Experiências do PCUS: Intransigência para com as Deficiências, Importante Qualidade do Comunista

V. Tchernichéiev
Secretário do Comitê Regional do P.C.U.S. em Kallningrado

1953


Primeira Edição: ......
Fonte: Problemas - Revista Mensal de Cultura Política nº 57 - Mai de 1954.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

O povo soviético luta abnegadamente pelo cumprimento das resoluções históricas do XIX Congresso do Partido e leva à prática a política elaborada pelo Partido e pelo governo. As grandiosas tarefas que o Partido estabelece para nosso povo apresentam elevadas exigências às organizações do Partido e aos comunistas, organizadores e educadores das massas.

O Partido Comunista, elevando cada vez mais o título e a significação de membro do Partido, sempre emprestou, e empresta, importância particular ao trabalho de educação dos comunistas no espírito da organização e da disciplina. As exigências que se apresentam aos membros do Partido são consideravelmente elevadas porque o Partido Comunista é a força dirigente e orientadora da sociedade soviética. A força e a invencibilidade do Partido; residem na ligação indissolúvel com o povo, na unidade de aço; e na coesão monolítica de suas fileiras, e na fidelidade ao marxismo-leninismo. Os trabalhadores do país soviético convenceram-se, pela experiência de muitos anos, de que o Partido Comunista não tem outros interesses além dos interesses do povo, e de que os comunistas são os lutadores mais avançados e abnegados pela felicidade do povo.

Hoje, quando o Partido mobiliza todo o povo soviético para a realização das grandiosas tarefas de construção do comunismo, aumenta enormemente a significação do trabalho ideológico, educativo e de organização, eleva-se a responsabilidade de cada organização do Partido e de cada comunista pelo cumprimento das diretivas do Partido e pelo fortalecimento da disciplina partidária e estatal. Os êxitos e a amplitude de nosso desenvolvimento dependem, em grande parte, da decisão com que se trave a luta contra as deficiências.

O Partido nos ensina a sermos intransigentes com relação às deficiências. Os Estatutos do Partido Comunista da União Soviética, aprovados pelo XIX Congresso, ressaltam o dever de os comunistas lutarem incansavelmente contra as deficiências e contra todos os fenômenos negativos e anômalos em nosso trabalho. Afirma-se nos Estatutos:

«O membro do Partido não tem o direito de ocultar uma situação insatisfatória, de fechar os olhos aos atos irregulares que prejudicam os interesses do Partido e do Estado.».

Em todas as etapas de seu grande trabalho criador o Comitê Central do Partido alertou as organizações do Partido e todos os comunistas contra o perigo de caírem na auto-suficiência, de deixarem de notar as deficiências no trabalho, uma vez que o comunista que mantém uma atitude de tolerância com relação às deficiências age objetivamente contra o Partido e o Estado.

Ultimamente o Comitê Central do P.C.U.S. e o governo soviético tomaram uma série de importantes medidas no sentido de melhorar a direção do Estado e da economia. Essas medidas mereceram a aprovação de todo o povo. O povo soviético une-se ainda mais estreitamente em torno do Partido Comunista, de seu Comitê Central e do Governo Soviético, mobiliza todas suas forças e sua energia criadora em prol da grande causa da construção do comunismo, e desenvolve ainda mais amplamente a emulação socialista pelo cumprimento triunfante do quinto Plano Qüinqüenal. Nessas condições, eleva-se ainda mais a responsabilidade dos comunistas pela causa do Partido, pela realização prática de sua política e pelo cumprimento de suas resoluções e diretivas.

Juntamente com todo o Partido e com todo o povo soviético, a organização do Partido em Kaliningrado e todos os trabalhadores da região trabalham pela realização das tarefas traçadas pelo XIX Congresso do P.C.U.S.. Aumenta a contribuição dos habitantes de Kaliningrado à causa comum. Este ano a indústria da região começou a fornecer ao país celulose, papel, vagões e outros artefatos em quantidade maior do que no ano passado. Constroem-se cidades em nossa nova região. Aumentou a colheita total de cereais. Aumentou a economia coletiva dos kolkhozes. No ano passado as rendas em dinheiro dos kolkhozes aumentaram em 58%, em relação a 1951, e os fundos indivisíveis subiram de 26%. Os kolkhozes criam, nas proporções necessárias, os fundos de sementes, de seguros e outros fundos sociais; e aumentaram o pagamento em cereais, em dinheiro e em diversos produtos por dia-trabalho. Foram entregues na região, em média, 2,5 quilogramas de cereais por dia-trabalho. Em 1952 a região cumpriu antes do prazo os planos estatais de entrega de cereais, batata, carne, leite e outros produtos. Nos kolkhozes e sovkhozes aumentou consideravelmente a pecuária coletiva e elevou-se sua produtividade. A semeadura de primavera foi bem realizada neste ano de 1953.

Tudo isso é conseqüência da crescente atividade política e produtora dos trabalhadores da cidade e do campo — dirigidos pelas organizações do Partido —, resultado do melhor aproveitamento das reservas para um desenvolvimento mais rápido da economia da região. As organizações do Partido começaram a estudai mais aprofundadamente a produção e a atividade econômica, e a lutar com maior audácia contra os fenômenos negativos em nosso trabalho.

