O 50º Aniversário do Partido Comunista da União Soviética

Secção de Propaganda e Agitação do CC do PCUS. Instituto Marx-Engels-Lênin-Stálin

26 de Julho de 1953


Primeira Edição: Pravda de 26 de Julho de 1953
Fonte: Problemas - Revista Mensal de Cultura Política nº 49 - Setembro de 1953.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

O quinquagésimo aniversário da instalação do II Congresso do Partido Operário Social-Democrata da Rússia (P.O.S.D.R.), a 30 de julho de 1903, é uma data memorável na vida do Partido Comunista da União Soviética, na dos povos de nosso pais e na história de todo o movimento revolucionário internacional. Neste Congresso foi fundado o Partido marxista da classe operária, combativo e revolucionário, Partido de novo tipo, que se distingue, por princípio, dos partidos reformistas da II Internacional.

«O bolchevismo — escrevia V. I. Lênin — existe desde 1903 como corrente do pensamento político e como partido político».

No II Congresso a luta verdadeiramente titânica do grande Lênin pela criação de um Partido proletário revolucionário na Rússia foi coroada de êxito. Durante muitos anos, a partir da década de 90 do século passado, V. I. Lênin, como fiel continuador da doutrina de Marx e Engels, e desenvolvendo o marxismo de maneira criadora nas novas condições históricas, travou uma luta implacável contra os inimigos declarados e encobertos do marxismo, contra quaisquer manifestações de oportunismo no movimento operário, e pela organização e união das forças do proletariado sob a bandeira do marxismo revolucionário.

Criado e forjado por Lênin, gênio da revolução, o Partido Bolchevique conduziu nosso povo à vitória na Grande Revolução Socialista de.Outubro de 1917, organizou a ditadura do proletariado, mobilizou para uma obra consciente e histórica as massas de milhões de trabalhadores de nossa Pátria, assegurou a construção da sociedade socialista e conduz com segurança o povo soviético para a frente, ao comunismo. O nome de Lênin, grande fundador e sábio chefe do Partido Comunista, acha-se indissoluvelmente ligado a toda a história de nosso Partido, ao surgimento e ao desenvolvimento do primeiro Estado socialista do mundo — a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. O nome de Lênin tornou-se a bandeira dos trabalhadores de todo o mundo em sua luta pela causa da paz, da democracia e do socialismo e pelo futuro radioso dos povos.

E O Partido Comunista da União Soviética conquistou o amor e a confiança ilimitados de todo o povo soviético por sua luta abnegada pela causa dos operários e dos camponeses, pelo socialismo, e por sua incansável atividade orientada para a transformação revolucionária da sociedade. Através de uma experiência histórica de muitos anos, os trabalhadores da URSS convenceram-se de que entre todos os partidos políticos que existiram em nosso país somente o Partido Comunista é um partido realmente popular, que expressa os interesses fundamentais dos trabalhadores.

0 Partido Comunista da União Soviética percorreu um glorioso caminho de meio século de luta heróica, de provas difíceis e de vitórias de alcance histórico-mundial. Temperado nas lutas sob a direção do genial Lênin, do discípulo e continuador de sua obra, o grande Stálin, e de seus companheiros de armas o nosso Partido Comunista é atualmente a força que conduz, dirige e orienta a sociedade soviética em sua obra de construção do comunismo.

Toda a história do Partido Comunista atesta o triunfo da grande e invencível doutrina do marxismo-leninismo. A riquíssima experiência histórica do Partido Comunista da União Soviética é um exemplo inspirador para os partidos comunistas e operários de todos os países, em sua luta conseqüente pela transformação revolucionária da sociedade.

I — A Significação Histórica do II Congresso do POSDR

1. O partido marxista na Rússia foi criado num momento crucial do movimento operário internacional, quando o capitalismo ingressara em sua fase superior, sua última fase de desenvolvimento, tornando-se imperialista, capitalismo parasitário, em decomposição e moribundo, e quando a revolução proletária passava a ser uma questão prática imediata. A Rússia era, naquela época, o ponto de convergência de todas as contradições do imperialismo. Os interesses do tzarismo russo e do imperialismo ocidental se entrelaçavam da maneira mais estreita. V. I. Lênin escrevia, às vésperas do II Congresso do Partido:

«A história apresenta diante de nós uma tarefa imediata que é a tarefa mais revolucionária de todas as tarefas imediatas do proletariado de qualquer país. A realização desta tarefa, a destruição do mais poderoso baluarte não só da reação européia mas também (podemos afirmá-lo agora) da reação asiática, tornaria o proletariado russo a vanguarda do proletariado revolucionário internacional».

Isto definia o caráter, a peculiaridade e a significação internacional da grande revolução popular que amadurecia na Rússia.

As origens do movimento marxista na Rússia remontam à década de 80 do século passado, quando, em 1883, foi criado, sob a direção de Plekhanov, o grupo marxista «Emancipação do Trabalho». Entretanto, o grupo «Emancipação do Trabalho» «apenas lançou os fundamentos teóricos da social-democracia e deu o primeiro passo ao encontro do movimento operário». A «União de Luta Pela Libertação da Classe Operária» criada por Lênin, em Petersburgo (1895), foi o embrião do partido proletário revolucionário na Rússia e a sua atividade se orientava sentido de fundir amplamente o marxismo com o movimento operário.

Em março de 1898 realizou-se o I Congresso do P.O.S.D.R. que proclamou a fundação do Partido marxista na Rússia. Entretanto, após o I Congresso, o movimento marxista na Rússia permanecia antes, na fase caracterizada pela existência de círculos e grupos sociais-democratas isolados e dispersos, não ligados pela unidade de um programa marxista combativo e por uma organização centralizada. Parte considerável dos círculos social-democratas estava corroída pela ferrugem do «economismo» (oportunismo que nega a luta política da classe operária e seu papel dirigente).

Durante o período do II Congresso do Partido decidia-se uma questão política da maior importância, a de saber que caminho seguiria o jovem movimento operário russo: se, inspirado pela ideologia socialista seguiria o caminho da luta revolucionária audaz e conseqüente contra o tzarismo e o capitalismo, da luta pela ditadura do proletariado, o caminho para o qual chamavam Lênin, os «iskristas», os bolcheviques, ou se rolaria para o caminho da submissão à ideologia burguesa, para o caminho do reformismo, da adaptação ao tzarismo e ao capitalismo, ao caminho para o qual os mencheviques e seus predecessores, os «economistas», procuravam arrastar o movimento operário. A vitória dos princípios ideológicos de Lênin e da «Iskra» leninista no II Congresso do partido teve a maior importância para o desenvolvimento de nosso Partido e da revolução e para todo o movimento revolucionário internacional.

