MIA - Secção em Português
Jacob Gorender
foto
1923-2013

Sua vida foi marcada por estudo, lutas políticas e uma vasta produção acadêmica. Em seus diversos livros e artigos, Gorender apresentou ideias até então inéditas sobre o Brasil e sua formação socioeconômica.

Jacob Gorender, um dos mais respeitados intelectuais da esquerda brasileira, faleceu em 11 de junho, aos 90 anos. Sua vida foi marcada por lutas políticas e uma vasta produção acadêmica.

Filho de imigrantes russos judeus, ele nasceu em 20 de janeiro de 1923 em Salvador (BA). Trabalhando desde os 11 anos de idade, iniciou seus estudos na faculdade de Direito, que acabou abandonando. Foi voluntário da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para combater o nazi-fascismo na 2ª Guerra Mundial.

Membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB) por quase três décadas, foi também criador do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR). Participou de jornais, estudou na União Soviética e foi preso e torturado político na ditadura militar.

Autodidata, Jacob Gorender permaneceu à margem do campo acadêmico durante décadas. Somente em 1994, aos 71 anos, foi reconhecido como Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia. De 1994 a 1996 foi professor visitante da USP.

Após sua passagem pela prisão, lançou em 1978, o livro "O Escravismo Colonial". Outra grande obra foi "Combate nas Trevas", de 1987, a respeito da luta armada no Brasil. Sobre esta última obra, Gorender faz uma análise em entrevista do programa Roda Viva, da TV Cultura, em 2006: “No meu livro ‘Combates nas Trevas’ eu procurei ser fiel aos fatos, mostrar porque a esquerda foi derrotada, porque ela não conseguiu os resultados que esperava e porque alguns dos seus líderes perderam a sua vida, como foi [Carlos] Marighella, Câmara Ferreira e vários outros.”

De São Paulo, da Radioagência NP, com informações do Brasil de Fato, Vivian Fernandes.

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1949 - Dez Figuras do Movimento Operário: Stálin
1950 - Jul A Penetração Militar do Imperialismo Ianque no Brasil
1989 Epílogo para um Romance à Revelia do Autor
1990 - Jul Entrevista à Teoria e Debate
1991 - Out Testemunha da História
1991 - Out O Socialismo Reviverá como Força de Massas Tanto no Leste como no Ocidente
1993 - Mai A Atualidade de O Capital
1995 - Jun Estratégias dos Estados Nacionais Diante do Processo de Globalização
2000 Desafios Para Uma Força Social Emergente
2002 - Set Liberalismo e Escravidão
2004 - Mar O Épico e o Trágico na História do Haiti
2004 - Abr A Sociedade Cindida
2005 - Nov Trajetória de um Herói
2006 - Abr Apolonio de Carvalho
2007 - Jun Entrevista à Margem Esquerda
???? O PCBR e os Estudantes na Resistência à Ditadura Militar
???? O Que Está Vivo e o Que Está Morto no Manifesto Comunista? A prova da história
???? Graciliano Ramos: Lembranças Tangenciais
???? Modo de Produção e História
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.
Abriu o arquivo 21/04/2014
Última atualização 23/04/2015