Lênin Como Propagandista

A. Pankratova


Primeira Edição: ...
Fonte: Problemas - Revista Mensal de Cultura Política nº 26 - Maio de 1950 .
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, Dezembro 2007.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

I — A Concepção Leninista da Propaganda e da Agitação

EM todas as etapas da luta histórica do proletariado pela derrubada do mundo de exploração e pelo socialismo, a propaganda das idéias do marxismo-leninismo teve um papel extraordinário.

Nos anos de 1890-1900, quando a classe operária da Rússia entrou no cenário da história com sua grande luta libertadora, Lênin viu a propaganda da doutrina de Marx e Engels como a tarefa mais importante da social-democracía russa. Lênin escreveu então:

"Os social-democratas russos vêem como sua tarefa, antes de tudo, "propagar" a doutrina do socialismo científico, difundir entre os operários conceitos justos sobre a ordem social e econômica contemporânea, sobre suas bases e seu desenvolvimento, sobre as diversas "classes" da sociedade russa, sobre suas relações, sobre a luta dessas classes entre si, sobre o papel da classe operária nesta luta, sobre sua atitude para com as classes que degeneram e as que se desenvolvem, para com o passado e o futuro do capitalismo, sobre a tarefa histórica da social-democracía internacional e da classe operária russa"(1).

De acordo com o conteúdo da propaganda Lênin define também o conteúdo da agitação.

Lênin diz que o propagandista deve dar muitas idéias, que serão assimiladas por algumas pessoas. O agitador, falando da mesma questão, deve dar à massa uma só idéia. Quando, por exemplo, o propagandista fala sobre o desemprego, deve explicar aos operários a natureza das crises, a razão da sua inevitabilidade no mundo capitalista, descrever a necessidade de converter a sociedade capitalista em uma sociedade socialista, etc. O agitador, ao falar sobre o desemprego abordará somente um problema qualquer, por exemplo, um caso de uma família de operários desempregados, mortos de fome, e com este ou outros exemplos tentará produzir nas massas a indignação contra a injusta ordem capitalista, deixando a explicação completa desses casos para os propagandistas.

Lênin mostrou mais de vez que não se pode desligar o trabalho teórico dos de propaganda, de agitação e organização. Assim, a agitação, ligando a teoria à prática, organiza as massas, estimula-as para a ação, concentrando-as em torno às palavras de ordem bolcheviques.

Lênin exigia, já em 1800-1900, a liquidação dos métodos individuais na organização do trabalho de propaganda, a concentração de toda a propaganda nos comitês de direção do Partido, locais ou regionais, como também a organização de viagens de propagandistas pelas diversas cidades. Lênin indicou a necessidade de uma educação sistemática dos quadros de propagandistas e de uma elevação ininterrupta de seu nível de instrução.

Lênin dedicou uma atenção especial à seleção cuidadosa dos propagandistas :

"Os propagandistas realmente conseqüentes do ponto de vista de princípio e de sua capacidade são "muito pouco numerosos" (e para sê-lo é preciso estudar muito e acumular experiência), é preciso especializar esses homens, ocupá-los completamente e cuidar deles"(2).

Em todas as etapas da revolução, Lênin ressaltou a necessidade de ligar estreitamente o "aprendizado sistemático das verdades do marxismo" aos ensinamentos visíveis da luta revolucionária das massas.

Lênin exigia dos propagandistas do Partido saber estar sempre com as massas, mas nunca marchar a reboque delas.

II — O Exemplo de Lênin Como Propagandista

O CONCEITO leninista da propaganda e da agitação se torna mais claro com a análise da experiência pessoal de Lênin como propagandista e agitador. E Lênin foi um grande e destacado mestre da propaganda e da agitação bolcheviques. Seu estilo de propagandista se caracterizava, antes de tudo, pela imensa força de convicção na verdade da causa bolchevique. Ao propagar o marxismo, Lênin o desenvolveu, e enriqueceu de maneira genial as teses do marxismo por intermédio das novas experiências da luta de classes. Cada palavra da propaganda de Lênin estava imbuída de ardente amor aos trabalhadores e do ódio irredutível aos exploradores.

Desde a sua juventude. Lênin estudou as obras de Marx e Engels e as leu muitas vezes, profundamente convencido da justeza de sua grande doutrina.

