Dicionário político

Victor Leduc

Retrato Victor Leduc

(1911-1993): Valdemar Nechtschein seu verdadeiro nome, nasceu em Berlim, em 1911, em uma família de judeus comunistas russos, exilados após o fracasso da revolução de 1905. Eles chegaram à França em 1914. Em 1934, Victor Leduc ingressou no Partido Comunista.
Em 1940 ingressou na Resistência ao lado de, entre outros, Jean-Pierre Vernant, Jeanne Modigliani, Lucie Aubrac. Em 1943, foi preso pela polícia francesa. Após a guerra, ele contribuiu para vários meios de comunicação; primeiro ele dirigiu Action (semanário comunista) e foi responsável por Revue internationale du mouvement de la paix, e escreveu para Cahiers du communisme, Nouvelle Critique e l'Humanité. Sob o título "Communisme et Nation", em 1954, publicou o seu pensamento sobre um possível desenvolvimento no PC de uma concepção de nação independente do conflito de classes.
Na sequência dos acontecimentos na Hungria em 1956, se distanciou do PCF. Ele participou do Comitê de Intelectuais contra a guerra na Argélia. Em 1970 ele se filiou ao Partido Socialista Unificado (PSU).