2. A década que precedeu o II Congresso do Partido assinalou-se na história do movimento operário da Rússia pela luta irreconciliável de Lênin contra o populismo liberal e o «marxismo legal», contra os métodos artesãos de trabalho e o sistema de círculos isolados, contra o oportunismo dos "economistas", que se opunham à criação do Partido revolucionário do proletariado e à introdução da consciência socialista no movimento operário espontâneo.

«Iskra», o jornal político marxista para toda a Rússia, organizado por Lênin, representou papel decisivo na luta pelo Partido marxista, na derrota dos «economistas», na unificação dos círculos social-democratas dispersos e na preparação do II Congresso do P.O.S.D.R.. Seguindo o plano estabelecido por Lênin, o jornal tornou-se o centro de unificação das forças partidárias, de reunião e educação dos quadros do Partido, de coesão dos mesmos em um partido proletário centralizado e combativo de toda a Rússia com um claro programa marxista, com uma tática revolucionária, uma vontade única e disciplina férrea. Este plano leninista de criação do Partido baseava-se nas tarefas essenciais da luta revolucionária e generalizava magistralmente a experiência de organização dos marxistas. A vitória deste plano lançou os alicerces de um Partido Comunista coeso, combativo e temperado que passou a ser modelo para o movimento operário revolucionário internacional.

As tarefas apresentadas pelo crescente movimento operário da Rússia exigiam imperiosamente o desenvolvimento criador da teoria marxista e uma sólida fusão do movimento operário com o socialismo. Lênin, o grande continuador da obra de Marx, elaborou as bases ideológicas do Partido marxista e elevou a grande altura a significação da teoria revolucionária. Lênin demonstrou que somente um Partido dirigido pela teoria de vanguarda poderia exercer o papel de lutador de vanguarda e de chefe autêntico dos trabalhadores e ressaltou com todo vigor a importância da fusão do movimento operário de massas com o socialismo científico.

3. A significação histórica do II Congresso do P.O.S.D.R. está em haver criado na Rússia um Partido realmente marxista à base dos princípios ideológicos e de organização formulados e elaborados pela «Iskra» leninista. Pela primeira vez na história do movimento operário internacional após a morte de Marx e de Engels, o Congresso aprovou um programa revolucionário que apresentava como tarefa fundamental lutar pela ditadura do proletariado.

Lênin e seus partidários, iskristas conseqüentes, travavam no Congresso uma luta irreconciliável contra os elementos oportunistas que tentavam impedir a inclusão no programa da tese essencial do marxismo relativa à ditadura do proletariado. Lênin defendeu esta tese com toda a firmeza e inflexibilidade. A inclusão pelo Congresso, no programa do Partido, do ponto sobre a ditadura do proletariado representou uma vitória histórica dos partidários de Lênin.

Ao formular a tarefa da luta pela vitória da ditadura do proletariado, Lênin destacava a imensa significação da luta revolucionária do campesinato como aliado da classe operária e conseguiu que fossem incluídas no programa do Partido as reivindicações democráticas revolucionárias sobre a questão camponesa.

Lênin replicou energicamente aos bundistas e aos social-democratas poloneses que se opunham à inclusão no programa do ponto relativo ao direito das nações à autodeterminação e defendeu os princípios do internacionalismo proletário.

As grandes idéias da luta revolucionária que Lênin defendia desde os primeiros dias de sua atividade política triunfaram por ocasião do II Congresso do Partido. Ao criticar, como inaceitável, o projeto de programa elaborado por Plekhanov e no qual fora omitida a tese sobre a ditadura do proletariado, Lênin frisa que o Partido do proletariado russo devia possuir o programa de um «partido que luta praticamente» e não um manual acadêmico. Por isto, indicava Lênin, o Partido:

«deve expor em seu programa, da maneira mais categórica, sua acusação ao capitalismo russo, sua declaração de guerra ao capitalismo russo».

O Partido Comunista seguiu este caminho, o caminho leninista.

O programa revolucionário do Partido da classe operária, aprovado pelo II Congresso do P.O.S.D.R., estabeleceu tanto as tarefas imediatas do proletariado na etapa da revolução democrático-burguesa (programa mínimo) como as suas tarefas fundamentais que visavam à vitória da revolução socialista (programa máximo). Este programa foi o documento orientador da luta de nosso Partido até seu VIII Congresso (1919).

4. Por ocasião do II Congresso travou-se uma luta intensa em torno dos princípios de organização nos quais devia basear-se a estrutura do Partido. Lênin e seus partidários defendiam as teses marxistas fundamentais relativas ao papel do Partido como destacamento de vanguarda, consciente e organizado da classe operária, armado "com a teoria revolucionária, com o conhecimento das leis do desenvolvimento da sociedade e da luta de classes e com a experiência do movimento revolucionário. Somente um Partido assim, dotado de uma elevada consciência, organizado, coeso e centralizado, com uma vontade única, é capaz conduzir a classe operária à vitória e dirigir com êxito a sua luta pela conquista do poder.

Os mencheviques, ao contrário, opunham-se à luta pela ditadura do proletariado e por isto não tinham necessidade de um Partido combativo da revolução social. Só convinha aos mencheviques uma organização reformista, conciliadora e informe do ponto-de-vista orgânico, do tipo dos partidos oportunistas da II Internacional. O oportunismo programático (negação da ditadura do proletariado) dava origem ao oportunismo orgânico (renúncia a um Partido do proletariado centralizado, disciplinado, combativo e revolucionário).

Para manter-se a unidade do Partido — ensinava Lênin — são necessárias uma disciplina proletária de ferro, normas firmes de vida partidária reguladas pelos Estatutos, igualmente obrigatórias para todos os membros do Partido, isto é: tanto para os dirigentes como para os militantes de base. A tese relativa ao elevado título de membro do Partido, que Lênin formulou no II Congresso, tem uma imensa importância; ela diz que cada membro do Partido é responsável por todo o Partido e que o Partido é responsável por cada um dos seus membros. A tarefa do Partido, indicava Lênin, consiste em

«zelar pela firmeza, tenacidade e pureza de nosso Partido. Devemos esforçar-nos por elevar cada vez mais o título e a significação de membro do Partido ...».

As firmes normas da vida partidária e os princípios de direção elaborados por Lênin determinavam a mais estrita obediência às exigências dos Estatutos do Partido, a aplicação conseqüente dos princípios do centralismo democrático, o amplo desenvolvimento da atividade dos membros de base do Partido e a discussão coletiva das questões mais importantes da vida do Partido. A atividade normal das organizações do Partido e de todo Partido em seu conjunto só é possível, como ensinava Lênin, desde que se observe estritamente o princípio da direção coletiva que resguarda o Partido contra qualquer elemento fortuito e qualquer caráter unilateral das decisões tomadas. O Partido é um organismo vivo, ativo e que se desenvolve continuamente.

