Conselhos de Desempregados em São Petersburgo em 1906

Sergei Malyshev


Apresentação


capa

Sergei Malyshev é mais um dos revolucionários Bolcheviques quase anônimos. Há pouquíssimas referências a ele e a seu trabalho revolucionário. Para além das notas biográficas da edição em inglês aqui traduzida — que não apresentam fontes —, é possível contar nos dedos as aparições do nome de Malyshev.

Lenin faz referência a ele duas vezes. A primeira em 1918, em um telegrama parabenizando-o pelo sucesso de sua missão, uma expedição pelos rios Volga e Kama para trocar bens industriais por grãos com os camponeses(1).

A segunda em 1922, em uma carta à Molotov, dizendo que Malyshev era um dos dois únicos Bolcheviques que ele conhecia que tinha habilidade com o comércio(2).

As outras duas fontes bibliográficas que fazem referência à Malyshev são a Enciclopédia Moderna de História Russa e Soviética(3) e a Lista de Oficiais do Governo Soviético de 1921 a 1944(4). Nelas se encontram todos os cargos ocupados por Malyshev:

Após uma vida de militância, luta e trabalho revolucionário, Sergei Malyshev faleceu de causas naturais em 1938.

O presente escrito foi elaborado por Malyshev após a União Soviética alcançar o pleno emprego. Escrito como panfleto, transita entre o relato pessoal e a discussão sobre a organização política Bolchevique. Não só se trata de um documento com valor histórico, afinal, trata de lutas do proletariado russo pouquíssimo conhecidas, como serve de aporte para discutirmos a situação hoje no Brasil.

Em um momento em que o desemprego no país cresce, como resultado das políticas de austeridade, visando à diminuição do preço da força de trabalho brasileira, a organização dos desempregados pode ser uma tática importante para o avanço da consciência de classe do proletariado brasileiro.

Este escrito de Malyshev não só oferece contribuições para as táticas de organização, como mostra os principais desafios e antagonismos encontrados:

"Durante um período de reação, de lockout, de desemprego, antagonismos selvagens surgiram entre empregados e desempregados em um país capitalista.”

E também os principais avanços que a organização dos trabalhadores desempregados alcançou:

"Durante estes dois anos de existência, a organização dos desempregados deu ao proletariado extenso aprendizado em questões industriais e econômicas. Esta organização, que criou vários líderes, não apenas os ensinou a organizar a produção, dirigi-la e alcançar o sucesso, mas os ensinou como lutar contra os capitalistas em problemas cotidianos, mesmo enquanto sentados à mesa com eles. Ensinou-os como se manter junto à linha correta, independente e revolucionária para alcançar seus objetivos de classe.”

Em um momento de crise capitalista, com o aumento vertiginoso dos ataques aos trabalhadores, esta é uma leitura que tem muito a acrescentar para os debates táticos das lutas que estão por vir.

Nota da tradução

A tradução deste texto teve como base apenas uma única outra edição, a edição em Inglês de 1931. A única encontrada. Foram encontradas menções a uma edição de 1976 (Proletarian Publishers), mas essa edição não foi encontrada. Tampouco foi possível encontrar o texto original em russo. Essa ausência do manuscrito original e de outras edições dificultou e empobreceu a tradução. Assim, foram tomadas as seguintes diretrizes:

Assim o texto por vezes soa repetitivo, com aparição do mesmo termo, ou similares, por diversas vezes no mesmo parágrafo. Ou ainda diferentes palavras designando a mesma instituição. Porém, em geral, isso não dificulta o entendimento do texto.

Em casos onde a opção por uma tradução literal dificulta o entendimento há notas explicativas. Para além disso, as notas desta edição se resumem à contextualização histórica e, apenas uma, a um possível erro da edição traduzida.

Nota Biográfica (Edição em Inglês)

Sergei Malyshev nasceu em 1881. Aos 8 anos de idade foi levado à São Petersburgo por seu pai, um camponês muito pobre nascido em Yaroslav, e lá se tornou um lojista.

Entretanto, com o passar do tempo crescia nele a inclinação para trabalhar na indústria e ele estava determinado a se tornar um operário.

Malyshev se juntou à organização Bolchevique em São Petersburgo antes mesmo da primeira Revolução Russa. Como um de seus militantes ativos, ele era alvo frequente de perseguições do governo czarista. Na prisão, em seu caminho para o exílio, fugindo do exílio, ou vivendo como um fora da lei, ele sempre continuou sua militância partidária.

Durante a revolução de 1905, Malyshev estava em Kostroma, um centro têxtil, usando o nome de “Pozhami” (bombeiro), trabalhando na organização Bolchevique.

Quando o primeiro Soviete de Deputados Operários de Kostroma foi organizado em 1905, Malyshev foi eleito presidente. Quando a revolução de 1905 foi esmagada, ele fugiu de Kostroma para São Petersburgo. Este panfleto diz respeito a sua militância neste período.

Após 1908, ele novamente foge da severa repressão do governo czarista. Por muitos anos viveu como um fora da lei.

Ele foi um dos participantes mais ativos da Revolução de Outubro e, após sua vitória, se tornou responsável por diversos cargos, principalmente cargos relativos à questão do emprego.

A liquidação completa do desemprego na União Soviética o incitou a escrever suas lembranças da luta do desemprego sobre o velho e odiado regime czarista-capitalista.


Notas de rodapé:

(1) Vladmir Lenin. Collected Works. Moscou: Progress Publisher. Vol. 44. 1977. p.132 (retornar ao texto)

(2) Vladmir Lenin. Collected Works. Moscou: Progress Publisher. Vol. 45. 1976. p.437 (retornar ao texto)

(3) Wieczynski, J. et al. The Modern Encyclopaedia of Russian and Soviet History. Academic International Press. Vol. 21. 1981. (retornar ao texto)

(4) Davies, R. W. et al. Soviet Government Officials, 1921-44: A Handlist. Inglaterra: Birmingham University Press. 1989. (retornar ao texto)

Inclusão: 05/12/2019