Lênin considerava que o conhecimento profundo da matéria de que trata o propagandista, é seu primeiro dever. Lênin conhecia bem não apenas as obras de Marx e Engels, cujas idéias eram difundidas já em 1890, como possuía em geral uma profunda cultura e um conhecimento amplo. Dominava perfeitamente a economia política, a filosofia, a história, o direito, havia estudado algumas línguas estrangeiras, e lia os autores estrangeiros no texto original.

A particularidade de Lênin como propagandista era sua capacidade maravilhosa de tornar compreensível e adaptada ao nível das massas a teoria marxista, mas também em convertê-la num guia para a ação.

Quando explicava aos operários os fundamentos da teoria marxista, Lênin ligava a teoria marxista com a realidade que cercava os operários, ligava a teoria revolucionária à prática revolucionária. Lênin elaborou um questionário detalhado para os propagandistas operários. Para responder ao questionário, deviam observar com atenção a vida das fábricas, estabelecer um contacto vivo com a massa operária, estudar suas necessidades imediatas e diárias.

A partir de 1895, sob a direção de Lênin, a passagem da propaganda nos círculos à agitação social-democrata começou a se realizar praticamente. Lênin visitava amiúde os bairros operários dos subúrbios de Nevskaia e Narvskaia e Zastava e da ilha Vassallievski, onde se encontrava com os propagandistas e agitadores operários de vanguarda. Vladimir Ilitch lhes ensinava como se deve fazer a propaganda e a agitação, como explicar as razões da exploração dos operários e como mobilizá-los para a ação contra os exploradores. De dia para dia aumentava o número desses propagandistas operários avançados. Lênin acompanhava com atenção seu desenvolvimento e os guiava pelos caminhos justos. Ele os chamou para as conferências da "União de Luta pela Libertação da Classe Operária", se preocupou com a educação dos operários propagandistas como futuros quadros dirigentes das organizações social-democratas.

A propaganda de Lênin foi sempre concreta. Lênin colocava com vigor as questões de urgência, acentuando-as às vezes com toda a intensidade, Quando os propagandistas interviessem junto às massas, deviam dar-lhes respostas exatas. Muitos camaradas contam em suas recordações o enorme trabalho que Lênin executava para reunir fatos concretos da vida da classe operária e com que habilidade os utilizava para a sua propaganda.

N. K. Krupskaia conta em suas memórias acerca da influência de Lênin nos círculos operários de 1894-1895, que Lênin, em suas reuniões com os propagandistas operários, empregava a metade do tempo para explicar aos operários "O Capital" de Marx e a outra metade para perguntar aos operários sobre suas condições de vida e de trabalho.

Para estimular os membros dos círculos à discussão franca dos problemas, Vladimir Ilitch insistia com eles para que tomassem a palavra e defendessem suas opiniões.

Lênin empregou com habilidade os mais diversos métodos de propaganda, de acordo com o nível de desenvolvimento dos membros de tal ou qual círculo. Com os operários mais avançados, lia "O Capital"; no círculo dos operários relativamente atrasados Lênin fazia palestras, nas quais muitas vezes lia obras de literatura. Assim, por exemplo, no outono de 1905, num círculo de operários têxteis da fábrica Torton, Lênin leu “Os tecelões", de Hauptmann, e explicou a obra aos operários. N. K. Krupskaia escreve em suas recordações de Lênin:

"Ele não era de opinião que se devia oferecer aos operários algo simplificado, mas achava que se tem que levar a eles a ciência toda, completa. E como os marxistas, ele também obteve muito de Marx e considerava que se devia também contar aos operários o que Marx disse"(3).

III— As Formas e Métodos da Propaganda

LÊNIN fez propaganda do marxismo em todas as suas obras escritas. Cada um dos trabalhos geniais de Lênin, como "Quem são os Amigos do Povo e Como Lutam Contra os Social-Democratas" "O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia”, “O Programa Agrário da Social-Democracia Russa”, “O Imperialismo, Etapa Superior do Capitalismo” e “O Estado e a Revolução”, são obras profundamente científicas e ao mesmo tempo exemplos notáveis da propaganda do marxismo, que unem cada vez cada problema radical do desenvolvimento da revolução na Rússia com a teoria de Marx.

Muitas obras escritas de Lênin surgiram de suas palestras, conferências e discursos de agitação. Lênin utilizava a propaganda escrita com o mesmo gosto que a verbal, de acordo com as possibilidades que se lhe ofereciam.

Lênin possuía até à perfeição a arte da vulgarização. Já em 1895, compôs para os operários seu notável folheto popular sobre as multas.

