Introdução ao Estudo do Marxismo

F. Engels, A. Talheimer, J. Harari e L. Segal


Traduçaõ: Abguar Bastos e José Zacarias de Carvalho - L. Segal, Principios de Economia Politica, Ediciones Fuente Cultural, Mexico.
Fonte: Introdução ao Estudo do Marxismo, Editorial Calvino Ltda, Rio de Janeiro, 1945.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo.
Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

“O único mal é a exploração do homem pelo ho­mem; a única tarefa, instaurar uma ordem social em que não haja lugar para sua exploração; o único dever, contribuir para a luta em prol dessa ordem social; a única pauta para julgar a conduta humana, verificar se contribui ou se opõe à causa do socialismo.
(Do livro Lenine, sua Vida e sua Obra, de D. S. Mirski).

Reconhecendo a dificuldade que o leitor brasileiro encontra para se familiarizar com o estudo do marxismo, notadamente com a sita forma desenvolvida, o marxismo-leninismo, dada a ausência de manuais elementares em que possa iniciar-se, resol­vemos, numa tentativa para solucionar, pelo menos em parte, tão angustioso problema, reunir num só volume diversos tra­balhos, todos eles, praticamente, de iniciação, sobre economia política (Harari), história (Engels e Segal) e dialética (Talheimer).

Acreditamos que este volume, cujas prováveis deficiên­cias pedimos aos nossos leitores indicar, fornecerá aos que pre­tendam estudar o marxismo os fundamentos indispensáveis ao conhecimento sério e profundo dessa doutrina, eminentemente criadora, sobre cujas bases se ergue, surpreendentemente poderosa, fraternal e progressista, a URSS, como exemplo para todo o mundo.

Esperamos que os marxistas brasileiros nos auxiliem com a sua experiência, através de conselhos e sugestões, na confec­ção de uma próxima edição deste livro, a fim de que ele possa corresponder inteiramente à sua finalidade e evitar continuem certos trabalhos, de títulos realmente sugestivos, a causar o mal que vêm causando a pessoas ansiosas por conhecerem os fundamentos científicos do comunismo, mas incapazes, ainda, de separar o joio do trigo. Referimo-nos particularmente ao “ABC do Comunismo”, de Bukharin.

O estudo profundo do marxismo-leninismo é uma necessi­dade, pois só assim ficaremos armados ideológica e praticamente para enfrentar os tumultuosos dias que se avizinham.

Por se tratar de um livro que poderíamos chamar de didá­tico, resolvemos incluir no final de cada capítulo uma série de perguntas de controle, destinadas à verificação, pelo próprio leitor, do seu aproveitamento após a leitura de cada capítulo. Se o leitor não puder responder convenientemente a cada questio­nário, é de toda conveniência que releia o capítulo em questão tantas vezes quantas forem necessárias, isto é, até que alcance o objetivo colmado: conhecer o ABC do socialismo científico.

Depois da iniciação, o resto é fácil.

Índice

Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico (F. Engels)

Introdução ao Estudo do Materialismo Dialético (A. Talheimer)

Introdução à Economia Política (J. Harari)

Nota do Autor

Primeira Parte - Considerações Preliminares

I — A evolução econômica da sociedade humana

II - As escolas ecónomicas e a verdade cientifica

III - A escola marxista

IV - A teoria do valor. A mais-valia

Segunda Parte - A distribuição da mais-valia

V - O Lucro

VI - Duas palavras sobre o lucro comercial

VII - Os juros

VIII - A renda territorial

Terceira Parte - A Concentração do Capital

IX — A concentração do capital. O Imperialismo

Quarta Parte - As Crises

X — As teorias das crises

Palavras Finais

O Desenvolvimento Econômico da Sociedade (L. Segal)

O Desenvolvimento Econômico da Sociedade

O comunismo primitivo

A escravidão

O feudalismo

O capitalismo


Inclusão 14/02/2016
Última alteração 10/07/2016