Do Partido Comunista do Uruguai

Ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil

Novembro de 1954


Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 64, dezembro 1954 a fevereiro de 1955.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Saudação apresentada pelo representante do Comitê Central do Partido Comunista do Uruguai.

O camarada representante do Comitê Central do Partido Comunista do Uruguai, entre outras coisas, disse:

Camaradas congressistas, camaradas do Presidium:

Trago a saudação fraternal da direção do Partido Comunista do Uruguai a este magnífico IV Congresso e à combativa e capacitada direção do Partido Comunista do Brasil que produziu o grandioso feito de realizar este Congresso nas difíceis condições da mais absoluta clandestinidade. E trago também a saudação fraternal e um caloroso abraço do Secretário Geral do Partido Comunista do Uruguai, o compenheiro Eugênio Gomez, para seu velho amigo, o camarada Luiz Carlos Prestes.

Estamos muito satisfeitos de nos encontrarmos aqui, convidados pelo grande Partido Comunista irmão; recolheremos neste Congresso valiosas experiências que saberemos utilizar em nosso Partido. O estreitamento de relações fraternais entre os Partidos, o intercâmbio de experiências, a ajuda mútua na luta contra o imperialismo e a reação, fazem parte do internacionalismo proletário, que tão bem caracterizaram Lênin e Stálin e com tanta fidelidade põe em prática o grande Partido irmão da União Soviética.

Os comunistas do Uruguai, sob a inspiração e direção do camarada Gomez, seguimos sempre o princípio do internacionalismo proletário. Nos últimos tempos desencadeamos lutas parlamentares e de massas em solidariedade ao povo da Guatemala, aos presos políticos do Brasil, Chile, Argentina, Paraguai e Estados Unidos da América do Norte. Por outro lado, utilizamos sempre as experiências de outros partidos: durante quase um ano estudamos as conclusões do XIX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, realizando cursos em todas as instâncias; e, depois da reunião de vosso Comitê Central, fizemos uma ampla discussão no Partido, na direção e no ativo, dos projetos de Programa e de Estatutos do Partido Comunista do Brasil, e dos Informes de Prestes e Amazonas, documentos vafóosos para todos os Partidos da América Latina, que desenvolvem uma autocrítica corajosa, de tipo bolchevique, e que caracterizam com clareza, simplicidade e firmeza a etapa da revolução nacional-libertadora. O Programa do Partido Comunista do Brasil é uma arma teórica formidável para orientar o desenvolvimento dos combates contra o imperialismo e seus lacaios nacionais não apenas no Brasil como em todos os países do Continente.

Todas as lutas econômicas desencadeadas no Uruguai foram estreitamente ligadas às palavras de ordem políticas do momento, acentuando-se sempre a perspectiva de um governo democrático de libertação nacional. Demonstramos ao povo que o Tratado Militar com os ianques é humilhante e custa milhões. Desmascaramos o governo que prometia enviar quatro mil uruguaios para a Coréia, e não pôde enviar nenhum. Obtivemos 350.000 assinaturas contra a bomba atómica e por um acordo entre as cinco grandes potências. Obrigamos, através da agitação de massas, que o Banco da República firmasse um importante acordo comercial com a União Soviética.

Viva a solidariedade dos povos da América Latina!

Viva o camarada Luiz Carlos Prestes!

Viva o Partido Comunista do Brasil e sua direção!

Viva o IV Congresso do Partido Comunista do Brasil!


logotipo problemas
Inclusão 12/11/2006