logotipo
  Pravda (Verdade)

O Pravda original foi dirigido, a partir de outubro de 1908, por Trotsky (o chamado Pravda vienense), pequeno jornal que era publicado desde 1905 por um grupo de mencheviques ucranianos. No final deste ano, o grupo foi dissolvido e Trotsky passou a ser o dono do jornal Pravda, do qual conseguiu publicar apenas 5 edições, mas que conseguiu ampla divulgação na Rússia, a ponto de constar dos relatórios da Okhrana. A partir de 22 de abril (5 de maio) de 1912, os bolcheviques começaram a publicar em Petersburgo um jornal legal com o mesmo nome Pravda, o que gerou protestos de Trotsky.


O jornal dos bolcheviques foi organizado por Stalin e editado na base dos recursos financeiros recolhidos pelos próprios operários e tinha uma difusão que alcançava os 40 mil exemplares. A tiragem de alguns números do jornal atingia 60 mil exemplares. Lénine dirigia ideologicamente o Pravda, escrevia quase diariamente para o jornal, dava instruções à sua redacção. Foram publicados no Pravda cerca de 270 artigos e notas de Lénine assinados com diferentes pseudónimos.
O Pravda foi alvo de constantes perseguições policiais. Só durante o primeiro ano da sua existência foram intentados 36 processos judiciais contra os seus redactores. Ao todo, os redactores estiveram na prisão 47,5 meses. O jornal foi encerrado pelo governo tsarista oito vezes, mas continuou a sair sob outros nomes. Nessas condições difíceis, os bolcheviques conseguiram editar 636 números do Pravda durante mais de dois anos. Em 8 (21) de Julho de 1914 o jornal foi encerrado.
A edição do Pravda reiniciou-se só depois da revolução democrático-burguesa de Fevereiro de 1917. A partir de 5 (18) de Março de 1917 o Pravda começou a publicar-se como órgão do Comité Central e do Comité de Petersburgo do POSDR. A 5 (18) de Abril, depois do seu regresso do estrangeiro, Lénine fez parte da redacção e encabeçou a direcção do Pravda. Em Julho-Outubro de 1917 o Pravda, perseguido pelo governo provisório burguês contra-revolucionário. mudou de nome por mais de uma vez e publicou-se como Listok «Právdi» (Folha do «Pravda»), Proletári (Proletário), Rabótchi (Operário), Rabótchi Put (Via Operária). Depois da vitória da Grande Revolução Socialista de Outubro, a partir de 27 de Outubro (9 de Novembro) de 1917, o órgão central do partido recomeçou a publicar-se sob o título inicial de Pravda, quando chegou a vender cerca de 100.000 exemplares diários.

ACERTAR A REDAÇÃO COM ESSA NOVIDADE


A Pravda (A Verdade), diário bolchevique, foi fundada em 1912, conforme indicação de Lênin e por iniciativa de Stálin. Entre 1912 e 1914 o jornal foi suprimido oito vezes, mas reapareceu sob outros nomes. Recomeçou a publicação a 5 de março de 1917, como órgão central do Partido Bolchevique. Stálin passou a fazer parte do corpo de redação em seguida à decisão tomada na reunião ampliada do Bureau do C.C. do P.O.S.D.R.(b) a 15 de março de 1917. Em abril, após seu retorno à Rússia, Lênin assumiu a direção da Pravda. Redatores e colaboradores principais do jornal foram V. M. Mólotov, I. M. Svérdlov, M. S. Olminski, F. N. Samoilova, etc.
A 5 de julho foi a redação da Pravda empastelada pelos alunos da escola militar e pelos cossacos. Após as jornadas de julho, quando V. I. Lênin foi obrigado a passar para a ilegalidade, Stálin tornou-se redator-chefe do jornal. De junho a outubro a Pravda, perseguida pelo governo provisório, mudou de nome várias vezes. A partir de 23 de julho, a organização militar do C.C. do P.O.S.D.R. (b) conseguiu publicar, como órgão central do Partido, o Rabótchi i Soldat (O Operário e o Soldado), que desenvolveu notável atividade no sentido de unir os operários e os soldados em torno do Partido Bolchevique e de preparar a insurreição armada. A partir de 13 de agosto de 1917, o órgão central dos bolcheviques, que fora suprimido a 5 do mesmo mês, reapareceu sob o nome de Proletári (O Proletário), após a supressão deste sob o nome de Rabótchi (O Operário) e depois como Rabótchi Put (O Caminho Operário). Este último órgão publicou-se até 26 de outubro de 1917. A 26 de outubro de 1917 a Pravda, órgão central do Partido Bolchevique, recomeçou regularmente as publicações.


  Leia texto sobre o papel da Pravda na Revolução Russa
  Fonte: Lenin - Obras Escolhidas em 3 Tomos e Fonte: Stálin - Obras Vol. 3 - Editorial Vitória