Sobre Organização

J. Stáline


Fonte: Edição do Partido Comunista Português - 1955. Esta Compilação de trechos do STÁLINE: «Sobre Organização», teve como base um volume com o mesmo título de «Lawrence & Wishart, Ltd» (London). Tal como esse livro contem dois apêndices, um de L.M. Kaganovitch e outro de G. Dimitrov. Introduzimos no entanto algumas pequenas modificações no que respeita a aumentar um pouco os trechos. Os ensinamentos de STÁLINE, bem como as ideias expressas pelo camarada KAGANOVITCH e pelo camarada DIM1TROV, serão, com certeza, muito úteis a todos os seus leitores e, em particular, aos militantes do nosso Partido, aos organizadores, aos dirigentes proletários portugueses. O seu estudo atento e a sua aplicação prática às condições particulares do movimento operário português contribuirão para o desenvolvimento e reforço do Partido e da luta da classe operária, dos camponeses e dos trabalhadores intelectuais.

Transcrição: Manuel Gouveia

HTML: Fernando Araújo.


Índice

capa

Sobre problemas de direcção em matéria de organização (Extractos do Informe de STÁLINE ao XVII Congresso do Partido Comunista da União Soviética, 1934)

Os quadros decidem tudo (Extracto da alocução de STÁLINE por ocasião da promoção dos alunos da Academia do Exército Vermelho, 1935)

Escolha, promoção e distribuição dos quadros (Extracto do Informe de STÁLINE ao XVII Congresso do Partido Comunista da União Soviética, 1939)

Sobre o trabalho prático (Extracto da intervenção final de STÁLINE da Assembleia Plenária do Comité Central do Partido Comunista da União Soviética, Março de 1939)

Apêndice I — Sobre treino partidário e democracia interna do Partido (Extractos do Informe de KAGANOVITCH sobre problemas de organização ao XVII Congresso do Partido Comunista da União Soviética. 1934)

Apêndice II — Sobre os quadros (Intervenção de DIMÍTROV em resposta à discussão no VII Congresso Mundial da Internacional Comunista, 1935)

 

 


Inclusão 07/06/2019