Não é preciso afirmar, porém, que os êxitos alcançados não devem dar origem à auto-suficiência e ao comodismo, porque, como sabemos, nada mais perigoso do que a auto-suficiência e nada mais vulgar do que o otimismo auto-suficiente. Os comunistas de Kaliningrado compreendem que o nível da construção econômica e cultural na região ainda está longe de. corresponder às exigências apresentadas pelo XIX Congresso do Partido. No trabalho das organizações partidárias, soviéticas e econômicas, de nossa região, ainda existem não poucas deficiências, bem como erros sérios. Assim é que por trás dos índices gerais de cumprimento dos planos na indústria e na agricultura se oculta o mau trabalho de determinadas empresas, kolkhozes, sovkhozes e E.M.T.[Estações de Máquinas e Tratores]. Em algumas empresas que cumpre os planos estatais ainda são insatisfatórios os índices qualitativos, e há setores e secções atrasados. Grandes negligências se observam no trabalho das organizações de construção. Ainda não alcançamos uma situação em que todos os kolkhozes e sovkhozes obtenham colheitas ricas e estáveis e possuam uma pecuária coletiva altamente desenvolvida. Nas empresas, nos kolkhozes, sovkhozes e E.M.T. da região ainda se revelam pouco as re-servas internas que são mal utilizadas no aceleramento dos ritmos de desenvolvimento da indústria e da agricultura.

A educação dos quadros e de todos os comunistas no espírito de uma atitude crítica com relação ao trabalho, no espírito da intransigência para com as deficiências — eis uma das condições mais importantes do melhoramento da direção, pelo Partido, da construção econômica e cultural.

* * *

O XIX Congresso do P.C.U.S. estabeleceu para as organizações do Partido a tarefa de elevar a atividade política dos comunistas e de tornar todos os membros do Partido firmes lutadores em prol da realização da política e das resoluções do Partido, intransigentes com relação às deficiências no trabalho e capazes de se esforçarem persistentemente pela eliminação das mesmas. O caminho que leva à solução dessa tarefa é a realização conseqüente da democracia interna no Partido e o desenvolvimento da crítica e autocrítica.

O membro do Partido progride tanto mais rapidamente quanto melhor ele se tempera e se eleva sua responsabilidade pela tarefa, que lhe cabe realizar, bem como por toda nossa atividade partidária, em geral; quanto.mais elevado é o nível do trabalho orgânico-partidário e ideológico; quanto mais conseqüentemente se observam na organização partidária as bases da democracia interna estabelecida pelos Estatutos do P.C.U.S.; quanto mais atentamente a organização do Partido e o Comitê do Partido cuidam do membro do Partido e zelam por sua preparação ideológica e política. A experiência adquirida no trabalho partidário comprova que as infrações à democracia interna no Partido freiam o desenvolvimento da atividade e da iniciativa dos comunistas na luta pela realização das tarefas imediatas que incumbem ao Partido.

A crítica e autocrítica é a arma provada do Partido na luta contra as deficiências. O XIX Congresso do P.C.U.S. indicou que é tarefa do Partido desenvolver cada vez mais amplamente a crítica e autocrítica. No informe de balanço do trabalho do C.C. do Partido apresentado ao XIX Congresso, o camarada Málenkov afirmou que quanto mais amplamente incorporarmos as massas à luta contra as deficiências no trabalho, tanto mais rigoroso será o controle de baixo sobre a atitude de todas nossas organizações e com tanto maior êxito o trabalho marchará. A realização conseqüente da palavra-de-ordem de crítica e autocrítica exige luta decisiva contra todos os que impedem seu desenvolvimento e realizam perseguições e repressões aos que criticam. Os militantes que não contribuem para o desenvolvimento da crítica e autocrítica freiam nosso desenvolvimento, não amadureceram para ser dirigentes e não podem contar com a confiança do Partido.

Segundo os Estatutos do P.C.U.S., aos comunistas cabe o dever de revelar as deficiências no trabalho e de se esforçarem por eliminá-las, lutar contra a euforia exibicionista e a embriaguês pelos êxitos, e, sem considerações de ordem pessoal, comunicar aos órgãos dirigentes do Partido — inclusive ao Comitê Central — as deficiências no trabalho. Os Estatutos do Partido advertem severamente contra quaisquer tentativas de sufocação da crítica e de perseguição aos que criticam, e assinala que sufocar a crítica é um grande mal. Aquele que sufoca a crítica e a substitui pelo exibicionismo e pela louvação não pode estar nas fileiras do Partido.

Em certa ocasião o Comitê Central do P.C.U.S. descobriu na organização regional do Partido em Kaliningrado grandes deficiências e erros na direção da construção econômica e cultural; na seleção, distribuição e educação dos quadros; no trabalho orgânico-partidário, e no trabalho político-partidário. Essas deficiências e erros ocorreram porque no próprio Comitê Regional, nos Comitês Distritais, e nos Comitês Urbanos do Partido a crítica e auto-crítica se achava pouco desenvolvida e se toleravam métodos puramente administrativos. O Comitê Regional dirigia superficialmente os Comitês Distritais, os Comitês Urbanos e as organizações de base, e se conformava com as deficiências e erros em seu trabalho, o que causou dano ao trabalho de educação dos quadros. A organização regional do Partido em Kaliningrado soube corrigir, em grande parte, os erros descobertos. O Comitê Regional começou a dirigir de maneira mais concreta os Comitês Distritais e Comitês Urbanos do Partido; a ouvir com maior freqüência seus informes, e a exigir que escutassem atentamente a voz das massas e apoiassem e desenvolvessem a crítica de baixo.

