Prefácio ao terceiro volume das obras de Stálin

Instituto Marx-Engels-Lênin

DATA


Primeira publicação:
Fonte: J. V. Stálin, Obras. Editorial Vitória, Rio de Janeiro, 1953, págs. 7-8.
Tradução: Editorial Vitória, da edição italiana G. V. Stálin - "Opere Complete", vol. 3 - Edizione Rinascita, Roma, 1951.
HTML: Fernando Araújo.
Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

O terceiro volume das Obras de J. V. Stálin compreende os escritos fundamentais relativos ao período da preparação da Grande Revolução Socialista de Outubro de 1917.

Em 1917, Stálin dirigiu em estreita colaboração com Lênin o Partido Bolchevique e a classe operária em luta pela conquista do poder estatal.

Nos escritos de Stálin publicados no terceiro volume ocupam lugar importante as questões relativas à direção bolchevique das massas durante as demonstrações de junho e julho, durante as eleições para as Dumas distritais e para a Duma municipal de Petrogrado (as proclamações A todos os trabalhadores, a todos os operários e soldados de Petrogrado, os artigos Contra as demonstrações fracionadas; A campanha eleitoral administrativa; Que aconteceu?; Cerrai fileiras; Hoje se vota, etc.) durante a derrota das ações contrarrevolucionárias de Kornílov (Exigimos; O complô continua; Os estrangeiros e o complô de Kornílov, etc.) e no período da preparação imediata da insurreição armada (setembro-outubro de 1917) (A Conferência democrática; Duas linhas; Esperai então...; A contrarrevolução mobiliza-se, preparai-vos para rechaçá-la; Forjam-se as cadeias; Uma prova de descaramento, etc.).

Certos trabalhos reunidos no volume são dedicados aos problemas da luta do Partido pela transformação dos soviets de órgãos de mobilização das massas em órgãos da insurreição, em órgãos do poder proletário (informes à Conferência extraordinária da organização de Petrogrado do P.O.S.D.R. (b) e ao VI Congresso do Partido Bolchevique, os artigos Todo o poder aos soviets!; O poder dos soviets; Os fura-greves da revolução; De que precisamos?).

Em sua maior parte, os artigos de Stálin incluídos neste volume foram publicados no livro No Caminho de Outubro, saído em 1925 em duas edições. Estes artigos foram pela primeira vez publicados na Pravda, órgão central do Partido Bolchevique, que também circulou sob os títulos de Proletári, Rabótchi, Rabótchi Put e nos jornais bolcheviques Soldátskaia Pravda, Proletárskoie Diélo, Rabótchi i Soldadt, etc.


Inclusão: 18/02/2024