutamente livre circulação, como um quarto, o espaço consistindo-se distante e sem o tempo como permanente e tempo como a própria fluente independente da sala.

Esse imediatismo do qualitativo contra sua relação dimensional específica está, no entanto, tão ligado a um imediatismo quantitativo quanto à indiferença de um quantitativo em sua relação com ele; a qualidade imediata também tem apenas um quanto imediato. Portanto, porque o nível específico também tem uma página inicialmente mudança superficial, seu progresso é meramente aritmética, não é perturbado pelo que, e em que cai a determinação do tamanho para fora, portanto, apenas empírica. Qualidade e quantidade, mesmo que ocorram fora da medida específica, estão ao mesmo tempo em relação a isso; imediatismo é um momento daqueles que pertencem à medida. Assim são as qualidades imediatas também pertencendo à medida, da mesma forma em relação, e ficar de acordo com o determinado de tamanho em uma relação que é tão fora do especificado, a determinação de poder, em si só a relação direta e medida direta. Esta conclusão e seu contexto devem ser especificados.

2. O quanto diretamente determinado como tal, mesmo que seja de outro modo fundamentado em um contexto conceitual como um momento de medida está em relação à medida específica como uma medida dada externamente. A imediação que é aqui estabelecida, no entanto, é a negação da determinação qualitativa da medida; O mesmo foi mostrado anteriormente nas páginas desta medida, que, portanto, apareceram como qualidades independentes. Tal negação e o retorno à determinação imediata da quantidade estão na relação qualitativamente determinada, na medida em que a relação das diferenças geralmente determina sua relação como uma só. Ela contém determinação, que aqui no quantitativo, diferente da determinação da proporção, é um quanto. Como uma negação dos lados discriminados qualitativamente determinados, esse expoente é um ser-para-si, o ser-mal-determinado; mas é tal um auto-existência só em si - como sendo um simples e imediata quanto, quociente ou expoente como uma proporção dos lados da medida, tomada essa relação como uma direta, mas em geral, o que parece ser unidade empiricamente no quantitativo da medida, - No caso dos corpos, as salas passadas ficam nas proporções do quadrado dos tempos passados; s =at2.Essa é a determinada especificamente, uma relação de potência entre espaço e tempo. o outro, a relação direta seria dada ao espaço e ao tempo como qualidades mutuamente indiferentes; também deve ser o espaço dos primeiros momentos do tempo; o mesmo coeficiente a permanece em todos os pontos seguintes no tempo, - a unidade como um quantum ordinário para o número determinado pela medida específica. Deve ser igual ao expoente de que a relação direta que o destaque pertence, formal, não especificamente designado pela duração da velocidade. Esta não existe aqui, mais do que a mencionada anteriormente, de que o corpo. Fim de um momento de tempo deve vir. Isso é atribuído aos primeiros momentos do tempo, mas esse chamado momento do tempo é uma unidade auto-presumida e, como tal, não tem existência; o começo do movimento - a pequenez dada a ele, não poderia fazer diferença - é imediatamente uma quantidade e, na verdade, uma quantidade especificada pela lei do caso. Esse quanto empírico é atribuído à força da gravidade, de modo que essa força em si não tem relação com a especificação existente (a certeza de poder), com a peculiaridade da determinação da medida. O momento imediato, que no movimento do caso em uma unidade de tempo (um segundo, ou seja, o chamado primeiro). O número de cerca de quinze unidades espaciais assumidas como pés é uma medida imediata, como a medida do tamanho dos membros humanos, as distâncias, os diâmetros dos planetas e assim por diante. A determinação de tal medida cai em outra parte do que na medição qualitativa, aqui a Lei do caso em si; mas de que dependem tais números, que dependem apenas diretamente, portanto, de uma medida empírica, as ciências concretas ainda não nos deram nenhuma informação. Aqui estamos lidando apenas com essa definição; isto é que esse coeficiente empírico constitui ser-para-si na medida- determinação, mas apenas o momento de ser-para-si, na medida em que é o mesmo em sie, portanto, como imediata. O outro é o desenvolvimento dessa previsão, a dimensionalidade específica das páginas. - A severidade das condições de queda, um movimento ainda semi-relacionadas e apenas semi-livre é para ser considerada como uma força natural num segundo momento, de modo que é determinada pela natureza do tempo e no espaço, a sua relação e, por conseguinte, no A gravidade que especificação, a relação de poder, cai; que, a simples relação direta, expressa apenas um comportamento mecânico do tempo e do espaço, a velocidade formal, produzida externamente e determinada.

3. A medida foi determinada como sendo uma relação de tamanho especificada, que tem como quantitativo o quanto externo ordinário nela contido; mas isso não é um quanto, mas essencialmente como o fator determinante da relação como tal; É, portanto, um expoente e, como agora, uma determinação imediata, um expoente invariável, assim, da já mencionada relação direta das mesmas qualidades, pela qual, ao mesmo tempo, sua relação de tamanho entre si é especificamente determinada. Essa relação direta é, por assim dizer, antecipada no exemplo usado da medida do movimento de queda e suposta a existência; mas como observado, ainda não existe neste movimento. - Mas faz a determinação adicional de que a medida é realizada desta maneira é que seus dois lados são dimensões - distinguidas como imediatas, externas e como em si mesmas - e é a unidade delas. Como esta unidade, a medida inclui a razão, em que os tamanhos, pela natureza das classes determinadas e são definidos diferente e a determinação é, portanto, bastante imanente e independentemente, ao mesmo tempo, em conjunto passou para a auto-existência do quanto direta, o expoente de uma relação direta.

Sua autodeterminação é negada na medida em que, nesse seu outro, tem a determinação final e assertiva; e, inversamente, a medida imediata, que supostamente é qualitativa em si, apenas em sua determinação qualitativa. Esta unidade negativa é real, a categoria de algo, como uma unidade de qualidades que são proporcionais - uma independência total. dar imediatamente a dois, que são obtidas duas condições diferentes, também uma dupla existência, ou mais estreita: Tal conjunto independente é como ser-para-si em tudo ao mesmo tempo repelindo em auto diferenciada, a sua natureza qualitativa e existência (relevância) são na sua positividade de medição.

continua>>>

Notas de rodapé:

(1) Ver Enciclopédia das Ciências filosóficas, nota ao § 270 sobre a transformação da expressão kepleriana S3 / T 2 em S2 .S/ T2 – na expressão newtoniana, enquanto a parte S/ T2 foi chamada de aceleração da gravidade. (retornar ao texto)

Inclusão 06/07/2019