logotipo
  Vperiod

1) O jornal Vperiod começou a ser publicado em Genebra em janeiro de 1905, como órgão da facção bolchevique do partido. De Janeiro a Maio apareceram dezoito números. A partir do mês de Maio começou a ser publicado o Proletári, em lugar do Vperiod, como órgão central do POSDR, de acordo com a resolução do III congresso do POSDR (este congresso foi realizado em Maio em Londres; os mencheviques não compareceram a ele, e organizaram a sua própria «conferência» em Genebra)

2) Vperiod (Adiante): jornal operário bolchevique de massas dirigido por Lênin; foi editado ilegalmente em Viborg, pela redação de Proletari, de setembro de 1906 até janeiro de 1908.

2) Grupo antipartido formado em 1909. Tinha por órgão de imprensa o jornal do mesmo nome, que se publicou em 1910 e 1911 em Genebra. Depois da Conferência de Praga, em 1912, os vperiodístas uniram-se aos mencheviques liquidacionistas e aos trotskistas na luta contra as resoluções da mesma. Sem apoio no movimento operário, este grupo desintegrou-se de facto em 1913 e 1914.


  Fonte: Lenin - Obras Escolhidas em 3 Tomos e Sobre os Sindicatos