George Padmore

Foto do autor
1903-1959
Obras disponíveis

Pseudônimo de Malcolm Ivan Meredith Nurse, nasceu em Trinidad. Jornalista, escritor e um dos principais pan-africanistas. Em 1924 foi para nos Estados Unidos estudar medicina. Em 1927 ingressou no Partido Comunista e atuou na organização de massas do Partido dirigida aos negros americanos, o Congresso Americano do Trabalho Negro.e em 1929 mudou-se para a União Soviética e passou a integrar o Profintern. Foi eleito para o Soviete da Cidade de Moscou, e trabalhou em movimentos de independência africanos. Em 1930 foi morar na Áustria a serviço do Profintern, em 1933 foi deportado para a Inglaterra pelo governo alemão.

Desiludido por considerar que o Comintern relegou a segundo plano a causa da independência dos povos coloniais em relação às alianças diplomáticas da União Soviética com as potências coloniais, rompeu com o International Trade Union Committee of Negro Workers (ITUCNW). O Comintern, pediu-lhe que explicasse esse rompimento. Recusou a dar explicações tendo sideo, então, expulso do movimento comunista em 23 de Fevereiro de 1934.

Foi impedido de ingressar nos Estados Unidos. Durante algum tempo viveu na França e depois em Londres. No final da sua vida, mudou-se para Accra, no Gana, onde ajudou a moldar a política de Kwame Nkrumah.

Desempenhou papel influente na organização do influente 5º Congresso Pan-Africano realizado em Manchester em 1945 e foi conselheiro de Kwame Nkrumah antes e depois da independência do Gana em 1957.

Fonte: Wikipédia

Obras disponíveis
1930 - fev O Movimento de Libertação Negro e a Conferência Internacional
1938 - fev Fascismo nas Colónias
1938 - mai Os Trabalhadores Brancos e os Negros

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 01/07/2020
Última atualização: 28/12/2023