A iniciativa e a atividade criadoras dos comunistas e de todos» os trabalhadores, bem como seu zelo pelo fortalecimento do Estado soviético, encontram expressão na crítica de baixo.

Entretanto, hoje ainda nem todos os militantes do Partido em nossa região observam estritamente as exigências do Partido no tocante ao desenvolvimento da crítica e autocrítica. O Comitê Regional, analisando o relatório apresentado pelo Comitê Distrital de Tcherniakhovsk, censurou seriamente o Secretário do Comitê Distrital e o Presidente do Comitê Distrital Executivo, que não analisaram de maneira, crítica, os resultados de sua atividade, criando na organização distrital do Partido uma atmosfera de comodismo e enfraquecendo a disciplina estatal e partidária. Esses dirigentes do distrito acolheram de maneira errônea as observações críticas dos comunistas e não contribuíram para o amplo desenvolvimento da autocrítica e da crítica de baixo.

Ainda há dirigentes que com sua atitude errônea no tocante à autocrítica e à crítica de baixo freiam seu desenvolvimento e embotam nos comunistas o sentimento de responsabilidade pelo estado de coisas na empresa, no kolkhoz e na organização do Partido. Ouvindo e concordando em palavras com as observações críticas e as propostas práticas, esses militantes na realidade não tomam medidas para a realização das propostas apresentadas. Ainda há sufocadores da crítica que, valendo-se de sua posição, se esforçam em anular nos subordinados a tendência a falar de deficiências. Assim procederam, por exemplo, o camarada Chubin — Diretor do Sovkhoz n. 52 — e o camarada Mielnik — Secretário do Bureau do Partido — com o camarada Litvinenko, membro do Partido, quando ele comunicou ao Comitê Distrital do Partido em Kaliningrado que esses dirigentes haviam estabelecido compadrio, haviam substituído as relações práticas com base em princípios por relações de amizade, permitiam abusos e usavam mistificações. Os dirigentes do Sovkhoz rapidamente levantaram contra o camarada Litvinenko uma «questão pessoal» e lhe lançaram uma série de acusações. O Bureau do Comitê Distrital em Kaliningrado não se revelou à altura e não soube conduzir-se em toda essa desagradável história. O Comitê Regional fez sindicâncias a respeito. Os resultados da verificação do que dissera o camarada Litvinenko foram debatidos pelo Secretariado do Comitê Regional. Uma penalidade partidária foi imposta ao Diretor do Sovkhoz n. 52 e ao Secretário da organização do Partido nesse Sovkhoz. O Comitê Regional advertiu o Secretário do Comitê Distrital quanto à atitude desonesta diante da declaração do comunista camarada Litvinenko.

O camarada Lutsenko, Chefe da Empresa de Transportes Rodoviários em Kaliningrado, permitiu um caso revoltante de perseguição à crítica. Em vez de reconhecer e corrigir seus erros — aos quais se referiu o motorista—stakhanovista camarada Martirossian nas páginas do jornal da região, o «Pravda de Kallníngrado»

Lutsenko demitiu o motorista por «conduta indigna». A organização do Partido não defendeu o correspondente-operário. Foi o jornal regional que defendeu o camarada Martirossian; o Comitê Distrital do Partido em Kaliningrado chamou à responsabilidade partidária o sufocador da crítica. Isso foi feito, porém, com atraso — mais de um mês depois da perseguição ao correspondente-operário.

Por que tudo isso aconteceu? Porque o Comitê Distrital não estudou profundamente o trabalho da organização do Partido na Empresa de Transportes Rodoviários. Já anteriormente haviam chegado ao Comitê Distrital indicações a respeito da conduta irregular de Lutsenko, e de suas tentativas de perseguir os que fazem crítica, mas não se dava importância a isso. O Comitê Distrital conhecia mal a vida das organizações de base do Partido e não ouvia a voz das massas do Partido; certos dirigentes, valendo-se dessa situação, enveredaram pelo caminho da sufocação da crítica. Por esse condenável estilo de trabalho o Comitê Distrital foi submetido a uma séria crítica no Pleno do Comitê Urbano, crítica de que atualmente está tirando as necessárias conclusões. Atualmente o Comitê Distrital reage mais rapidamente com relação às intervenções dos comunistas nas reuniões e na imprensa, melhora a direção das organizações de base e intensifica o controle da execução. Indubitavelmente, isso se reflete de maneira positiva sobre a atividade de toda organização do Partido no distrito, e contribuirá para que os comunistas elevem os sentimentos de responsabilidade pelo trabalho das empresas e das instituições.

O dirigente do Partido ou qualquer outro dirigente deve ouvir atentamente as opiniões dos comunistas e dos elementos sem Partido, deve saber ouvir as críticas, por vezes desagradáveis a alguns, e saber tirar dessas críticas as necessárias conclusões. No entanto, ainda há dirigentes que, em vez de ouvir atentamente os que intervêm nas reuniões, os interrompem da mesa do Presidium com réplicas e assim se livram das observações críticas. Às vezes acontece que um comunista, ao revelar as deficiências e ao criticar partidariamente um ou outro militante, incorre em qualquer inexatidão quanto a certos fatos. Nesses casos, às vezes, ao invés de apoiar uma eficiente crítica de princípios e de corrigir as deficiências, começam a «malhar» aquele que, em sua justa intervenção, não esclareceu de maneira inteiramente exata qualquer fato, muita vez de somenos importância.