Pela primeira vez na história do marxismo V. I. Lênin elaborou a doutrina sobre o Partido como a organização dirigente do proletariado, como a arma fundamental em suas mãos, sem a qual não se pode conquistar a ditadura do proletariado e construir o socialismo e o comunismo.

A luta de Lênin contra os elementos oportunistas durante o Congresso, quanto às questões programáticas e de organização estabeleceu uma linha divisória entre a parte revolucionária do P.O.S.D.R. — os bolcheviques — e a parte oportunista — os mencheviques.

A vitória do plano genial de Lênin de criação do Partido marxista revolucionário, partido da revolução social e da ditadura do proletariado, demonstrou que em Lênin o proletariado russo e internacional possuía um grande teórico do marxismo, o continuador da obra e da doutrina de Marx e de Engels, o eminente estrategista da revolução que via com toda a clareza as perspectivas de desenvolvimento do movimento operário, a águia das montanhas que desconhecia qualquer temor na luta.

5. A luta irreconciliável de Lênin por ocasião do II Congresso e no período subseqüente contra os oportunistas e em defesa dos princípios ideológicos e de organização do bolchevismo teve importante significação internacional. O desmascaramento implacável feito por Lênin dos princípios ideológicos e de organização dos mencheviques, princípios hostis ao marxismo, constituiu um poderoso golpe contra os revisionistas, renegados do marxismo, contra qualquer oportunismo internacional, teve grande significação para o desenvolvimento do movimento revolucionário em todos os Países. O II Congresso do P.O.S.D,R. significou a reviravolta no movimento operário mundial.

II — O Partido Comunista na Luta pela Ditadura do Proletariado

6. Toda a marcha dos acontecimentos históricos a partir do II Congresso do P.O.S.D.R. e até à vitória da Grande Revolução Socialista de Outubro confirmou de maneira evidente que o Partido Comunista era a única força revolucionária dirigente no país. A história das três revoluções na Rússia demonstrou que nosso Partido em curto prazo (1903-1917) realizara um trabalho político gigantesco, sem precedente no mundo, pela riqueza da experiência, pelo aprofundamento da teoria marxista e pela sua aplicação criadora no decurso da revolução; revelou a grande força e vitalidade da estratégia e da tática do Partido Comunista, o poderio e a invencibilidade da teoria marxista-leninista.

O grupo político dos bolcheviques dirigido por Lênin e que se formou no II Congresso, embora formalmente participasse da composição do P.O.S.D.R. único, até 1912, aplicava uma linha revolucionária conseqüente que correspondia aos interesses fundamentais do proletariado, do campesinato e de todos os povos da Rússia. Os bolcheviques travavam uma luta de princípios intransigente contra todas as variedades do oportunismo dentro do movimento operário russo e internacional.

7. O grande mérito de Lênin está em que, no período de desenvolvimento da primeira revolução democrático-burguesa na Rússia, fundamentou genialmente a tática bolchevique do Partido, a tática da classe operária e elaborou os princípios políticos (táticos) do Partido Comunista. Desenvolveu a idéia da hegemonia do proletariado na revolução democrático-burguesa e demonstrou que, na situação histórica que se criara naquela época, a aliança entre a classe operária e o campesinato, cabendo o papel dirigente ao proletariado, era condição indispensável à vitória da revolução. Lênin apresentou aos marxistas russos uma clara perspectiva de transformação da revolução democrático-burguesa em revolução socialista. Enriqueceu o marxismo com uma nova teoria da revolução proletária e estabeleceu as bases da tática revolucionária do Partido Comunista com a ajuda da qual o proletariado, em aliança com o campesinato pobre, derrubou em outubro de 1917 o poder da burguesia em nosso país e estabeleceu um poder realmente popular — o poder dos Soviets de deputados operários e camponeses, o Poder dos Soviets.

A luta entre as duas linhas no P.O.S.D.R. — a revolucionária, bolchevique, e a oportunista, menchevique —, que se desenvolveu durante o período de criação do Partido, no terreno dos problemas ideológicos e orgânicos, assumiu agudeza particular durante os anos da primeira revolução russa (1905-1907), quando os problemas da tática se apresentaram em primeiro plano. Os bolcheviques orientavam-se no sentido de desenvolver a revolução popular e fazê-la vitoriosa, no sentido de libertar os trabalhadores do jugo do tzarismo e dos latifundiários, de transformar a revolução democrático-burguesa em revolução socialista. Os menchevique, pelo contrário, ao defenderem a hegemonia da burguesia liberal na revolução, orientavam-se no sentido de frear a revolução. Rolaram para o pântano da conciliação e converteram-se em agentes da burguesia no movimento operário.

8. Após a derrota da primeira revolução russa os bolcheviques não se deixaram atemorizar pelas crescentes dificuldades. Durante os anos sombrios da reação stolipiniana, nas condições do desencadeamento da repressão tsarista e do terror das centúrias negras, o partido dos bolcheviques consolidou as suas fileiras e utilizou habilmente as possibilidades legais e ilegais para reforçar as suas ligações com as massas. Ao passo que os bolcheviques se orientavam no sentido de preparar uma nova revolução, os mencheviques, pelo contrário, se afastavam cada vez mais da revolução, aspiravam a liquidar o Partido revolucionário ilegal do proletariado e se transformaram em declarados liquidacionistas. Certos elementos bolcheviques, rompendo com os princípios marxistas, impulsionavam o Partido no caminho de sua transformação em uma organização sectária isolada das massas e, em particular, exigiam a retirada dos deputados operários da Duma do Estado. Lênin desmascarou este setor do Partido — os «otzovistas», como eram chamados na época — como «liquidacionistas às avessas».

Nas difíceis condições da reação apenas os bolcheviques, os leninistas, mantiveram a sua fidelidade ao marxismo, fidelidade aos princípios apresentados no programa do Partido e rechaçaram todos os ataques dos adversários que tentavam desarmar o proletariado russo, destruir o seu Partido, e minar e desacreditar as bases teóricas do marxismo revolucionário. Cabe a Lênin o grandioso mérito de ter, neste período difícil para o Partido, defendido e desenvolvido as bases teóricas do Partido, o materialismo dialético e histórico, que é o alicerce teórico do comunismo. A tempera ideológica marxista-leninista e a compreensão justa das perspectivas da revolução ajudaram o núcleo fundamental do Partido, coeso em torno de Lênin, a defender o Partido e conservar os seus quadros principais.

