O PCP e a Luta pela Reforma Agrária

Partido Comunista Português


II CONFERÊNCIA DE CAMPONESES DO NORTE, Porto, 16-2-75
INTERVENÇÃO DE ÁLVARO CUNHAL NA SESSÃO DE ABERTURA DA CONFERÊNCIA(1)


capa
Baixe o arquivo em pdf

Camaradas e amigos:

Estava marcada esta Conferência para as 9 horas e 30 minutos, estamos um pouco em atraso, é necessário irmos ao trabalho, mas entretanto não queria deixar de vos dizer algumas palavras.

Passou apenas mês e meio desde a realização da I Conferência de Camponeses do Norte. Houve quem nesse momento dissesse que a iniciativa morreria ali. Mas o que se viu é que essa iniciativa não morreu> que depois da I Conferência houve novas reuniões de camponeses de várias regiões, que foi alargada a discussão sobre os problemas que tinham sido discutidos na I Conferência, que foi aprofundado o exame, que foram melhor definidos os problemas que interessam os pequenos e médios agricultores, e os seus objectivos. Estamos agora aqui na II Conferência para prosseguirmos os trabalhos, para conseguirmos definir melhor ainda Quais os problemas de interesse dos pequenos e médios agricultores e para encontrarmos soluções para esses problemas.

Permiti, pois, que transmita à II Conferência de Camponeses do Norte as fraternais saudações do Comité Central do Partido Comunista Português, desejando os melhores resultados para os

Sem a luta, sem a organização, sem a intervenção dos camponeses, o Governo não tomaria essas medidas. É necessário, pois, que essa acção se faça sentir, que os camponeses digam qual a sua opinião sobre os problemas, quais as soluções que propõem, e poderemos estar certos que essa é a melhor maneira de conseguirmos que o Governo tome as medidas necessárias para responder aos problemas postos. Portanto, é com confiança que podemos trabalhar com a ideia de que vamos debater problemas para definir quais são os objectivos e para alcançar esses objectivos. E vamos alcançá-los, podemos estar seguros.

continua>>>

Notas de rodapé:

(1) Intervenção pronunciada de improviso. (retornar ao texto)

Inclusão 29/05/2019