O PCP e a Luta pela Reforma Agrária

Partido Comunista Português


I CONFERÊNCIA DE CAMPONESES DO NORTE, Porto, 29-12-74
INTERVENÇÃO DE ÁLVARO CUNHAL NA SESSÃO DE ABERTURA DA CONFERÊNCIA(1)


capa
Baixe o arquivo em pdf

Camaradas, Amigos, pedem-me para dizer algumas palavras neste momento. Mas com muita dificuldade posso falar-vos.

O Partido Comunista não pretende ensinar os camponeses. Pretende por um lado transmitir-lhes a sua experiência e, por outro lado, aprender com eles e, se tomou a iniciativa deste encontro, não é porque tenhamos na mão soluções para vos apresentarmos mas porque queremos saber, das vossas bocas, quais são os problemas dos campos e quais são no vosso entender também as soluções para esses problemas.

Muitas vezes se tem dito que o Partido Comunista pretende impor soluções. E que soluções? Muitas vezes, como todos sabem, diz-se que, se alguma vez o Partido Comunista chegasse ao poder sozinho, prejudicaria bastante os interesses dos pequenos e dos médios agricultores. Todos conhecemos as calúnias que se inventam, dizendo que o Partido Comunista vai arrancar as terras aos camponeses, tirar-lhes as casas, enfim, outras coisas semelhantes.

Pois bem, o que nós dizemos aos pequenos e aos médios agricultores é o seguinte: dizei vós o que é necessário fazer para defender os vossos interesses, o que é necessário fazer para resolver os vossos problemas. Tomai a solução dos vossos problemas nas vossas próprias mãos. Podeis vós próprios decidir do vosso futuro.

É esta a nossa posição fundamental em relação à discussão dos problemas do campo e, ao tomarmos a iniciativa deste encontro, tomarmos a iniciativa de fazermos reuniões separadas em que se estudem os vários problemas com a vossa participação, com a vossa opinião, com a vossa informação, o que nós pretendemos na verdade é aprender convosco e encontrar o caminho justo para resolvermos os problemas da agricultura, para resolvermos os problemas dos pequenos e dos médios agricultores.

Por isso não é neste momento a mim que me compete falar mas a vós próprios que ireis falar nas Comissões ou nas Sessões de trabalho em que participais.

No fim, depois de vos termos ouvido, poderemos talvez dizer coisas mais acertadas do que neste momento no início dos nossos trabalhos.

continua>>>

Notas de rodapé:

(1) Intervenção pronunciada de improviso. (retornar ao texto)

Inclusão 29/05/2019