9. Em 1912 realizou-se, em Praga, a VI Conferência Nacional do Partido, que expulsou do P.O.S.D.R. os mencheviques liquidacionistas, dando assim início à constituição definitiva dos bolcheviques em Partido independente. A depuração, do partido proletário, dos oportunistas, dos mencheviques liquidacionistas teve significação decisiva para o desenvolvimento do Partido, para a consolidação da unidade de suas fileiras e para a conquista vitoriosa da ditadura do proletariado.

A luta incansável de Lênin e dos bolcheviques, unidos em torno do núcleo dirigente leninista para a criação de um Partido de novo tipo, foi coroada de uma vitória completa.

10. O novo e poderoso ascenso revolucionário que se iniciou (1912-1914) demonstrou com toda a evidência que os operários se preparavam para uma nova revolução e que o Partido Comunista experimentado e temperado na luta de classes o conduzia para novas batalhas.

O jornal diário e legal de nosso Partido, a «Pravda», fundado na primavera de 1912 por iniciativa dos operários de Petersburgo, representou importante papel no fortalecimento das fileiras do Partido e na ampliação de suas ligações com as massas, na educação de uma nova geração de operários revolucionários, na luta contra os liquidacionistas, trotskistas, os otzovistas e demais oportunistas.

11. Durante a fase difícil da guerra imperialista (1914-1918) o partido dos bolcheviques revelou-se à altura das tarefas, que cabiam a um partido revolucionário do proletariado, fiel à causa do socialismo e do internacionalismo proletário. Os partidos da II Internacional traíram a causa do socialismo e rolaram para as posições do social-chovinismo.

Orientando-se inflexivelmente pela teoria marxista-leninista nas questões da guerra, da paz e da revolução, os bolcheviques lutaram conseqüentemente por transformar a guerra imperialista em guerra "civil" pela derrocada do poder dos imperialistas na Rússia e pelo apoio à luta contra a guerra imperialista em todos os países.

A obra clássica de V. I. Lênin «O Imperialismo, Etapa Superior do Capitalismo» constitui uma inestimável contribuição ao tesouro do marxismo criador. Lênin apresenta-nos em seu livro, pela primeira vez na literatura marxista, uma análise profunda e completa do imperialismo, de suas principais contradições e leis fundamentais e demonstra que o imperialismo é a etapa superior e ao mesmo tempo última no desenvolvimento do capitalismo, que

«o imperialismo é a véspera da revolução social do proletariado».

Lênin demonstrou de maneira científica que o capitalismo, que até os fins do século XIX se achava em sua fase ascendente, na época do imperialismo se transforma em capitalismo moribundo, que causa calamidades e sofrimentos inauditos à humanidade. Lênin revelou cem toda audácia as chagas incuráveis do capitalismo monopolista contemporâneo que já se revelavam de maneira particularmente flagrante no período da primeira guerra mundial. Se por ocasião do II Congresso do P.O.S.D.R. Lênin, no programa do Partido, acusava veementemente o capitalismo russo, durante os anos da primeira guerra mundial acusava com a maior exatidão científica e ardente paixão revolucionária o imperialismo mundial, que impele a humanidade para o abismo de novas guerras sangrentas e de catástrofes econômicas.

Lênin advertia em sua célebre obra "A Catástrofe Que Nos Ameaça e Como Devemos Combatê-la", escrita às vésperas de Outubro de 1917:

«A guerra provocou uma crise tão profunda, pôs em estado de tamanha tensão as forças materiais e morais do povo, vibrou golpes tão profundos em toda a organização da sociedade moderna que a humanidade se vê colocada em um dilema: perecer ou confiar os seus destinos à classe mais revolucionária a fim de passar, da maneira mais rápida e radical, a um modo de produção mais elevado».

O mérito histórico de Lênin está em que, ao analisar o imperialismo, baseando-se na lei, que descobriu, da desigualdade do desenvolvimento econômico e político do capitalismo, fez uma grande descoberta científica: formulou e fundamentou a conclusão genial da possibilidade de ser rompida a cadeia da frente mundial do imperialismo em seu elo mais fraco, a conclusão da possibilidade da vitória do socialismo primeiro em alguns países capitalistas, ou mesmo num só país capitalista, tomado isoladamente. Era uma nova e acabada teoria da revolução socialista. Enriqueceu o marxismo e fê-lo avançar, abriu uma perspectiva revolucionária aos proletários de diversos países. estimulou a sua iniciativa visando ao assalto à própria burguesia nacional e fortaleceu a sua fé na vitória da revolução proletária.

Os operários da Rússia, dirigidos pelo Partido Comunista, foram os primeiros no mundo a utilizar com êxito o enfraquecimento do capitalismo mundial durante a guerra mundial de 1914-1918, derrubaram o tzarismo e asseguraram primeiro a vitória da revolução democrático-burguesa; a segunda revolução russa triunfou. Quebrando a resistência dos partidos conciliadores — os mencheviques e social-revolucionários —, os bolcheviques orientaram-se no sentido da passagem da revolução democrático-burguesa para a revolução socialista.

12. No período de Fevereiro a Outubro de 1917 o Partido Comunista de nosso país realizou a tarefa extremamente difícil de conquistar a maioria na classe operária, nos Soviets de deputados operários e soldados criados durante a revolução, a tarefa de incorporar ao campo da revolução socialista milhões de trabalhadores, de fortalecer a aliança entre a classe operária e o campesinato trabalhador para conquistar a vitória e para derrubar o poder dos imperialistas.

Em suas célebres "Teses de Abril", Lênin fez uma nova descoberta que enriqueceu a teoria marxista: chegou à conclusão de que a melhor forma política da ditadura do proletariado não é a república democrática parlamentar, como os marxistas consideravam antes, e sim a República dos Soviets. Esta descoberta genial teve imensa significação para assegurar a vitória da revolução socialista em Outubro de 1917, para a vitória do poder soviético em nosso país.

No decurso da luta pela derrocada do domínio da burguesia e pela instauração da ditadura do proletariado em nosso país, o partido doa comunistas dirigiu sozinho as massas de trabalhadores, desfazendo todas as tentativas dos capitulacionistas desprezíveis — os trotskistas, os zinovievistas e demais traidores da revolução — no sentido de afastar o Partido do caminho leninista. O fato de o Partido ter unificado numa torrente revolucionária única e poderosa, a luta democrática geral pela paz, o movimento democrático camponês pela liquidação da propriedade latifundiária da terra e pela entrega da terra dos latifundiários aos camponeses, o movimento de libertação nacional dos povos de nosso país e o movimento socialista do proletariado pela derrocada da burguesia e a instauração da ditadura do proletariado, decidiu dos destinos do capitalismo na Rússia. Quanto aos partidos conciliadores, os Partidos da pequena burguesia, todos eles — os mencheviques, os social-revolucionários e os anarquistas —, no decurso da revolução, desmascararam-se como partidos anti-populares que procuravam manter e consolidar o regime capitalista.