No outono de 1897, Lênin escreveu o folheto “A Nova Lei Fabril” e no ano de 1899 outros dois folhetos: "Sobre os Tribunais Industriais” e "Sobre as Greves". Esses folhetos são obras primas da propaganda escrita.

Lênin atribuiu uma enorme importância à arte de falar e de escrever em forma popular, mas completamente científica. Um folheto político de massas deve levar com energia a um objetivo determinado e deve conter uma idéia básica, expressa de maneira clara, simples, concreta e interessante.

Um enorme trabalho de propaganda e de agitação realizou, nos começos do século XX, periódico leninista "Iskra" (A Centelha), da mesma forma que, nos anos seguintes, os periódicos bolcheviques "Vperiod" (Avante), "Proletari" (Proletário), "Zvesdá" (A Estrela) "Pravda (A Verdade) dirigidos por Lênin.

Durante o período de seu trabalho na redação da "Iskra", Lênin desenvolveu no estrangeiro uma grande propaganda através de conferências. Esse trabalho se realizou quase completamente sob o signo da luta teórica e política em defesa do programa do Partido. Nos anos de 1901-1903, Lênin preparou e pronunciou dez informes e discursos científicos sobre o problema agrário, nos quais combateu a revisão da teoria agrária de Marx pelos oportunistas e contra os programas agrários da burguesia e dos social-revolucionários.

Para a propaganda das idéias do marxismo, Lênin aproveitou também, neste período, a escola superior de ciências sociais de Paris, dirigida por liberais burgueses, na qual Lênin, em fevereiro de 1903, leu várias conferências sobre a questão agrária. Com quanto cuidado se preparou para essas conferências verifica-se pelos extratos e as citações das obras de Marx e Engels, dos trabalhos dos "críticos" de Marx, etc., que estão incluídos no tomo XIX das "Obras Completas" de Lênin, na edição russa. Conservaram-se duas versões do resumo das conferências, preparadas por Lênin. Para seus ouvintes, Lênin preparou uma tradução especial do trabalho de Engels “A Questão Camponesa na França e na Alemanha", e elaborou quadros estatísticos. Como resultado das leituras e conferências de Lênin sobre o problema agrário saiu o folheto famoso de propaganda: "Aos Camponeses Pobres".

Lênin ensinava que as formas e métodos de propaganda e de ação devem ser extraordinariamente flexíveis e de acordo com as condições concretas.

Em 1905 a 1907, o Partido, por indicação de Lênin, desenvolveu na Rússia um sistema de periódicos legais do Partido, de editoriais e organizações para venda de livros. Lênin dirigiu pessoalmente a imprensa bolchevique legal e ilegal, como também o trabalho do grupo de redação dos bolcheviques, que editaram os jornais : "Volná" (A Onda), "Vperiod" (Avante), "Eco", "Proletari", (Proletário), e as revistas semanais "Tierni Trudá" (O Trabalho Espinhoso), "Zrenie" (A Vista), etc.

Um notável exemplo da agitação leninista é a participação de Lênin na campanha do boicote à primeira Duma de Estado.

Em maio de 1906, Lênin falou pela primeira vez na Rússia, num comício popular de massas na casa dos Panin, no qual participaram cerca de três mil homens. Os operários receberam seu chefe com aplausos entusiásticos. Lênin falou com uma simplicidade e uma força de convicção extraordinárias. Demonstrou o motivo por que o proletariado não deveria ir à Duma, e conclamou os operários a preparar-se para uma nova insurreição. Ao terminar seu discurso, os operários se levantaram e fizeram a Lênin uma grande ovação. Emocionados e confiantes em seu triunfo, os operários voltaram a seus distritos depois do discurso agitador de Lênin, cantando hinos revolucionários.

Na segunda metade de dezembro de 1907, Lênin, por causa da intensificação da reação, viu-se obrigado a abandonar a Rússia. Mas os operários bolcheviques que ele tinha instruído continuaram sua luta. Mesmo do estrangeiro, Lênin continuou dirigindo seu trabalho revolucionário.

Nos anos da reação, Lênin colocou com toda sua força a necessidade da formação marxista dos operários propagandistas. Defendendo as bases teóricas do bolchevismo, Lênin desenvolveu uma luta ideológica a respeito dos problemas mais importantes da filosofia marxista, pronunciou conferências sobre os problemas fundamentais da teoria marxista e sobre os problemas políticos da atualidade. A obra genial de Lênin "Materialismo e Empiriocriticismo" teve um grande papel na propaganda do marxismo. Nesta obra, Lênin fazia o balanço do desenvolvimento da filosofia marxista desde a morte de Engels e generalizava, à luz do materialismo, as conclusões principais de tudo o que foi adquirido nesse período pela ciência e antes de tudo pelas ciências naturais.