Não se pode falar a sério da educação dos comunistas no espírito da intransigência para com as deficiências; da elevação de sua atividade futura; do desenvolvimento de seus sentimentos de dono do Partido, sem que se criem todas as condições para o desenvolvimento de uma ampla e eficiente crítica de baixo. Justamente para esse aspecto do problema é que o Comitê Regional do Partido chama muito seriamente a atenção das organizações do Partido. Quantas propostas valiosas apresentam os comunistas e com freqüência o Comitê Regional, o Comitê Distrital e o Comitê Urbano não sabem como as organizações do Partido põem em prática essas propostas. Hoje os Comitês do Partido melhoraram o controle do cumprimento das propostas apresentadas pelos militantes e começaram a analisar de maneira mais circunstanciada as observações feitas pelos mesmos e a tomar medidas para corrigir os erros.

As cartas e as declarações, enviadas aos órgãos partidários são uma prova evidente da atividade dos comunistas. Após o XIX Congresso do P.C.U.S. o afluxo de correspondência aumentou. E a questão não está apenas na quantidade de cartas mas também em seu caráter, em seu conteúdo, nas questões que os comunistas levantam nos referidos documentos. Essas cartas constituem concreta manifestação da vigilância dos homens soviéticos, que zelam pela propriedade social, socialista. Nas cartas se expressa o zelo dos comunistas pela melhoria da produção nas empresas; pelo fortalecimento da economia social nos kolkhozes; pela eliminação das deficiências no trabalho das organizações do Partido; pela melhoria das condições culturais e de vida dos trabalhadores. Via de regra, as cartas caracterizam-se por seus princípios partidários, pela audaz colocação das questões socialmente importantes e que têm significação nacional. É particularmente valioso que nas cartas não apenas se fala das deficiências mas também se dão conselhos práticos de como corrigi-las e de como melhorar o trabalho.

Em documento endereçado ao Comitê Central do P.C.U.S. e ao Comitê Regional do Partido, um dos comunistas da organização do Partido na Região Marítima informou das grandes deficiências na atividade do Comitê do Partido na Região Marítima e de seus Secretários. O Comitê Regional considerou a informação com toda a seriedade. À Região Marítima foi enviado um grupo de dirigentes, chefiados pelo Secretário do Comitê Regional, grupo que verificou cuidadosamente a atividade do Comitê na Região Marítima. Foi comprovado que as falhas no trabalho do Comitê da Região Marítima eram ainda mais consideráveis do que fora mencionado na carta. Constatou-se que o mesmo Comitê reorganiza lentamente o trabalho para atender às exigências do XIX Congresso do Partido. Os Secretários desse Comitê subestimavam o trabalho ideológico; cometiam sérios erros na seleção, distribuição e educação dos quadros; não educavam os comunistas e os ativistas do Partido no espírito da intransigência para com as falhas, e não contribuíam para o desenvolvimento da crítica e autocrítica. Tudo isso se refletia de maneira negativa na atividade econômica dos kolkhozes, dos sovkhozes, das E.M.T., e das empresas industriais do distrito. Os materiais relativos à sindicância foram discutidos na sessão do Bureau do Comitê Regional do Partido. A resolução do Bureau do Comitê Regional foi debatida no Pleno do Comitê da Região Marítima e nas organizações de base. O Comitê Regional enviou à Região Marítima um grupo de dirigentes a fim de prestar ajuda ao Comitê local. Tomaram-se medidas para a intensificação do trabalho orgânico-partidário e do trabalho ideológico. Tudo isso elevou a responsabilidade dos comunistas e contribuiu para mobilizar os trabalhadores da Região Marítima em torno da solução das tarefas políticas e econômicas.

Baseando-se em cartas e informações dos comunistas, o Comitê Regional do Partido tomou ultimamente uma série de medidas que concorreram para a melhoria do trabalho de muitas empresas, obras, kolkhozes e instituições.

Reagir de maneira eficaz e justa às cartas dos comunistas e de todos os trabalhadores estimula as massas a lutar contra as deficiências. O Comitê Regional parte dessa consideração. Com base nas cartas e informações, realiza-se uma sindicância cuidadosa, e depois, de acordo com os resultados do controle, se tomam medidas que assegurem a abolição das deficiências descobertas. É muito importante que os Comitês do Partido saibam analisar aprofundadamente as cartas e comunicações recebidas, tirar conclusões das mesmas e ver, através de falhas grosseiras e de erros isolados, as deficiências no sistema, no estilo de trabalho de umas ou outras organizações e instituições; que saibam — como se diz — pegar o fio da meada.

Ainda não é em toda parte que se manifesta entre nós uma atitude cuidadosa e atenta para com as cartas e declarações que chegam às organizações do Partido e outras organizações; ainda não foram abolidas as manifestações de burocracia no procedimento com as cartas, e há uma, atitude indiferente em relação às mesmas. Há militantes que não realizam aprofundado controle das indicações relativas a uma situação indesejável vigente em um ou outro setor e resolvem os problemas com medidas formais. Ainda há dirigentes burocratas que consideram que os militantes de base não devem informar,os órgãos superiores das deficiências no trabalho, não devem «lavar a roupa suja fora de casa».