A vitória da Grande Revolução Socialista de Outubro representou o triunfo da teoria leninista da revolução proletária. Depois de derrubar o poder dos capitalistas e dos latifundiários e abolir o poder dos imperialistas na Rússia, estabelecendo a ditadura do proletariado, nosso Partido realizou o programa aprovado pelo II Congresso do P.O.S.D.R..

Ao alcançar a vitória na revolução socialista, o Partido Comunista salvou nosso país da catástrofe nacional, libertou-o de sua situação de país semi-colonial, dependente em relação ao imperialismo mundial e conduziu o povo soviético pela estrada ampla das transformações socialistas sem precedentes na história da humanidade.

III — O Partido Comunista na Luta pela Construção do Socialismo

A Grande Revolução Socialista de Outubro inaugurou uma nova era na história da humanidade — a era da derrocada do capitalismo e do triunfo do socialismo e do comunismo. A vitória da revolução soviética na Rússia representou uma reviravolta radical nos destinos da humanidade, na história universal — a passagem do velho mundo, capitalista, ao novo mundo, socialista.

A Revolução de Outubro causou uma ferida mortal ao capitalismo, abalou e enfraqueceu as bases do imperialismo e facilitou a luta do proletariado internacional contra o capital. Nosso Partido Comunista transformou-se de força nacional em força internacional, na «brigada de choque» do movimento operário e revolucionário mundial.

Com a instauração da ditadura do proletariado apresentaram-se ao Partido Comunista, em sua qualidade de Partido no poder, as tarefas de construir e defender o primeiro Estado socialista do mundo, Estado de operários e camponeses.

V. I. Lênin, dirigente do Partido Comunista e chefe do Governo Soviético, elaborou um programa cientificamente fundamentado para transformar a Rússia economicamente atrasada em potência socialista, poderosa e avançada. Este programa previa a industrialização socialista do país, o máximo desenvolvimento da indústria pesada, a eletrificação de toda a economia nacional, a realização do plano cooperativista de transformação da agricultura do país em bases socialistas, e a realização da revolução cultural.

Superando imensas dificuldades — a ruína econômica e a fome — repelindo os ataques furiosos dos intervencionistas estrangeiros (a chamada «Campanha dos 14 Estados» contra a Rússia Soviética) e esmagando os levantes da contra-revolução interna, o Partido Comunista conduziu os povos de nosso país à vitória total sobre os intervencionistas e os guardas-brancos.

A história jamais se esquecerá do grandioso heroísmo que os operários e camponeses demonstraram durante os anos da intervenção e da guerra civil, ao defenderem a sua jovem República Soviética. Nem a fome e a ruína, nem a falta de combustível, de vestuário e de calçado, nem as epidemias de tifo e outras calamidades, nem os levantes dos kulaks organizados pelos agentes das aves de rapina do imperialismo, que sonhavam repartir a Rússia e transformá-la em colônia das potências imperialistas — nada pôde quebrantar a vontade indomável dos trabalhadores de nosso país de vencer as classes exploradoras e de edificar uma nova vida, a vida socialista.

No momento mais difícil para a jovem República Soviética, em abril de 1919, Lênin afirmou com profunda certeza e clarividência:

«Jamais será vencido um povo cujos operários e camponeses sua maioria compreenderam, sentiram e verificaram que defendem o seu poder, o poder soviético, poder dos trabalhadores, que defendem uma causa cuja vitória assegurará a eles e a seus filhos a possibilidade de usufruir de todos os bens da cultura e de todas as criações do trabalho humano».

A história demonstrou que Lênin tinha completa razão.

Após salvaguardar a ditadura do proletariado nas lutas contra a contra-revolução externa e interna e após derrotar os intervencionistas estrangeiros e os guardas-brancos, o Partido desenvolveu um gigantesco trabalho de edificação à base da nova política econômica, orientou as inesgotáveis forças criadoras do povo para realizar o plano leninista de construção do socialismo. Sob a direção do Partido Comunista os trabalhadores de nosso país foram os primeiros a marchar pelos caminhos inexplorados da construção do socialismo, abrindo a toda a humanidade a estrada para uma vida livre e feliz.

14. Quando o heróico trabalho do Partido e da classe operária para restaurar a economia nacional se aproximava do fim apresentou-se com todo o vigor o problema das perspectivas do desenvolvimento de nosso país.

Se no período do II Congresso do Partido os bolcheviques lutaram contra os mencheviques, pela vitória da linha revolucionária no movimento operário, apresentava-se agora, nas condições de ditadura do proletariado, vitoriosa, o problema dos destinos do socialismo na URSS. Os inimigos do Partido e do povo — os trotskistas, os bukharinistas e nacionalistas burgueses, sequazes dos mencheviques — mantiveram uma posição capitulacionista. Tentavam afastar o Partido e o país do caminho leninista e conduzí-lo pelo caminho da liquidação das conquistas da revolução proletária, pelo caminho da restauração do capitalismo. Sob a direção do Comitê Central, tendo à sua frente J. V. Stálin, grande continuador da obra de V. I. Lênin, o Partido Comunista derrotou os traidores e capitulacionistas, defendeu o leninismo e enveredou com firmeza pelo caminho da construção do socialismo em nosso país. O Partido Comunista baseava-se nas leis objetivas do desenvolvimento econômico da sociedade, nas necessidades já maduras do desenvolvimento da vida material da sociedade e nos interesses do Povo. O Partido baseava-se na tese de Lênin de que em nosso país há tudo que é necessário e suficiente para se edificar uma sociedade socialista completa.

15. Durante os quinquênios de pré-guerra o povo soviético cumpriu com êxito o plano elaborado pelo Partido, de industrialização socialista do país e de coletivização da agricultura. Em conseqüência da realização deste plano a nossa Pátria deu um gigantesco passo à frente, transformando-se de país agrário atrasado em poderosa potência socialista industrial e kolkhoziana. Em nosso país foram definitivamente liquidadas as classes exploradoras e se aboliu para sempre a exploração do homem pelo homem. O povo soviético, dirigido pelo Partido Comunista, foi o primeiro na história a construir um novo regime social, o socialismo. A vitória do socialismo acabou com o desemprego e trouxe ao povo melhoria profunda de sua situação material e criou as condições necessárias para uma vida acomodada e culta dos trabalhadores. Realizou-se no país uma verdadeira revolução cultural. Orientando-se pela política nacional leninista-stalinista, o Partido Comunista libertou os povos da Rússia de um jugo social e nacional multissecular, conseguiu superar o atraso econômico e cultural de povos anteriormente oprimidos, aglutinou todas as nações de nossa Pátria numa família fraternal única e criou um poderoso Estado socialista multinacional — a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. A base da vitória do socialismo desenvolveram-se e consolidaram-se forças motrizes tão poderosas da sociedade soviética como a unidade moral e política, a amizade entre os povos da URSS, e o patriotismo soviético.

