MIA - Secção em Português
Karl Kautsky
fotoa de Kautsky
1854-1938

O que negamos é apenas a possibilidade de um partido operário formar, em tempo normal, com os partidos burgueses, um governo ou um partido de governo, sem cair, por isso, em contradições insuperáveis que o farão, sem dúvida, fracassar. [...] Um partido proletário em um governo de coalizão burguesa, far-se-á sempre cúmplice dos atos de repressão dirigidos contra a classe operária; atrairá para si o desprezo do proletariado, enquanto que a sujeição resultante da desconfiança de seus colegas burgueses o impedirá sempre de exercer uma atividade frutífera. Nenhum regime semelhante pode aumentar as forças do proletariado - ao que não se prestaria nenhum partido burguês - e só pode comprometer o partido proletário, confundir e dividir a classe operária.
 Karl Kautsky in "A Conquista do Poder Político"

Nasceu em Praga em uma família de artistas judeus de classe média. O pai, Johann Kautsky era pintor e a mãe, Minna Jaich Kautsky, uma novelista e artista cujas novelas eram admiradas por Engels. Influenciado por Eduard Bernstein tornou-se marxista.

Foi um dos teóricos mais conhecidos da Segunda Internacional e até 1914 era considerado por muitos socialistas como uma verdadeira autoridade em Marxismo.

Fundou, em 1883, o periódico "Die Neue Zeit" tendo sido seu editor até 1917.  Publicação que exerceu enorme influência intelectual nos círculos socialistas alemães e internacionais.

Actualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1901 Um Elemento Importado de Fora
1914 - Set Imperialismo e a Guerra
1914 - Set Ultra-Imperialismo
1914 - Out Preparação para a Paz
1918 A Ditadura do Proletariado
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.
Abriu o arquivo 04/11/2005
Última atualização 19/06/2014