O Futuro Era Agora
O movimento popular do 25 de Abril
Os 580 dias - Depoimentos orais e citações

Edições Dinossauro


Um cabo-verdiano em Lisboa
Álvaro Apoio Pereira, funcionário público, 40 anos


capa

Eu vinha de Cabo Verde e, como muitos outros da minha geração, sofria as consequências de uma sociedade colonizada, onde a repressão era muito maior que em Portugal e a tomada de consciência muito difícil. A primeira coisa de que me lembro foi de, ao entrar no Técnico, espetarem-me nas mãos uns panfletos sobre a guerra colonial, a luta dos movimentos de libertação e o fascismo.

Foi um choque. Depois, a luta estudantil, o assassinato do Ribeiro Santos, as greves académicas, etc. ajudaram- me a tomar consciência dos problemas que me diziam respeito como colonizado. Numa residência de estudantes na Av. dos EU América havia um grupo de militantes e simpatizantes do PAIGC. Fazíamos reuniões clandestinas, para discutir a situação nas colónias.

O 25 de Abril foi um marco para todos nós. Foi o desabrochar total para a política. Fazíamos leituras maciças de Marx, Mao, Staline, em conjunto e durante horas. A manifestação do 1º de Maio voltou-nos para o exterior, para a rua, fez-nos aperceber pela primeira vez dos problemas dos outros, tudo de forma tão aberta e humana que me marcou para o resto da vida. Era um pouco os portugueses a descobrirem-se uns aos outros.

As assembleias de estudantes eram muito vivas e agitadas. Aconteciam coisas incríveis, confrontações acesas de grupos políticos: comunistas, MRPP, LCI. Participei no movimento dos trabalhadores estudantes, que começou a questionar os problemas com que estes se defrontavam e a procurar saídas. Integrei a comissão nacional, representativa das várias escolas. As actuais leis que dão regalias aos trabalhadores estudantes foram conseguidas por esse movimento e por essa comissão.

Para mim foi marcante a constituição da Associação Cabo-Verdiana e Guineense, de que vim a ser dirigente. Lembro-me da formação de um grupo bastante activo que antecedeu a associação. Era o GADGC, que fazia campanhas de alfabetização e tinha como preocupação principal preparar politicamente as pessoas, despertá-las para os problemas da sua nacionalidade e da sua condição de emigrantes. O meu primeiro contacto com os bairros de trabalhadores, principalmente o das Fontainhas, foi chocante. A miséria era extrema. As barracas eram de cartão e zinco. Com eles participei activamente no acontecimento para mim mais marcante de todo aquele período — a independência de Cabo Verde em 5 de Julho de 1975.

O movimento anticolonial que se gerou após o 25 de Abril, e que se exprimia através de vários grupos, teve muitas dificuldades. As manifestações de rua feitas por diversos grupos de esquerda contra a guerra colonial eram a princípio mal acolhidas. Quando, com colegas meus, distribuíamos informação sobre o que se estava a passar nas colónias e a necessidade de independência imediata, havia reacções indignadas. A sociedade portuguesa tinha uma cultura colonialista de 500 anos e sofreu um despertar violento. O CADGC teve um papel importantíssimo, não só no nosso meio, como na sociedade portuguesa. Editámos milhares de folhetos. Percorremos o país de norte a sul distribuindo propaganda, fazendo comícios e reuniões de trabalhadores. À sua escala, o GADGC contribuiu para travar a tendência de não aceitação do princípio da independência imediata das colónias, tendência que começava no próprio MFA.

★★★

Os despedimentos de trabalhadores africanos são muitas vezes acompanhados de provocações, como 'vocês pedem independência, pois bem, vão para a vossa terra'. Denunciamos a discriminação salarial sempre praticada pelo patronato em relação ao trabalhador africano; a atribuição do trabalho mais duro e mais sujo ao trabalhador africano; o controle policial exercido nas barracas e as altas rendas cobradas pelos patrões, donos dessas mesmas barracas; o racismo fomentado pela reacção colonialista, principalmente através de trabalhadores portugueses de quem fizeram criminosos de guerra na sua aventura colonial.”

(Comunicado do GADCG, 4/6/74)

continua>>>


Inclusão 23/11/2018