Do Partido Progressista do Trabalho do Canadá

Ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil

Novembro de 1954


Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 64, dezembro 1954 a fevereiro de 1955.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Aos Dirigentes e Delegados do IV Congresso do Partido Comunista do Brasil.

Caros Camaradas:

Orgulhosos de vossa firme direção do povo, admirando vosso novo e brilhante Programa e com plena confiança na próxima vitória das forças nacional-democráticas que inspirais, o Partido Progressista do Trabalho do Canadá envia combativas saudações revolucionárias ao heróico Partido Comunista do Brasil. Estamos certos de que vosso grande e histórico Congresso traçará o caminho para a conquista, no Brasil, da verdadeira independência nacional e — por meio da luta pela independência — para a democracia popular e o socialismo.

As tarefas e problemas que a classe operária e seu Partido enfrentam no Canadá, têm semelhança impressionante com aqueles que o vosso Partido e as forças democráticas avançadas têm diante de si no Brasil. No Canadá, do mesmo modo que no Brasil, uma camarilha numericamente pequena de ricos capitalistas especuladores e os interesses dos grandes possuidores entregam o país a imperialistas estrangeiros. Controlam provisoriamente nosso país e nosso governo, mas, de fato, seu papel é o de agentes do imperialismo dos Estados Unidos. Isto acontece até mesmo no seu trabalho de direção da exploração imperialista que se centraliza no Canadá, como, por exemplo, a Brazilian Traction, Light & Power Corporation que, como um polvo, mais e mais estende seus tentácuios sobre a economia de vosso país. Tanto no Brasil como no Canadá seu objetivo é impedir o pleno desenvolvimento da economia nacional, e, por conseguinte, a construção de uma firme base econômica para a completa independência nacional. Ao contrário, eles transformam nossas grandes, ricas e belas pátrias em países dependentes, em reservas de matérias primas industriais para a rapace máquina de guerra dos Estados Unidos. No Canadá, regiões inteiras do país, juntamente com seus inestimáveis recursos, são vendidos a imperialistas estrangeiros. No Canada sua traição anda bem adiantada. O imperialismo íanque já domina nosso país a ponto de ocupar militarmente as suas áreas decisivas com forças armadas dos Estados Unidos.

No entanto, agora se desenvolve um grande despertar democrático nacional. Com base no ressenjimento geral dos canadenses contra a arrogância tanque e o vil papel desempenhado pelo imperialismo norte-americano na Guatemala, bem como na Coréia, está se cristalizando um crescente sentimento nacional e democrático, decidido a pôr termo à dominação dos Estados Unidos e reconquistar para nosso povo o controle do Canada. Círculos cada dia mais amplos de operários e seus aliados democráticos já compreendem que a perseguição furibunda aos comunistas, realizada pelos próprios indivíduos que traem nosso país, reflete com clareza seu medo crescente à vaga montante do ódio das massas populares.

Os imperialistas dos Estados Unidos na sua louca orientação para dominar todo o mundo — pelo uso, se necessário, da bomba de hidrogénio — estão revelando serem os inimigos de tudo o que a humanidade possui de nobre. Ameaçam a independência nacional e a própria existência física de todos os povos das Américas. A luta pela libertação de nossos países do jugo asfixiante do imperialismo norte-americano e de seus agentes e lacaios nacionais, nos une num grande campo de ação nacional-democrática e de amor ao país, de defesa militante da democracia, de devoção à paz e de anseio de progresso social.

O futuro de nossos países nas Américas do Norte, do Centro, do Sul e do Caribe não será determinado pelos predatórios interesses imperialistas personificados por John Foster Dulles nem pelos Césares de barro, que atualmente liquidam a democracia em muitos de nossos países; tal futuro será decidido pelos povos das Américas, unidos por inquebrantáveis laços de fraternidade numa ação de âmbito hemisférico para conquistar, cada qual em nosso próprio país, a verdadeira independência nacional, a democracia popular, a paz, a construção do socialismo e, no futuro — como é hoje perfeitamente visível — nosso brilhante objetivo de Comunismo para toda a humanidade.

Viva o glorioso Partido Comunista do Brasil e sua heróica direção personificada em nosso grande camarada Prestes!

Viva a solidariedade combativa das forças revolucionárias da classe operária das Américas!

Avante para a vitória da paz, da independência nacional, da democracia popular e do socialismo!

Pelo Comitê Nacional do Partido Progressista do Trabalho do Canadá
Tim Buck


logotipo problemas
Inclusão 12/11/2006