As grandes vitórias de significação mundial e histórica conquistadas pelo povo soviético foram consagradas na Constituição da URSS. Constituição do socialismo triunfante e da democracia socialista desenvolvida. O XVIII Congresso do Partido Comunista (1939) determinou o programa de desenvolvimento da sociedade soviética, pelo caminho do coroamento da edificação da sociedade socialista, e de transição gradual do socialismo ao comunismo. A construção do socialismo na URSS é fruto do cumprimento do legado de Lênin, da grande atividade organizadora e orientadora do Partido Comunista, de sua sábia direção, é fruto do trabalho heróico dos operários, camponeses e intelectuais, que apóiam unanimemente a política do Partido.

Nosso Partido venceu e vence porque é fiel ao leninismo. Ensina nossos quadros e todos os comunistas a assimilar perseverantemente a teoria revolucionária, a aplicar de maneira conseqüente as normas da vida partidária, elaboradas por Lênin, e os princípios bolcheviques de direção partidária. Em seu discurso de 22 de abril de 1924, J. V. Stálin fala da grandeza de Lênin e da significação do legado de Lênin:

«Foi ele, Lênin, quem nos ensinou a trabalhar como os bolcheviques devem trabalhar, sem conhecer o temor e sem recuar diante de nenhuma dificuldade».

16. A Grande Guerra Patriótica da União Soviética foi a mais séria prova da força e da vitalidade de nosso regime social e estatal. Nos dias da guerra o Partido atuou como inspirador e organizador da luta de todo o povo contra os invasores fascistas. Com o seu trabalho de organização o Partido orientou todos os esforços dos homens soviéticos para o objetivo comum e subordinou todas as forças e recursos do país ao trabalho de derrotar o inimigo. O Partido mobilizou a classe operária, o campesinato e a intelectualidade para superar abnegadamente as dificuldades, organizou um poderoso ascenso no trabalho, colocou a economia nacional a serviço da frente, e transformou o país em um só campo de combate. Durante os anos da guerra o Partido Comunista uniu-se ainda mais intimamente ao novo, ligou-se ainda mais estreitamente com as amplas massas trabalhadoras. Nos dias das dificílimas provas da guerra, superando as mais sérias dificuldades e obstáculos no caminho para a vitória, o Partido demonstrou novamente que é uma organização unida combativa que não conhece vacilações e divergências em suas fileiras.

Ao derrotar os agressores fascistas o povo soviético e o valoroso Exército Soviético, dirigidos pelo glorioso Partido Comunista, defenderam a liberdade e a independência de nossa Pátria e salvaram os povos da Europa e da Ásia da ameaça da escravização fascista. Em conseqüência da vitória do socialismo sobre o fascismo durante a segunda guerra mundial as forças do socialismo e da democracia cresceram e se consolidaram e as posições do imperialismo e da reação se debilitaram. Uma série de países da Europa e da Ásia, nos quais se estabeleceu o regime de democracia popular, desprenderam-se do sistema do capitalismo. O triunfo da revolução popular na China e a formado da República Popular da China foram uma grande vitória da causa do socialismo e da democracia. Fortaleceram-se e consolidaram-se incomensuravelmente as posições da União Soviética, cresceram a sua autoridade e a sua influência sobre todo o desenvolvimento internacional.

17. Durante os anos de após-guerra o povo soviético teve que desenvolver imensos esforços no sentido de curar as profundas feridas causadas pela conflagração e liquidar suas conseqüências. Inspirados e organizados pelo Partido Comunista, os trabalhadores de nosso país restauraram a economia nacional em um prazo excepcionalmente curto e desenvolveram todos os setores da economia, da técnica e da cultura soviéticas.

O XIX Congresso do Partido Comunista da União Soviética fez um balanço dos grandiosos resultados da luta e das vitórias do povo soviético e traçou o programa para o progresso ulterior de nosso país. O Congresso foi um novo e brilhante testemunho da unidade monolítica e da coesão inquebrantável do Partido, da estreita união entre o Partido e o povo, e da decisão inabalável do Partido no sentido de conduzir os povos de nosso país para a vitória do comunismo.

Pondo em prática as históricas resoluções aprovadas pelo XIX Congresso do P.C.U.S., o Partido assegurou um novo ascenso em todos os setores da economia nacional e da cultura. Os grandes êxitos alcançados pela economia socialista e o florescimento da cultura na URSS tornaram-se possíveis graças à sólida aliança entre a classe operária e o campesinato kolkhoziano, à crescente amizade entre os povos de nosso país e graças à contínua consolidação da unidade moral e política do povo soviético. Tudo isto resulta da aplicação conseqüente da política elaborada pelo Partido Comunista, política que se baseia na atividade criadora das massas e que goza do apoio de toda a sociedade soviética.

A União Soviética, plena de pujança indestrutível e de forças criadoras, avança vitoriosamente pelo caminho da edificação da sociedade comunista.

IV — O Partido Comunista, Força Organizadora e Inspiradora da Sociedade Soviética que Constrói o Comunismo

18. O Partido Comunista desempenha com êxito o seu papel de chefe e de organizador das massas populares porque é a união combativa dos comunistas irmanados pelo mesmo ideal, coesos pela unidade de concepções, pela unidade de ação e de disciplina. Toda a atividade do Partido Comunista se acha impregnada de profunda fé no povo e na energia revolucionária dos trabalhadores. Nosso Partido parte da tese de que os operários e camponeses, criadores de todos os bens da vida, são os verdadeiros forjadores da história e que

«somente vencem e conservam o Poder os que crêem no povo, os que se inspiram na fonte da viva criação popular» (Lênin).

A força do Partido está em sua ligação indissolúvel com o povo. A força do povo está em sua coesão em torno do Partido.

Toda a história de nosso Partido é o marxismo-leninismo em ação. Orientando-se pela teoria marxista-leninista e pelo conhecimento das leis econômicas objetivas, o Partido Comunista elaborou cientificamente e comprovou na prática uma política que reflete as necessidades do desenvolvimento da vida material da sociedade e os interesses fundamentais do povo, foi o inspirador e organizador da energia revolucionária e da criação revolucionária das massas. Generalizando a riquíssima experiência da edificação do socialismo na URSS e a experiência do atual movimento internacional de libertação, J. V. Stálin desenvolveu de maneira criadora a doutrina marxista-leninista aplicando-a às novas condições históricas e, em uma série de questões, enriqueceu com novas teses a teoria revolucionária.