Aquele que impede um membro do Partido de cumprir seu dever de, sem considerações pessoais, informar os órgãos dirigentes do Partido das deficiências no trabalho deve ser punido severamente como transgressor da vontade do Partido. O dever das organizações do Partido é criar condições para que todos os comunistas possam revelar, de maneira audaz e sem temor, as deficiências no trabalho das organizações e instituições. Quanto mais energicamente lutarem as organizações do Partido contra as deficiências, tanto mais elevarão o nível ideológico e político dos comunistas, tanto melhor inculcarão nos comunistas qualidades como a honestidade e a sinceridade, tanto maior será seu êxito na solução das tarefas diárias.

Até hoje, porém, defrontamos com o fato de determinados colunistas se esquecerem dessa importantíssima exigência do Estatuto do Partido e enveredarem pelo caminho do ocultamento e desfiguração da verdade. Ao invés de reconhecer suas falhas corajosamente — como cabe a um comunista —, o militante esforça-se por diminuir a gravidade das mesmas e, às vezes, por ocultá-las totalmente, embelezando a situação.

Ultimamente o Comitê Regional analisou a conduta de alguns dirigentes que tentavam enganar os órgãos soviéticos e partidários por meio de embustes. No relatório relativo ao cumprimento do Plano de Desenvolvimento da Pecuária, a administração do Kolkhoz Andréiev (distrito de Guarda), ao informar sobre número de cabeças de gado e de suínos, fez um aumento por sua própria conta. A administração do kolkhoz valeu-se desse embuste para receber um prêmio pela superação do plano. O gerente da Secção Agrícola no distrito — camarada Razuváiev —, o Presidente do Comitê Distrital Executivo — camarada Kaliuni —, e o Sub-Chefe da Administração Regional da Agricultura — camarada Smírnov — não podiam deixar de saber desse procedimento e, como se constatou por ocasião do controle, realmente tinham conhecimento do fato. Lamentavelmente, porém, não revelaram espírito de Partido, não fizeram cessar esse procedimento anti-estatal, e se calaram a respeito. O Comitê Regional do Partido condenou severamente esses dirigentes.

Analisando as causas desse gênero de fenômenos anômalos tentamos esclarecer sua natureza e concluir por que alguns comunistas se calam, não os denunciam, não procedem segundo as exigências dos Estatutos. A vida nos convence de que assim procedem os comunistas e os dirigentes que se atrasam no sentido ideológico e político e preferem a tranqüilidade pessoal aos interesses do trabalho. A atmosfera de ocultamente das falhas surge e se cria nos lugares onde na organização do Partido não se acha desenvolvida a crítica e autocrítica, onde imperam o compadrio, a subserviência, a falta de responsabilidade pessoal.

É preciso reconhecer que o Comitê Regional freqüentemente tem descoberto com grande atraso sérias deficiências e a atividade anti-estatal de certos dirigentes, quando as falhas se avolumaram e se torna difícil corrigi-las. Isso se verificou e às vezes se verifica porque o Comitê Regional ainda se acha insuficientemente ligado aos distritos, às empresas e às organizações do Partido.

Por exemplo: demasiadamente tarde foram descobertos os sérios erros cometidos, em seu trabalho, pelo camarada Orlov, diretor da usina mecânica do distrito Stálingado de Kaliningrado. Ele obrigava os chefes de secções, o chefe da secção de planejamento e o gerente do depósito da produção a registrar, nos relatórios mensais, dados exagerados sobre o cumprimento do programa de produção. Acontecia que os produtos incluídos nos relatórios mensais como produção já pronta tinham que ser acabados e completada a quantidade devida nos meses subseqüentes. Em 1952 a fábrica registrou, no relatório oficial, um considerável aumento no tocante ao cumprimento do plano anual de produção. O diretor substituiu o trabalho de educação dos quadros por métodos puramente administrativos; agia desligado da organização partidária, ignorava suas resoluções, não tolerava a crítica e a sufocava. Os erros e as deficiências que os órgãos partidários lhe indicavam eram por ele reconhecidos em palavras, e prometia corrigi-los; na realidade, porém, tudo continuava como antes. Orlov foi submetido a severo castigo. Entretanto, as medidas foram tomadas muito tardiamente. Disso são culpados não só o Comitê Distrital de Stalingrado e o Comitê Urbano de Kaliningrado, mas também a Secção da Indústria e dos Transportes do Comitê Regional do Partido.

De todos esses fatos se conclui que é necessário fortalecer a ligação do Comitê Regional, dos Comitês Urbanos e dos Comitês Distritais com as organizações do Partido; melhorar por todos os meios a educação política dos comunistas; desenvolver a vigilância de nossos quadros e a habilidade em descobrir o mal ainda em germe, para evitá-lo, não permitindo que cresça e cause dano aos interesses do Partido e do Estado.

* * *

A educação dos comunistas como homens que lutam incansável e abnegadamente pelas diretivas do Partido e pela observância de uma atitude intransigente para com as debilidades depende, antes de tudo, do estado do trabalho partidário nas organizações de base. As organizações de base são o alicerce do Partido, os realizadores diretos de sua política. Nas organizações de base os comunistas passam pela escola da educação partidária. O Bureau e o Secretário da organização de base só podem assegurar o papel dirigente e de vanguarda dos comunistas elevando o nível político e ideológico de cada membro e candidato a membro do Partido, educando-o e temperando-o. A tarefa, por conseguinte, consiste em fortalecer incessantemente as organizações de base, melhorar seu trabalho político e ideológico e conseguir a elevação do papel de vanguarda dos comunistas na construção econômica e cultural.

