Imperialismo

Marx, Engels, Lênin, Stálin, etc.
compilação Calvino Filho


CAPITAL FINANCEIRO
Consequências


capa

... a exportação de capital só adquiriu um desenvolvimento gigantesco nos princípios do século XX. Nas vésperas da guerra, o capital invertido no estrangeiro pelos três países principais era de 175 a 200 bilhões de francos. A renda produzida por esta soma, tomando por base a modesta norma de 5%, deve atingir 8 ou 10 mil milhões anuais. Uma base sólida para o jugo e a exploração imperialista da maioria dos países e nações do mundo, para o parasitismo capitalista dum punhado de países riquíssimos!
Lênin — Obras Escogidas — T. I — Pág. 1005 — ELE, 1948 — El imperialismo, fase superior del capitalismo — Cap. IV.

...o capital financeiro é uma força tão considerável, por assim dizer tão decisiva em todas as relações econômicas e internacionais, que é capaz de subordinar, e com efeito subordina, inclusive os Estados que gozam duma independência política completa, como veremos mais adiante. Mas, naturalmente, para o capital financeiro a subordinação mais proveitosa e mais “cômoda” é aquela que traz consigo a perda da independência política dos países e dos povos submetidos. Os países semicoloniais são típicos, neste sentido, “como caso intermédio”. Compreende-se, pois, que a luta por esses países semi-dependentes tenha, forçosamente, se exacerbado, particularmente na época do capital financeiro, quando o resto do mundo já estava repartido.
Lênin — Obras Escogidas — T. I — Pág. 1023 — ELE, 1948 — El imperialismo, fase superior del capitalismo — Cap. VI.

A exportação do capital significa a subordinação dos países atrasados aos “adiantados”, aos países do capital financeiro, significa a exploração dos primeiros pelos segundos. A exportação do capital cria um sistema de domínio e de opressão imperialista mundial.
Luis Segal — Princípios de Economia Política — Cap. XI (3) — Pág. 326 — EPU — 2.ª ed., 1947.

A exportação de capitais não se realiza de maneira que cada país imperialista o exporte para um só país atrasado para onde seja impossível os demais exportar os seus. Cada país imperialista trata de exportar e exporta capitais para os países para onde os outros do seu mesmo tipo exportam os seus, a fim não deixar-lhes o monopólio neles e de impedir que os submetam.

Desse modo a exportação de capital, ao criar uma economia capitalista mundial única, intensifica, ao mesmo tempo, a luta entre os países imperialistas e agrava as divergências no mundo inteiro.
Luís Segal — Princípios de Economia Política — Cap. XI (3) _ Pág. 326 — EPU, 2.ª ad., 1947.

a) o mundo está dividido em dois campos: o formado por um pequeno punhado de nações civilizadas, que possuem capital financeiro e exploram a imensa maioria da população do planeta, e o campo dos povos oprimidos e explorados das colônias e dos países dependentes, que formam esta maioria. Stálin — Cuestiones del Leninismo — Pág. 85 — ELE, 1941 — Sobre los fundamentos del leninismo — Cap. VI.


Inclusão: 14/06/2020