Sodré, Nélson Werneck
foto (1911-1999): Militar, historiador e sociólogo brasileiro, fez carreira no Exército, chegando ao posto de general-de-brigada. Foi crítico literário e sempre se considerou um profissional da imprensa.
Até o início da década de 1950, Nelson Werneck Sodré teve uma brilhante carreira militar: chegou a ser instrutor na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, onde lecionava História Militar. Em 1951, foi desligado da Escola de Estado-Maior devido às posições políticas que assumiu publicamente: por participar da diretoria do Clube Militar, empenhada na luta pelo monopólio estatal da pesquisa e lavra do petróleo no Brasil, e pela publicação, sob pseudônimo, de um artigo na Revista do Clube Militar, claramente identificado com as posições sustentadas à época pelo PCB, em que combatia a participação do Brasil na Guerra da Coreia.
Nelson Werneck Sodré se identificava com a tese do desenvolvimento autônomo de nossa economia. Através de estudos direcionados para a relação entre o colonialismo e o imperialismo, para a formação e constituição das classes sociais no Brasil e, em especial, para a discussão de quem seria o povo brasileiro e o papel que poderia desempenhar na luta anti-imperialista, orientou a sua produção intelectual para a identificação da classe ou da aliança de classes que poderia encaminhar o processo revolucionário no país.
Logo após o golpe de 1964, teve os seus direitos políticos cassados por dez anos. Ficando impedido de lecionar e de escrever artigos para a imprensa. Optou por não se exilar e dedicou-se, a resistir da única forma que lhe parecia ser possível: escrevendo. Como os demais meios de comunicação lhe foram interditados, passou a escrever livros.
Fonte: Wikipédia e IPEA

Leia as obras deste autor no MIA

MIA Secção em Português Temática