Na região de Kaliningrado não só em todas as empresas industriais mas também em todos os kolkhozes, sovkhozes e E.M.T, existem organizações de base do Partido. Os Comitês Distritais e os Comitês Urbanos começaram a dedicar-lhes mais atenção e a cuidar mais aprofundadamente do trabalho partidário interno. Há muitas organizações de base que realizam um trabalho político de massas rico de conteúdo, exercem séria influência sobre a atividade econômica, e se esforçam por melhorá-la. Entretanto, é necessário avaliar a situação de maneira sóbria. Nem todas as organizações de base do Partido já vivem uma ativa vida política; há organizações do Partido que não asseguram a necessária têmpera ideológica dos comunistas, sua responsabilidade pela realização, na prática, da política do Partido e de suas resoluções; em tais organizações do Partido com freqüência defrontamos fatos de atitude tolerante para com os defeitos.

Alguns Comitês Distritais e Comitês Urbanos dão ainda pouca ajuda às organizações de base na educação dos comunistas, pouco trabalham com os Secretários dessas organizações, e nem sempre se apóiam nas organizações de base. Até recentemente assim procedeu, por exemplo, o Comitê Distrital de Slavsk. Dirigia as organizações de base de maneira insuficiente; nos kolkhozes e sovkhozes os militantes do Comitê Distrital tratavam apenas com dirigentes da economia. As questões do fortalecimento das organizações de base do Partido, da elevação de seu papel, do trabalho ideológico, da seleção e da educação dos quadros, e do desenvolvimento da crítica e autocrítica não foram o motivo central da atenção do Comitê Distrital. O Comitê Distrital violou o princípio da direção partidária exercida sobre as organizações soviéticas e econômicas, fez as vezes das mesmas e não elevou sua responsabilida-. de pelo trabalho. Assumindo funções que não lhe eram próprias o Comitê Distrital ao mesmo tempo enfraqueceu o trabalho partidário; dedicava pouca atenção à educação ideológica e política dos comunistas. Em conseqüência disso, havia no distrito transgressões da disciplina partidária e estatal, a desonestidade, e a tolerância para com as deficiências.

O Comitê Regional chamou a atenção do Comitê Distrital de Slavsk para seus erros e ó ajuda a corrigi-los. Como no caso do Comitê Distrital de Slavsk, o Comitê Regional ensina outros Comitês Distritais e os adverte quanto à repetição de erros idênticos.

Esforçando-se por melhorar o trabalho das organizações de base, os Comitês.do Partido dedicam particular atenção à elevação do papel das reuniões do Partido. As reuniões do Partido, como se sabe, são uma escola de educação dos comunistas; tornam os comunistas coesos e os temperam, e elevam sua responsabilidade na causa partidária e sua atividade na luta pelo cumprimento das resoluções do Partido e na luta contra as deficiências. Nas reuniões o membro do Partido pode valer-se totalmente dos direitos que lhe são outorgados pelos Estatutos do P.C.U.S.. Entretanto, as reuniões alcançam esse objetivo quando no debate se discutem as questões que têm significação atual; quando se conseguem a elevada atividade dos comunistas, a autocrítica e, particularmente, a crítica de baixo, sem consideração de pessoas.

À base da experiência adquirida pela organização do Partido no Combinado de Celulose n. 2, em Kaliningrado, podemos verificar o grande papel que a assembléia partidária representa na mobilização do coletivo para a abolição das deficiências se nela se criam condições para um debate amplo e prático e para um amplo desenvolvimento da crítica de baixo. Esse Combinado não cumpriu o plano. Na reunião do Partido os comunistas submeteram a aguda crítica a direção da empresa; tantos eram os que desejavam intervir, que a assembléia teve de ser continuada na tarde seguinte. Nas intervenções manifestou-se receio pela situação que se criara no Combinado. Os comunistas afirmaram que os dirigentes do Combinado não utilizavam as reservas internas da empresa, e que o Bureau da organização do Partido e o Comitê Sindical da fábrica e da usina pouco desenvolviam, a emulação socialista. Os oradores exigiram que a Administração e os membros do Bureau do Partido no Combinado vencessem sua própria indulgência, assegurassem um trabalho preciso e bem organizado das secções e dos departamentos, e melhorassem a direção da emulação socialista. A fidelidade aos princípios e o elevado espírito de exigência manifestados pelos comunistas obrigaram os dirigentes do Combinado a superar as deficiências em sua atividade. Ao mesmo tempo a organização do Partido desenvolveu grande trabalho de organização e político para a realização da resolução aprovada, e conseguiu elevar a responsabilidade pessoal de cada comunista pelo setor sob sua responsabilidade. Os esforços da organização do Partido coroaram-se de êxito: o Combinado começou a trabalhar melhor.

Entretanto, na preparação e realização das reuniões do Partido ainda há sérias lacunas. Alguns militantes do Partido não se preocupam com que os comunistas tenham possibilidade de intervir nas reuniões, manifestem sua opinião e critiquem as falhas. Com freqüência acontecia o seguinte: os chamados oradores oficiais intervinham na reunião, e não sobrava tempo para as intervenções dos comunistas de base. A isso com razão se referiram os comunistas quando as organizações do Partido debateram os resultados do XIX Congresso do P.C.U.S. O Comitê Regional, os Comitês Distritais e os Comitês Urbanos, levando em conta essas observações, começaram a zelar mais atentamente pela observância dos princípios da democracia interna do Partido. Dedica-se atenção particular a que nas reuniões se discutam com maior freqüência as questões do trabalho orgânico e ideológico, a que se revelem com mais audácia as deficiências, e a que os informes não apresentem um tom de louvação e indulgência.