Em 1909, Lênin organizou nas proximidades de Paris, na aldeia Longjumeau, uma escola do Partido. Ele próprio elaborou o programa, selecionou os quadros de conferencistas marxistas de confiança, pronunciou conferências e foi o dirigente imediato de todo o trabalho da escola no ano de 1911.

A formação teórica que os bolcheviques russos receberam nos anos da reação, sob a direção de Lênin, ajudou-os especialmente nos anos da 1ª Guerra Mundial. Com Lênin a frente, os bolcheviques desenvolveram uma campanha extraordinariamente enérgica contra o social-chauvinismo russo e dos outros países.

Nos anos da 1ª Guerra Mundial, Lênin se ocupou bastante também com trabalho teórico-científico. Nesse período, trabalhou intensamente em seu livro sobre o imperialismo e escreveu para o dicionário enciclopédico editado por Granat o artigo "Carlos Marx", ao qual acrescentou uma ampla bibliografia que mostra como eram profundos os conhecimentos que Lênin exigia de um propagandista do marxismo.

IV — A Propaganda Após a Revolução

TAMBÉM riquíssimo de ensinamentos para todos nós o trabalho de agitação e propaganda de Lênin após o triunfo da Revolução de Outubro. Lênin considerava que o conteúdo da propaganda e da agitação deve mudar fundamentalmente nas condições da ditadura proletária. Diante do Partido surge uma tarefa histórico-mundial: a construção da sociedade comunista. Esta é a tarefa de toda uma época, mas o proletariado vitorioso deve lançar-se sem vacilações à sua realização. A propaganda e a agitação devem ser organizadas de tal maneira, que o comunismo se torne compreensível para todos os trabalhadores. Salientando a diferença da propaganda de antes e de depois da Revolução de Outubro, Lênin escreveu:

"A propaganda do velho estilo contava, explicava com exemplos o que é o comunismo; mas esta velha propaganda não serve mais, porque agora se deve mostrar na prática como se constrói o socialismo. Toda a nossa propaganda deve ser baseada sobre a experiência política da construção econômica."(4).

Depois que Lênin foi nomeado presidente do Conselho dos Comissários do Povo, chefe do primeiro governo da ditadura proletária no mundo, não deixou de continuar realizando reuniões com os operários. Com freqüência, intervinha nas reuniões das fábricas nos anos de 1918 a 1919. A 28 de junho de 1918, o Comitê de Moscou do Partido Bolchevique organizou comícios em todos os distritos de Moscou sobre o tema "A Guerra Civil". Num deles, realizado na fábrica "AMO" (hoje, fábrica “Stálin"), Lênin ocupou a tribuna; dois mil operários reunidos no imenso refeitório da fábrica, receberam o chefe do proletariado com uma grande ovação. Lenin falou durante quase uma hora e meia. "Famintos, descalços, quase nus, mas com entusiasmo, com consciência de classe, nós escutamos cada uma de suas palavras – relembra o velho operário Palunin – . . . Lênin nos deu um exemplo com o seu trabalho sobre-humano!”

V — A Propaganda no Exército Vermelho

LÊNIN atribuía uma importância decisiva à propaganda e à agitação nas fileiras do Exército Vermelho, falando freqüentemente diante dos soldados vermelhos.

Por indicação de Lênin e Stálin foi criado, desde os primeiros anos da guerra civil, um vasto sistema de cursos políticos de toda a espécie diversas escolas nas unidades do Exército Vermelho, na retaguarda e na frente. Nas escolas militares especiais e nos cursos para artilheiros, metralhadores, etc, o trabalho de educação política dos alunos ocupava o primeiro lugar. Os melhores agitadores e propagandistas bolcheviques foram enviados para junto dos alunos militares, para falar a eles. Muitas vezes, o próprio Lênin falou em diversos cursos militares.

Lênin dedicava uma enorme importância ao trabalho de propaganda e agitação entre os comissários políticos e as células comunistas do Exército, tanto para a educação da massa de combatentes como para transformação da melhor parte dos velhos especialistas militares.

