Figuras do Movimento Operário: J. M. Sverdlov

J. V. Stálin

Novembro de 1924


Primeira Edição:......
Fonte: Problemas - Revista Mensal de Cultura Política nº 47 - Julho de 1953.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

foto

Há homens, chefes do proletariado, cujos nomes não repercutem na imprensa, talvez porque eles próprios não gostem que se faça estardalhaço em torno de suas pessoas, mas cuja marcante personalidade inspira a milhões, em vista de sua qualidade de autênticos dirigentes do movimento revolucionário. J. M. Sverdlov pertence ao número de homens desse tipo.

Organizador até à medula, organizador por natureza, por hábito, por educação revolucionária, por intuição, organizador em toda a sua intensa atividade — tal é a figura de J. M. Sverdlov.

Que significa ser chefe e organizador em nossas condições, quando o proletariado se encontra no poder? Não significa escolher auxiliares, organizar um escritório e através deste transmitir ordens. Ser chefe e organizador em nossas condições significa, em primeiro lugar, conhecer os seus auxiliares, saber descobrir as suas qualificações e as suas debilidades, saber tratar os auxiliares e, em segundo lugar, saber distribuí-los da seguinte maneira:

  1. que cada trabalhador sinta que se encontra no local que lhe compete;
  2. que cada trabalhador possa dar à revolução o máximo de que é em geral capaz de dar, de acordo com as suas qualidades pessoais;
  3. que cada distribuição dos trabalhadores apresente como resultado não uma interrupção, mas a harmonia, a unidade e um ascenso geral do trabalho em seu conjunto;
  4. que o sentido geral do trabalho organizado dessa forma sirva de expressão e realização da idéia política em cujo nome se processo a distribuição dos trabalhadores por postos.

J. M. Sverdlov foi justamente esse tipo de chefe e organizador de nosso Partido e de nosso Estado.

O período de 1917 a 1918 foi um período de reviravolta para o Partido e o Estado. Nesse período o Partido pela primeira vez se tornou uma força dirigente. Pela primeira vez na história da humanidade surgiu um novo poder, o poder dos Soviets, o poder dos operáraios e camponeses. Transferir o Partido, até então ilegal, às suas novas posições, criar as bases de organização do novo Estado proletário, encontrar as formas orgânicas das relações entre o Partido e os Soviets, assegurando ao Partido a direção destes e aos Soviets o seu desenvolvimento normal — essa a complexa tarefa de organização que se apresentava então ao Partido. Não há nenhum membro do Partido capaz de negar que J. M. Sverdlov foi um dos primeiros, senão o primeiro, que soube solucionar com perícia e eficiência o problema de organizar os trabalhos de edificação de uma nova Rússia.

Os ideólogos e os agentes da burguesia gostam de repetir lugares comuns no sentido de que os bolcheviques não sabem construir e que apenas seriam capazes de destruir. J. M. Sverdlov e todo o seu trabalho representam uma refutação viva a essas fantasias ridículas. J. M. Sverdlov e seu trabalho em nosso Partido não são uma casualidade. O Partido que fêz surgir um construtor tão insígne como J. M. Sverdlov pode afirmar com segurança que sabe tão bem construir o novo como destruir o velho.

Longe de mim a pretensão de conhecer inteiramente todos os organizadores e construtores de nosso Partido, porém devo dizer que de todos os organizadores incomuns conheço — depois de Lênin— apenas dois dos quais o nosso Partido pode e deve orgulhar-se: I. F. Dubrovinski, que pereceu no exílio em Turukan, e J. M. Sverdlov que se consumiu no trabalho de edificação do Partido e do Estado.


"Na luta pela paz, pela democracia e pela independência nacional, contra a opressão ianque e contra o governo de Vargas, podem e devem ser ganhas as mais amplas forças sociais, inclusive a burguesia nacional. Os artesãos e pequenos comerciantes, os médios patrões, os industriais e comerciantes que sentem as nefastas conseqüências da dominação imperialista poderão formar em tôrno da aliança operário-camponesa para a luta pela independência e o progresso do Brasil. Esta ampla frente democrática de libertação nacional é o caminho único da salvação de nossa pátria, o caminho através do qual será possível alcançar um futuro feliz para o nosso povo. Se soubermos trabalhar com esta justa compreensão da política de frente única de nosso Partido, a unidade democrática e anti-imperialista de nosso povo surgirá pela iniciativa das próprias massas. Para defender a paz, as liberdades, para a luta contra a miséria e a fome, pela soberania da pátria, milhares de comitês surgirão por toda parte, unindo e organizando as grandes massas de nosso povo, atraindo à vida política ativa milhões de brasileiros. O dever dos comunistas está èm impulsionar a atividade das massas, em apontar o justo caminho da unidade e em lutar por ela. Nisto consiste levantarmos em nossa terra a grande bandeira que nos indicou o camarada Stálin, a bandeira da luta pela paz, pelas liberdades e pela independência nacional".
(Do informe "O XIX Congresso do Partido Comunista da União Soviética e as Tarefas de Nosso Partido", de Luiz Carlos Prestes).

logomarca problemas
Inclusão 31/12/2010