Carta à Maioria do Comitê Nacional

Leon Trotsky

3 de Janeiro de 1940

logotipo

Primeira Edição: Leon Trotsky, In Defense of Marxism, New York 1942.
Fonte: "Em Defesa do Marxismo", publicação da Editora "Proposta Editorial"
Direitos de Reprodução: © Editora Proposta Editorial. Agradeçemos a Valfrido Lima pela autorização concedida.


Queridos amigos:

Recebi os dois documentos da oposição(1), estudei aquele sobre conservadorismo burocrático, e agora estou estudando o segundo, sobre a questão russa. Que escritos lamentáveis! É difícil encontrar uma frase que expresse uma idéia correta ou que situe uma idéia correta em um lugar correto. Gente inteligente e inclusive de talento, que assumiu uma posição evidentemente falsa, afunda-se cada vez mais em um beco sem saída.

A frase de Abern sobre a "cisão" pode ter dois sentidos: ou deseja nos assustar com uma ruptura, como fez durante a discussão sobre o entrismo(2), ou realmente quer cometer seu suicídio político. No primeiro caso, ele não impedirá que tenhamos uma análise marxista da política da oposição. No segundo, não se pode fazer nada; se uma pessoa adulta quer se suicidar, é difícil impedi-la.

A reação de Burnham é um desafio brutal para todos os marxistas. Se a dialética é uma religião e se é certo que a religião é o ópio do povo, como pode se negar a lutar para libertar seu próprio partido deste veneno? Estou escrevendo uma carta aberta a Burnham sobre esta questão. Não acredito que a opinião pública da Quarta Internacional permita que o diretor de uma revista teórica marxista limite-se a tão cínicos aforismos sobre os fundamentos do socialismo científico. De toda forma, não descansarei até que as concepções anti-marxistas de Burnham sejam desmascaradas até o fim, diante do Partido e da Internacional. Espero enviar a carta aberta, no mínimo o texto russo, depois de amanhã.

Ao mesmo tempo, estou escrevendo uma análise dos dois documentos. A explicação deles é excelente, porque estão de acordo em divergir sobre a questão russa.

Estou furioso por ter que perder tempo lendo estes documentos absolutamente antiquados. Os erros são tão elementares que se faz necessário um esforço para recordar os argumentos necessários do ABC do marxismo.

W. RORK (Leon Trotsky)
Coyoacán (México)


Notas:

(1) Os dois documentos são: “A guerra e o conservadorismo burocrático” e “O que está em questão na discussão sobre a questão russa”. (retornar ao texto)

(2) Entrismo no Partido Socialista. (retornar ao texto)

Inclusão 19/06/2009