Obras J. V. Stálin
Prefácio ao Quarto Volume

Instituto Marx-Engels-Lênin


Primeira Edição: Obras Completas de Stálin.
Fonte: J.V. Stálin – Obras – 4º vol., Editorial Vitória, 1954 – traduzida da edição italiana da Obras Completas de Stálin publicada pela Edizioni Rinascita, Roma, 1949.
Tradução: Editorial Vitória
Transcrição: Partido Comunista Revolucionário
HTML:
Fernando A. S. Araújo, outubro 2007.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

capa

O quarto volume das Obras de J. V. Stálin compreende os trabalhos escritos após a Revolução de Outubro, de novembro de 1917 a dezembro de 1920.

As obras desse período são dedicadas aos problemas da consolidação do regime estatal socialista, da política nacional do Poder Soviético, da criação e do fortalecimento do Exército Vermelho, da estratégia e da tática militar nos anos da intervenção armada estrangeira e da guerra civil.

As questões da edificação do Estado e da política nacional do Poder Soviético são desenvolvidas por Stálin nas intervenções que fez no III Congresso dos Soviets de Toda a Rússia, na entrevista "A Organização da República Federativa da Rússia", nas "Teses Gerais Sobre a Constituição da República Socialista Federativa Soviética da Rússia, nos artigos "A Revolução de Outubro e a Questão Nacional", "A Política do Poder Soviético e a Questão Nacional na Rússia" e noutros trabalhos.

Uma série de escritos (os artigos "O Nó Ucraniano", "A Região do Don e o Cáucaso Setentrional", "A Luz Vem do Oriente" e outros) ilustra a luta dos povos da Ucrânia, do Cáucaso e da região do Báltico contra os invasores estrangeiros, pela instauração do Poder Soviético.

A análise da situação nas frentes da guerra civil são dedicados o "Informe da Comissão do C.C. do Partido e do Conselho de Defesa ao Camarada Lênin Sobre as Causas da Queda de Perm em Dezembro de 1918", o "Projeto de Carta do C.C. do P.C. (b) da Rússia", "A Todas as Organizações Partidárias", os artigos "A Situação Militar no Sul", "O Novo Ataque da Entente Contra a Rússia", os comunicados militares sobre as frentes de Tzarítzin, de Petrogrado, sul-ocidental e ainda uma série de cartas e de telegramas enviados a Lênin.

Nos informes: "A Situação Política da República" e "Três Anos de Ditadura do Proletariado", Stálin faz o balanço da luta e da vitória do povo soviético na guerra civil.

Neste volume são publicados o artigo "Lênin, Organizador e Chefe do P. C. da Rússia", e o "Discurso Pronunciado na reunião do Comitê de Moscou do P.C. (b) da Rússia por Ocasião do Cinqüentenário de Lênin", que traçam um perfil do grande Lênin,

A carta de Stálin escrita a Lênin, de Tzarítzin (julho de 1918), a carta sobre a situação na frente ocidental (agosto de 1919), o comunicado e a declaração ao C.C. do Partido acerca da criação de reservas militares para a Republica (agosto de 1920) e outros documentos, são publicados pela primeira vez. No volume não figuram numerosos telegramas, cartas, textos de conversações por fio direto, ordens e outros documentos referentes às operações militares, bem como saudações enviadas a simples unidades do exército, aos combatentes e aos comandantes do Exército Vermelho.

Todas as datas, até o momento da passagem ao novo calendário (14 de janeiro de 1918), são indicadas segundo o velho calendário.


pcr
Inclusão 22/05/2008
Última alteração 12/04/2011