19. Atualmente o Partido Comunista realiza as importantíssimas tarefas da edificação comunista, da consolidação sucessiva do Estado socialista multinacional, e da elevação ininterrupta do nível material e cultural da vida de todos os cidadãos soviéticos.

Em nosso país temos tudo o que é necessário para construir a sociedade comunista completa. As riquezas naturais de nosso país são inesgotáveis. Possuímos uma poderosa indústria socialista, uma indústria pesada desenvolvida em todos os aspectos e que constitui o fundamento básico da economia socialista. A indústria leve e de alimentação na URSS é capaz de satisfazer às crescentes necessidades dos trabalhadores da cidade e do campo. Nossos sovkhoses e kolkhoses, equipados com moderna maquinaria de vanguarda, têm a possibilidade de elevar, a ritmos acelerados, o rendimento de todas as culturas agrícolas e a produtividade da pecuária de propriedade social.

No entanto, até agora não foram resolvidas em nosso país algumas questões econômicas inadiáveis; há empresas e até mesmo ramos industriais que se atrasam, e alguns kolkhozes e distritos agrícolas inteiros que são negligenciados. As organizações do Partido, dos Soviets, dos sindicatos e do Komsomol devem mobilizar e organizar as forças criadoras do povo soviético para lutar pelo ascenso contínuo da economia nacional, pelo aproveitamento das reservas e das possibilidades que existem na indústria e na agricultura a fim de cumprir com êxito as tarefas estabelecidas pelo XIX Congresso do Partido.

20. O Partido Comunista se preocupa constantemente em satisfazer às crescentes necessidades materiais e culturais dos trabalhadores. A preocupação pelo bem-estar do homem soviético e pela prosperidade de todo o povo soviético é lei para nosso Partido.

Os êxitos alcançados no desenvolvimento da economia socialista determinaram uma importante elevação do nível material e cultural do povo soviético. Isto se reflete no aumento ininterrupto da renda nacional, na baixa sistemática dos preços das mercadorias de amplo consumo, e no aumento dos salários reais dos operários e dos empregado e das rendas dos camponeses. De ano para ano o Estado Soviético aumenta as dotações destinadas à construção de residências, à saúde e à instrução pública. Tudo isto não significa, porém, que possamos contentar-nos com as conquistas já alcançadas. É por isto que o Partido faz novos e novos esforços no sentido de desenvolver a construção de casas, escolas e hospitais, e de melhorar a organização de toda essa atividade.

A preocupação constante do Partido pelo desenvolvimento da ciência, da literatura e da arte assegurou o florescimento da cultura soviética, nacional pela forma e socialista pelo conteúdo. O Partido Comunista considera como seu dever primordial continuar a elevar ininterruptamente o bem-estar material e o nível cultural dos trabalhadores do nosso país.

21. No domínio da Política Exterior a preocupação principal do Partido consiste em assegurar o trabalho pacífico do povo soviético, manter a paz e não permitir uma nova guerra. O Partido Comunista considera que a política de paz é a única política justa, que corresponde aos interesses vitais do povo soviético e de todos os demais povos amantes da paz.

Em toda a sua política exterior nosso Partido se baseia na indicação de Lênin. sobre a possibilidade da coexistência prolongada e da competição pacífica entre os dois sistemas: o socialista e o capitalista. Depois de serem derrotadas as forças principais dos intervencionistas, Lênin afirmou:

«... Conquistamos as condições que nos permitem subsistir ao lado das potências capitalistas, as quais se vêem obrigadas agora a estabelecer relações comerciais conosco... Não somente nos achamos ante uma trégua, mas estamos em um novo período em que, no fundamental, foi conquistada nossa existência internacional na rede dos Estados capitalistas».

Lênin falou, já naquela época, de que uma série de países burgueses estava economicamente interessada no comércio com a Rússia Soviética:

«Os países burgueses têm necessidade de comerciar com a Rússia, sabem que sem estas ou aquelas formas de relações econômicas recíprocas a sua ruína será mais profunda do que até hoje; apesar de todas as suas magníficas vitórias, apesar de toda a jactância sem limites com que enchem os jornais e os telegramas do mundo inteiro, a sua economia desmorona...»

O Partido Comunista da União Soviética se orientou e continua a se orientar inflexivelmente por estas teses de Lênin.

Somos pela coexistência prolongada e pela competição pacífica entre os dois sistemas porque estamos firmemente convencidos da superioridade do sistema socialista de economia, do regime socialista, porque temos uma confiança inabalável em nossas forças internas e nas forças, em constante crescimento, de todo o campo da paz, da democracia e do socialismo.

Não se pode deixar de considerar ao mesmo tempo que no campo do imperialismo, corroído pelas contradições, aumenta a instabilidade na economia e também na política dos círculos governamentais, instabilidade que chega até ao ponto de temer a paz, de temer a competição pacifica entre os dois sistemas, de perder a confiança na solidez futura do sistema capitalista. Uma prova disto são algumas manifestações de eminentes economistas europeus e americanos que reconhecem o progresso rápido e contínuo da economia do campo socialista e democrático e, ao mesmo tempo, o aguçamento das contradições e o aprofundamento das dificuldades econômicas no campo capitalista. Estas circunstâncias determinam a brusca intensificação da atividade das forças reacionárias do imperialismo, a intensificação de toda espécie de provocações, aventuras e atos diversionistas dos imperialistas contra o campo socialista e democrático. Tudo isto torna mais necessária ainda a máxima preocupação em garantir a necessária defesa de nossa Pátria Soviética.

Ao mesmo tempo o Partido considera como dever sagrado fortalecer ainda mais o poderoso campo da paz, da democracia e do socialismo e consolidar também ainda mais a amizade e a solidariedade do povo soviético com o grande povo chinês e com os trabalhadores de todos os países de democracia popular.

22. Nosso Partido é o único Partido existente no país. A ele pertence, indivisivelmente, o papel dirigente na sociedade soviética. A direção do Partido Comunista é a condição decisiva da solidez e da firmeza inquebrantável do regime soviético e de todos os êxitos de nosso povo. Ao mesmo tempo, deve-se ter presente que o fato de o nosso Partido ser o único existente no país, particularmente nas condições do cerco capitalista, nos obriga a uma elevada vigilância revolucionária em relação às maquinações do inimigo de classe.

Lênin advertiu muitas vezes contra os arrivistas de toda espécie que se insinuam no Partido que está no Poder. Não podemos também esquecer de que os inimigos do povo, os degenerados burgueses e os agentes do imperialismo internacional, disfarçando-se habilmente de comunistas, sempre tentaram e continuarão a tentar penetrar nas fileiras do Partido para realizar a sua hostil atividade de sapa. Por isto a incessante elevação da vigilância revolucionária dos comunistas e de todos os trabalhadores é uma importante tarefa das organizações do Partido, no trabalho de educação política.

