Introdução à Política I

Fernando Luso Soares


Nota Previa


capa

Começou, este livro, por ser projectado como um simples curso de introdução à política, o qual deveria satisfazer, em termos gerais, as exigências do «programa» que para esta disciplina fez publicar o Ministério da Educação e Cultura. A breve trecho, porém, o horizonte modificou-se. A formação política, que hoje se visa alcançar, é evidente que não importa só aos alunos, mas a todos nós, que neste momento todos somos aprendizes da prática política numa sociedade em vias de democratização.

Este volume, portanto, não subverte as linhas fundamentais do programa oficial. Aliás, a simples comparação do seu sumário com o esquema daquele programa (que, como se sabe, é de natureza meramente experimental) levará a que se compreendam os motivos essenciais dos desvios, dos acrescentamentos e eliminações que, aqui è ali, entendi dever fazer. E para um queria eu chamar desde já a atenção do leitor: — a inclusão, como matéria do 3.° capítulo, de um breve roteiro histórico das teorias políticas em Portugal. Sucinto e imperfeito é ele, sem duvida. Mas indispensável para o estudante (para o estudioso) português de Política.

Por fim, escusado seria dizer que este livro traduz os pontos de vista teóricos e ideológicos do seu autor. É preciso acabar com o ensinamento neutro, o qual constitui uma forma baixa de irresponsabilidade. Ao leitor, aos professores e aos alunos, a esses é que competirá aceitar ou rejeitar este, aquele ou todos os aludidos pontos de vista expressos neste livro. Numa sociedade democrática, o verdadeiro estudo não se resume ao ler e repetir. A prática da reflexão, que pode conduzir à livre discordância, eis a sanação de que os nossos espíritos tanto necessitam hoje.

F.L.S.


Inclusão 15/12/2014