Os Comitês do Partido ainda não conseguiram a realização regular das reuniões em cada organização de base. Em várias organizações do Partido as reuniões se realizam em nível baixo e com um fraco comparecimento dos comunistas. Ao convocar as reuniões os Secretários e os membros do Bureau das organizações do Partido nem sempre se preocupam em assegurar o desenvolvimento da crítica e autocrítica. E até hoje nem sempre se levam em conta, nas resoluções tomadas, as propostas práticas e as observações manifestadas pelos comunistas durante os debates. Entretanto, isso é radicalmente contrário às bases da democracia interna e representa uma transgressão dos legítimos direitos dos membros do Partido.

O Comitê Regional, os Comitês Urbanos e os Comitês Distritais consideram seu dever elevar por todos os meios o papel das reuniões do Partido e afastar tudo que impeça o desenvolvimento político e ideológico dos comunistas e lhes dificulte uma ativa participação na vida partidária.

A intransigência em relação às deficiências é uma qualidade que se precisa cultivar em todo comunista, explicando pacientemente a todos os membros do Partido seus deveres e direitos, inscritos nos Estatutos do P.C.U.S.. Procedem bem as organizações de base do Partido que, sem se limitar a conferências sobre os Estatutos do P.C.U.S., debatem nas reuniões do Partido as questões dos deveres e dos direitos dos membros do Partido. Os informantes ligam as teses dos Estatutos do P.C.U.S. à atividade prática de determinada organização de base; mostram como os comunistas cumprem seus deveres e, em particular, como lutam contra as falhas; revelam sua sinceridade e honestidade perante o Partido; mostram como a organização do Partido educa os comunistas no espírito das exigências dos Estatutos do P.C.U.S.. Reuniões como essas se realizaram, por exemplo, nas organizações do Partido no departamento de construção de Ozier, nos sovkhozes nºs. 10 e 17, e em muitas outras organizações de base do distrito de Ozier. Elas se realizaram de maneira muito viva: os oradores criticaram os que transgrediam a disciplina partidária e estatal e pouco lutavam contra as falhas. As assembléias tiveram grande papel educativo; os comunistas submetidos à crítica começaram a considerar seus deveres com maior responsabilidade. Tem muito valor o fato de que muitas organizações de base começam a controlar o cumprimento, por todos os comunistas, dos Estatutos do P.C.U.S.; prestam ajuda aos mesmos a tempo, e os advertem com relação aos erros. Quando a organização do Partido reage contra qualquer violação dos Estatutos, isso educa os comunistas, eleva sua responsabilidade no trabalho, na atividade de toda organização do Partido e no cumprimento dos Estatutos do P.C.U.S..

Na prática do trabalho de educação é muito grande a força do exemplo. Os comunistas não cumprem seus deveres de maneira idêntica. Por isso é importante apontar como exemplo para toda a massa do Partido os comunistas que cumprem com firmeza as resoluções do Partido e manifestam intransigência para com as deficiências. Nesse sentido, as organizações do Partido devem frisar que a intransigência do comunistas para com as debilidades, e a luta firme contra os fenômenos anômalos, é uma realização concreta das exigências dos Estatutos do P.C.U.S..

Os comunistas educam-se no trabalho prático, na superação das dificuldades, na luta pela causa do Partido. Levando isso em conta, os Comitês do Partido esforçam-se no sentido de que todo comunista tenha a seu cargo uma tarefa concreta para realizai diariamente. As incumbências partidárias têm aqui papel particularmente importante. Onde os comunistas sabem cumprir perfeitamente bem os encargos que lhes são confiados, eleva-se sua atividade política e se verifica a intransigência para com as deficiências. A prática demonstra que, com uma cuidadosa planificação do trabalho da organização do Partido, para cada membro ou candidato a membro do Partido há uma grande e importante atividade em cuja realização o comunista sente mais profundamente sua responsabilidade pessoal, aprecia de maneira crítica o estado de coisas em sua organização, nota mais rapidamente as deficiências e luta mais ativamente no sentido de corrigi-las.

Sabe-se que na melhoria do trabalho das organizações de base, no desenvolvimento da atividade dos comunistas, na formação de uma atitude intransigente para com as falhas, importante papel cabe aos Plenos dos Comitês, às reuniões dos ativistas do Partido. Os Plenos dos Comitês do Partido e as reuniões do ativo devem dar às organizações de base exemplos de uma profunda análise das questões, e de crítica e autocrítica de princípios. Todos sabem também que a crítica de baixo se desenvolve mais amplamente; que as falhas são reveladas com maior audácia e mais rapidamente eliminadas nos lugares em que os militantes do Partido, os dirigentes e o ativo são modelos de atitude honesta e conscienciosa com relação à crítica.