Subordinando a retaguarda e a frente a uma única tarefa — a defesa do país contra os intervencionistas e a contra-revolução dos guardas brancos —, Lênin subordinava a esta tarefa histórica também todas as campanhas políticas efetuadas tantas vezes entre os soldados vermelhos como entre os operários e os camponeses. No decorrer desses anos, Lênin aspirava incansavelmente conseguir que a agitação e a propaganda não fossem apenas uma questão afeta às diferentes organizações do Partido e de militares designados para isso, mas a causa de todo o Estado e do povo inteiro, que atingissem aos milhões de trabalhadores.

VI — O Estilo Leninista da Propaganda

OS discursos e obras literárias de Lênin eram desprovidos de qualquer recurso de oratória, de qualquer "fraseologia". Lênin tratava os problemas mais graves o mais importantes de uma maneira tão simples e compreensível, que as massas mais amplas o compreendiam e a verdade das palavras leninistas penetrava nelas. Seus discursos, desprovidos de falsa ênfase e de parágrafos grandes artificialmente compostos, eram claros e compreensíveis. Conquistavam os ouvintes por sua honestidade e sua força de convicção, comoviam-nos profundamente e deixavam neles uma forte e inolvidável impressão. O próprio caráter de simplicidade extraordinária atrai a todas as massas para os trabalhos literários de Lênin. Caracterizando o estilo da propaganda de Lênin, escreveu o camarada Stálin:

"Somente Lênin sabia escrever sobre as coisas mais complicadas com tanta simplicidade e clareza, tanta concisão e tanta audácia, e parece que suas frases não falavam, mas detonavam...

Era a força invencível da lógica nos discursos de Lênin que me cativou, esta lógica um pouco seca, mas tão profunda, que se apodera do auditório, o eletriza pouco a pouco, e depois o cativa por completo"(5).

Em suas recordações sobre um discurso de Lênin na fábrica Putilov, um velho operário dessa fábrica conta a impressão que o discurso de Lênin produziu sobre o auditório operário :

". . . Aquilo, o que disse Lênin, penetrou em nós e nos iluminou. Foi-se o temor, já não se sentia nenhum cansaço. E parecia que já não era Ilitch o único que falava e sim que eram 40 mil operários que, sentados, de pé, quase pendurados em algum canto, exprimiam seus pensamentos mais íntimos. Parecia que tudo o que os operários levavam em seu coração havia começado a falar pela voz de Ilitch".(6).

No decorrer de uma conversa com Clara Zetkin, Lênin discorria sobre maneira de falar às massas:

"Sei apenas que quando "me fiz orador", pensei todo o tempo nos operários e camponeses como se fossem eles que me escutavam. Por eles é que eu queria ser compreendido. Onde quer que fale um comunista, deve pensar nas massas, deve pensar nas massas, deve falar para elas"(7).

A grande experiência de Lênin como propagandista e agitador foi assimilada por seus discípulos imediatos, educados nos círculos marxistas, sob a direção de Lênin e das gerações de revolucionários profissionais que realizam os ensinamentos de Lênin.

A grande experiência do trabalho de Lênin como propagandista deve ser assimilada também por nossa geração de propagandistas bolcheviques, que, sob a direção do maior continuador da obra de Lênin — o camarada Stálin — ajudam o Partido a levar as massas até o triunfo completo do comunismo.


Notas de rodapé:

(1) V. I. Lênin - OBRAS COMPLETAS, págs. 178 e 179, tomo II, edição russa, Moscou. (retornar ao texto)

(2) — V. I. Lênin - Obras Completas, pág. 185, tomo V, edição russa, Moscou. (retornar ao texto)

(3) “Lênin e Cultura”. Pg. 147, edição russa, Moscou. (retornar ao texto)

(4) V. I. Lênin – Obras Completas, pg. 568, tomo XXV, edição russa, Moscou. (retornar ao texto)

(5) J. Stálin — "Sobre Lênin", pgs. 34 e 36, edição russa, Moscou. (retornar ao texto)

(6) "Recordações de Operários sobre Lênin", edição russa, Moscou. (retornar ao texto)

(7) Clara Zetkin — "Sobre Lênin", pg. 59, edição russa, Moscou. (retornar ao texto)

***

“É necessário que os operários revolucionários se convençam de que as diferenças de convicções religiosas não devem ser um obstáculo à unidade dos trabalhadores, sobretudo quando essa unidade é necessária à salvação da paz”.
P. Togliatti

logomarca problemas
Inclusão 01/03/2008