23. Toda a história de meio século do Partido Comunista da União Soviética demonstra a grande importância dos princípios de direção do Partido e das normas da vida partidária elaborados por Lênin. O Partido ensina a aplicar rigorosamente as leis da construção do Partido e respeitar estritamente o princípio supremo de direção do Partido: o caráter coletivo da direção e as exigências dos Estatutos do Partido. É necessário extirpar da prática do trabalho de propaganda do Partido a interpretação errônea e não marxista sobre o papel do indivíduo na história, interpretação que se manifestou na difusão da teoria idealista do culto ao indivíduo, teoria estranha ao espírito do marxismo-leninismo. O culto ao indivíduo contradiz o princípio da direção coletiva, leva a rebaixar o papel do Partido e de seu núcleo dirigente e a diminuir a atividade criadora das massas do Partido e do povo soviético e nada tem de comum com a interpretação marxista-leninista sobre a elevada significação da atividade orientadora dos órgãos dirigentes e das personalidades dirigentes. O Partido se baseia em que somente a experiência coletiva, a sabedoria coletiva do Comitê Central que se apóia nos fundamentos científicos da teoria marxista-leninista e na ampla iniciativa dos quadros dirigentes, assegura a acertada direção do Partido e do país, a unidade e coesão inabaláveis das fileiras do Partido e a edificação triunfante do comunismo em nosso país.

A autocrítica e, em particular, a crítica de baixo representam um poderoso meio de desenvolver a democracia interna no Partido e melhorar a direção coletiva na luta contra as deficiências e os fenômenos malsãos. Ao impulsionar com audácia a crítica e a autocrítica, o Partido intensifica a atividade criadora dos comunistas e de todos os trabalhadores e orienta os seus esforços para superar as deficiências e dificuldades existentes e conseguir um ascenso geral em todos os setores da edificação comunista.

24. A educação marxista-leninista dos comunistas é objeto de especial preocupação do Partido. A elevação ininterrupta do nível ideológico dos membros e dos candidatos a membro do Partido é condição decisiva para elevar o seu papel de vanguarda em todos os domínios da vida e para desenvolver a atividade das massas do Partido.

É necessário hoje, mais do que nunca, extirpar do trabalho de propaganda de nosso Partido a forma escolástica e dogmática do estudo da teoria marxista-leninista. Partindo do fato de que a teoria marxista-leninista não é um dogma, mas um guia para a ação, o Partido exige que os comunistas compreendam o caráter criador do marxismo-leninismo, assimilem, não formulações e citações isoladas, mas sim a verdadeira essência da invencível doutrina revolucionária de Marx, Engels, Lênin e Stálin, que transforma o mundo. É justamente isto que nos ensina toda a história do Partido Comunista.

O esquecimento destas teses e a atitude negligente em relação à teoria marxista-leninista conduzem inevitavelmente ao praticismo estreito e a perder as perspectivas no trabalho. A falta de habilidade em ligar os problemas práticos do dia a dia às tarefas políticas fundamentais do partido e à sua luta pela vitória do comunismo leva inevitavelmente ao fracasso dos praticistas estreitos em seu trabalho prático.

25. A educação comunista dos trabalhadores adquire grande significação nas condições da passagem gradual do socialismo ao comunismo. Não nos podemos esquecer de que as sobrevivências do capitalismo na consciência dos homens estão longe de ter sido eliminadas. Não estamos tampouco garantidos contra a penetração em nosso meio das opiniões, idéias e tendências estranhas provenientes do cerco capitalista e das pessoas contaminadas pelas sobrevivências burguesas, inclusive pelas sobrevivências nacionalistas. O Partido Comunista determina a tarefa de melhorar consideravelmente todo o trabalho de educação política entre as massas, de educar os comunistas e todo o povo no espírito da confiança na invencibilidade da grande causa do comunismo e da dedicação ilimitada ao Partido e à Pátria socialista.

O partido considera como dever sagrado educar os trabalhadores no espírito do patriotismo soviético e da amizade inquebrantável entre os povos da URSS, no espírito do internacionalismo proletário e do estabelecimento de relações fraternais com os trabalhadores de todos os países. É necessário lutar com firmeza contra as manifestações do nacionalismo burguês e contra a corrupta ideologia burguesa.

26. No domínio da política interna o Partido considera como uma de suas tarefas mais importantes prosseguir em sua incansável solicitude para com a satisfação máxima das necessidades sempre crescentes dos homens soviéticos. A base do progresso da economia nacional, o nível de vida dos trabalhadores da sociedade socialista elevar-se-á continuamente e suas necessidades materiais e culturais serão satisfeitas de modo cada vez mais abundante em todos os domínios.

No domínio da política externa o Partido continuará de maneira conseqüente a política de manutenção e consolidação da paz, a política de cooperação com todos os países e de desenvolvimento de relações comerciais com os mesmos na base da observância dos interesses recíprocos. Somente uma paz sólida e duradoura entre os povos criará as condições necessárias ao continuo e incessante desenvolvimento da economia socialista e a assegurar uma vida feliz e acomodada aos trabalhadores de nosso país.

27. Nosso Estado Soviético, cujos alicerces graníticos foram assentados pelo grande Lênin, é um poderoso instrumento na luta pela edificação da sociedade comunista. O Partido Comunista tem como tarefa consolidar ainda mais o Estado Soviético multinacional, fortalecer a aliança entre a classe operária e o campesinato, a amizade dos povos e reforçar por todos os meios a defesa ativa de nossa Pátria contra os atos agressivos de seus inimigos. Fortalecer o Estado Soviético é dever patriótico e, ao mesmo tempo, sagrada obrigação internacional dos trabalhadores de nosso país.

Nosso Partido, unido estreitamente ao povo, marcha com segurança para novas vitórias. O Pleno de Julho do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética recentemente realizado demonstrou com novo vigor a unidade indestrutível de nosso Partido Comunista e sua firme disposição de realizar as tarefas que se lhe apresentam no domínio da política interna e da política exterior.

Sob a bandeira do leninismo, sob a direção do Partido Comunista, avante, para o triunfo do comunismo!


"A arma insubstituível na luta do Partido contra as deficiência e os erros e toda espécie de males, é a crítica e a autocrítica. Elas reforçam o Partido, elevam sua combatividade, ampliam e aprofundam ligações com as massas, desenvolvem a atividade criadora dos membros do Partido e de todos os trabalhadores "
K. E. Vorochilov

logomarca problemas
Inclusão 26/07/2011