As guerras camponesas na Alemanha

Friedrich Engels


Antelóquio


capa

Também o povo alemão tem sua tradição revolucionária. Tempo houve em que a Alemanha produzia homens que se podem comparar aos melhores revolucionários de outros países, em que o povo alemão mostrava uma perseverança e energia que, em uma nação centralizada, haveriam produzido os resultados mais grandiosos. Naquela época os camponeses e plebeus alemães acariciavam projetos que ainda hoje causam espanto a seus descendentes.

Diante do cansaço momentâneo que quase em toda parte se nota ao cabo de dois anos de lutas, é oportuno apresentar de novo ao povo alemão as figuras rudes, fortes e tenazes da grande guerra camponesa.

Transcorreram três séculos e as coisas mudaram muito; não obstante, a guerra dos camponeses não se encontra tão distante de nossas lutas atuais e muitas vezes temos de combater os mesmos adversários de então. As mesmas classes e frações de classes que traíram o movimento de 1848 e 1849 são as que encontramos como traidoras em 1525 se bem que em etapa inferior de desenvolvimento. E, se no movimento dos últimos anos o vandalismo vigoroso da guerra camponesa não se manifestou senão em algumas partes do Odenwald, da Floresta Negra e da Silésia, isso não constitui, precisamente um patrimônio da insurreição moderna.

 

 


Inclusão: 17/01/2022