Os Plenos dos Comitês Distritais e dos Comitês Urbanos realizam-se atualmente com regularidade em nosso país. Entretanto, não é em toda parte que se dá a devida atenção à preparação dos Plenos. Os membros dos Comitês Distritais, dos Comitês Urbanos e os ativistas quase não são incorporados à preparação das questões debatidas nos Plenos. Os informes são preparados por um pequeno grupo de militantes do aparelho e sem uma profunda verificação e análise do trabalho, não refletindo, por isso, a situação real. Recentemente foram discutidas no Pleno do Comitê Urbano em Tcherniákhov a situação do trabalho político de massas entre os trabalhadores da cidade e as medidas necessárias à sua melhoria. O informe do camarada Skobiéliev, Secretário do Comitê Urbano, foi superficial. O informante falou mais dos êxitos, procurando silenciar os sérios e grosseiros erros existentes no trabalho de massas e na insuficiente direção do mesmo por parte do Comitê Urbano. Os participantes do Pleno manifestaram opinião inteiramente diferente: afirmaram que o informe não reflete a situação real das coisas e que nem todos os exemplos citados pelo informante correspondem à realidade.

Evidentemente é difícil esperar que um Comitê Urbano ou um Comitê Distrital que mantenha atitude não crítica com relação ao estado de coisas na cidade ou no distrito possa educar as organizações de base e todos os comunistas no espírito da intransigência para com as deficiências, como exigem os Estatutos do P.C.U.S..

A educação dos comunistas no espírito da intransigência para com as debilidades acha-se organicamente ligada ao controle do cumprimento das resoluções do Partido. O controle sistemático da execução das tarefas desenvolve nos militantes um elevado espírito de exigência para consigo mesmo e para com os outros; fortalece a disciplina partidária e estatal, e os obriga a se esforçarem. No XIX Congresso do Partido foi assinalado que o objetivo do controle da execução das tarefas reside, antes de tudo, em descobrir as deficiências, em revelar as contravenções, em aconselhar os militantes honestos, em castigar os incorrigíveis, e em conseguir o cumprimento da resolução tomada; é necessário estudar a experiência e na base desse estudo assegurar uma solução mais justa e econômica da tarefa estabelecida.

O Comitê Regional do Partido esforça-se por melhorar o trabalho de controle do cumprimento das resoluções do Partido e do governo, bem como de suas próprias decisões. Vamos considerar um exemplo concreto. Durante anos nossa região não cumpria o plano estatal de desenvolvimento dos serviços cinematográficos. Os militantes incumbidos desse setor foram unânimes em demonstrar não ser possível conseguir melhores resultados. Entretanto sua opinião foi refutada quando o Comitê Regional começou a observar permanentemente esse setor de trabalho. Dentro de pouco tempo os referidos serviços melhoraram. Hoje o plano é superado todos os meses.

Em muitos Comitês Distritais e Comitês Urbanos o controle da realização das tarefas ainda é insuficiente, o que revela a existência de deficiências essenciais em sua direção por parte do Comitê Regional. A ausência de um controle sistemático da execução explica o fato de, freqüentemente, resoluções tomadas não se transformarem em ações concretas; de em determinados setores permanecerem por longo tempo militantes fracos, atrasados, e, às vezes indignos; de defeitos e erros não serem revelados a tempo.

O Pleno do Comitê Urbano de Kaliningrado discutiu, em janeiro do corrente ano, a questão do trabalho das instituições culturais e educativas da cidade. O debate foi precedido de séria preparação e de cuidadoso estudo da situação; o ativo do Partido participou da preparação. A resolução tomada no Pleno foi concreta é mobilizou todos para a correção das falhas e para a considerável elevação do trabalho cultural e educativo na capital da região. Entretanto, muitos pontos dessa resolução não foram cumpridos porque o Comitê Urbano e os Comitês Distritais não estabeleceram o controle do cumprimento da resolução e porque não foi feito o necessário trabalho de organização. Em muitas organizações de base do Partido às quais a resolução do Comitê Urbano diretamente diz respeito não houve sequer debate da mesma.

Essa atitude diante de resoluções dos órgãos partidários impede a educação dos comunistas no espírito da observância da disciplina partidária e estatal, no espírito da intransigência para com as debilidades. A ausência do controle da execução dá origem à ir responsabilidade e à indisciplina.

As resoluções partidárias expressam a vontade dos comunistas; elas traduzem suas propostas, que visam a melhorar o trabalho. Assegurar o cumprimento das resoluções das reuniões do Partido, dos plenos, das conferências e das reuniões do ativo significa a conquista de êxitos no trabalho e, assim, a elevação ainda mais acentuada da atividade dos comunistas e a incorporação de amplas massas à descoberta e abolição das deficiências.

O Partido Comunista é forte pela unidade de vontade e de ação, e pela atividade e abnegação tanto do Partido, em seu todo, como de cada uma de suas organizações de base e de cada membro do Partido. Mobilizando o povo soviético para a solução das tarefas estabelecidas pelo XIX Congresso do P.C.U.S, o Partido eleva, ainda mais, o papel de vanguarda dos membros do Partido na construção do comunismo, e intensifica a capacidade de luta de todas as organizações do Partido e seu papel organizador e político entre as massas. Os interesses de nosso avanço para o comunismo exigem a melhoria de todo o trabalho partidário; o amplo desenvolvimento da democracia interna no Partido e da crítica e autocrítica; e a elevação, por todos os meios, da atividade e da capacidade das massas do Partido.

As organizações do Partido devem educar todos os membros do Partido de maneira a que cumpram com os deveres estabelecidos pelos Estatutos do P.C.U.S, e possam utilizar completamente seus direitos na luta contra as deficiências no trabalho e pela realização da política e das resoluções do Partido.


logomarca problemas
Inclusão 06/08/2011