Conselhos de Desempregados em São Petersburgo em 1906

Sergei Malyshev


À mesa redonda com a burguesia


capa

A comissão da cidade e os representantes dos desempregados se preparam para começar os trabalhos no dia seguinte. Foi decidido que a ajuda já dada aos desempregados seria apurada: para descobrir quantos refeitórios existiam e aumentar esse número. Um grande número de desempregados, jogados às ruas, haviam encontrado abrigo em abrigos públicos, mas suas crianças foram enviadas a camaradas que ainda estavam empregados; famílias foram separadas. Foi decidido que alguma ação seria realizada para ajudar os desempregados a pagarem aluguel. A questão de ajudar os desempregados a resgatar seus bens nas lojas de penhores, principalmente máquinas de costura e roupas íntimas, também foi discutida e acatada.

A comissão separou 175 mil dos 500 mil rublos postos à disposição para necessidades imediatas. Esse dinheiro foi utilizado para os propósitos descritos. A Duma, no dia 21 de Abril, considerou e aprovou o plano de ação realizado pela comissão em seu encontro do dia 19 de Abril. O plano era:

  1. Dar ao conselho municipal a autoridade de eximir os desempregados de pagar certos impostos ao se inscreverem junto à comissão;
  2. Não permitir que qualquer propriedade não resgatada nas lojas de penhores da cidade, pertencentes a desempregados, seja vendida antes do dia 21 de Junho. Também, que multas sobre empréstimos atrasados sejam canceladas e que o pagamento de juros seja adiado por três meses.
  3. Permitir que o conselho municipal, sobre critério da comissão preparatória da Duma, use 175 mil rublos adiantados pela Duma Municipal no dia 12 de Abril:
    a) para fornecer alimentação aos desempregados;
    b) para construção e aluguel de prédios onde as esposas e crianças dos desempregados em situação de rua pudessem encontrar abrigo temporário;
    c)para o adiamento dos juros contraídos pelos desempregados por coisas penhoradas em lojas de penhores particulares.

A comissão e o Conselho de Desempregados começou a distribuir este dinheiro imediatamente entre os desempregados. Os 175 mil rublos foram gastos nos primeiros dois meses em alimentação, alugueis e nas lojas de penhores.

A organização do restante do dinheiro foi deixada à comissão que, com consenso do Conselho de Desempregados, delegou essa função à associação de engenheiros, que havia organizado um comitê para auxiliar os desempregados seis meses atrás. O Conselho de Desempregados manteve o direito de controlar a atividade deste comitê e a administração geral do trabalho. A comissão da Duma deveria receber o dinheiro do tesouro municipal, transferi-lo ao comitê, verificar sua conta, e então relatar a operação à Duma.

A dificuldade do trabalho de organizar refeitórios para alimentar os desempregados recaiu sobre o comitê. Durante este período, o comitê abriu 33 refeitórios e forneceu 3 milhões de refeições aos desempregados. O número de refeições distribuídas foi: em Junho, 495 mil; em Julho, 631 mil; etc. Em Junho e Julho, eram distribuídas entre 16 e 20 mil refeições diariamente. O Conselho de Desempregados decidiu não se responsabilizar por essa tarefa, pois iria demandar muito de sua força, que era então necessária para outras tarefas de agitação e organização.


Inclusão: 05/12/2019