Elementos para a Compreensão do 25 de Novembro

Capitão Manuel Duran Clemente


VI - No 11 de Março


capa
Baixe o arquivo em pdf

Como responsável pelo departamento de radiodifusão da 5.ª Divisão/EMGFA corri à Emissora Nacional, ao Quelhas, com alguns dos militares meus colaboradores. Forcei a interrupção do noticiário das 13.00 e fiz o primeiro comunicado oficial nos seguintes termos:

Vamos dar uma notícia concreta: dois aviões e dois helicópteros atacaram o RAL 1, unidade afecta e fundamental do MFA. Este ataque foi cerca das 12 horas. Portanto são elementos pára-quedistas e outros elementos das Forças Armadas que se sublevaram contra a ordem democrática instaurada desde o 25 de Abril. Mais uma vez o MFA e o Povo devem e têm de estar unidos, alerta e vigilantes contra estas manobras que não podem vingar de maneira nenhuma. Acreditamos e estamos confiantes e pedimos a vigilância popular em união com os órgãos representativos do MFA, nomeadamente a sua Comissão Coordenadora, a 5.* Divisão do EMGFA e o comandante adjunto do COPCON brigadeiro Otelo Saraiva de Carvalho.

Esta atitude revolucionária iria causar-me vários dissabores, os quais não contam para a História; mas regista-se o facto para melhor enquadramento.


Inclusão 24/04/2019